Uma organização divina não deveria de ser imutável, convicta e absoluta?

Uma instituição religiosa assim como Deus deveria de ser absoluta em sua conduta, suas normas, preceitos etc..., por que não vejo nada disto? porque o argumento muda conforme a sociedade muda?

As religiões cristãs do período relativamente recente da renascença são tão diferentes de hoje...

Somente a sociedade muda , portanto de divina estas instituições tem pouco pois estão vinculadas á fatores sociais (valores éticos, leis, fatos da contemporaneidade etc..).

Ou eu estou errado?

Comments

• Está errado, Jones. Cientificamente errado.

Você está confundindo fé com religião e a questão do Estado e do poder.

Durkheim, o pai da sociologia afirma que "As sociedades criam os seus deuses na medida das suas necessidades" e a maioria dos sociólogos gosta de interpretra isso ao pé da letra devido a uma coisa que no meio acadêmico se chama "fogueira das vaidades".

Durkheim aí não se refere a deuses, mas sim às religiões.

A religião está íntimamente ligada ao poder, à dominação e à questão do Estado, ou seja, está ligada á política. Em contrapartida temos a fé que está relacionada à cultura e não à política.

A fé é um sentimento íntimo e pessoal. Ela até pode ser influenciada pela religião, mas em nenhuma hipótese será criada, extirpada ou aumentada ou diminuida de intensidade em cada indivíduo. Os períodos de proibição de manifestação religiosa nos países da Cortina de Ferro comprovaram isso, haja cvista a escolha de um Papa Polonês no final desse período de excessão e a igreja ortodoxa russa ter se mantido viva durante os mais de sessenta anos durante esse período.

Só para confundir (rsrsrs) podemos afirmar que um ateu tem uma fé inabalável que Deus não existe. Sendo assim, o ateismo também é uma forma de religião, queiram ou não queiram os ateus.

Por este exemplo, você notou porque eu de início lhe corrigi?

Portanto, Jones, as religiões surgem, desaparecem e/ou se modificam conforme as necessidades de interação social enquanto a fé não muda em cada pessoa. Ela existe ou não existe em cada um de nós.

Um exemplo pessoal: Apesar de eu ser um cientista social mestrado em antropologia (da religião também. rsrsrs), não consegui me transformar num ateu. Entretanto mudei completamente a forma de entender a dimensão de Deus, ou seja, o Deus que eu acredito não é assa entidade pequena que o senso comum crê. Apenas creio de forma diferente.

Porisso não critico nenhuma forma de manifestação religiosa, nem mesmo o ateismo, mas sim procuro contextualizá-la dentro da sociedade na qual ela está inserida, pois concluí que os termos "verdade e mentira" são subjetivos, ou seja, dependem do mponto de vista de cada um, enquanto devo sempre trabalhar com a objetividade ne esta me remete à idéia de "realidade".

Em suma, se é verdade ou mentira, não é relevante, mas sim importante a ser considerado é o fato social, seja ele a religião ou outro, consistir em ser real.

Desculpe se compliquei, mas essa discussão é muito complexa para tão pouco espaço.

Abs

• Bem, Deus não muda,mas os humanos sao imperfeitos e constantemente errando e aprendendo.Ate servos com Davi(cometeu adulterio),apostolo Pedro(negou Jesus 3 vezes) cometeu pecados,porem temos que procurar Deus e fazer sua vontadade errando menos e pedindo perdao sincero pelos nossos pecados.Vejo que vc se interessas por assuntos biblicos e por convido vc a estudar a Biblia com as Testemunhas de Jeova é so ir no site wwww.watchower.org e saber mais

• Uma organização divina que fosse imutável e convicta como vc diz não deveriam nem mesmo ter preconceito, até porque o próprio Deus bíblico Jeová não tem preconceito com ninguém.

• E abrangir o maior numero de almas possivél detento de todo meio para consegui-la

Sign In or Register to comment.