o maior engenheiro falam tb q a especie na trai sua femea de jeito nenhum ele é fiel e se caso a femea tiver com outro passaro ele dar alhumas coisa pra ela dormir e fecha a casa dele com ela dentro e mata se alguem sabe mais coisas digam se vai falar besteira é melhor não falar
Comments
CONTO POPULAR DO BRASIL - Mal o sol nascia e João iniciava seu trabalho. Ele adorava erguer as casas e depois cobri-las com capim. Era um bichinho tão caprichoso que, além de escolher o melhor local para a moradia, preocupava-se em construí-la voltada para o sol para que não faltasse iluminação na moradia. Certo dia, houve uma cidade inteiramente destruída pela guerra e seus habitantes pediram a ajuda de João, que partiu para atender ao chamado. No fim da guerra, os homens seguiram os exércitos e as mulheres, os velhos e as crianças ficaram abandonados à própria sorte. Mesmo sabendo que os habitantes do local não poderiam pagar por seus serviços, João empenhou-se em reconstruir a cidade, ensinando a todos como e onde construir suas moradas. Por essa época, João estava bastante velhinho. Como João houvesse construídos casas maravilhosas pelo mundo todo, o Senhor achou por bem levá-lo para construir casinhas no céu. Sem se conformar em perder João. Os homens da Terra formaram uma comitiva para pedir ao Senhor que prolongasse a vida de João. O Senhor respondeu que a hora de João, realmente, havia chegado, mas mandou, para que todos lembrassem de João, um passarinho da cor da terra, que constrói sua casinha de barro voltada para o sol. Foi assim que surgiu o joão-de-barro.
Só quem é do interior q sabe esse folklore popular, e é muito interessante. O João de Barro , um pássaro de canto triste , é o percussor desse conto de como tratar a companheira traída. Vc sabe q uma vez , em Pinhal ( interior de SP) achamos uma casinha de joão de barro abandonada e meu amigo subiu na árvore e a retirou cuidadosamente. Meu, vc precisava ver o acabamento interno dela, lisinho e aconchegante duma liga perfeita de barro com saliva do pássaro bem condensada e imune à umidade da chuva. Como pode né? A Perfeição da Natureza...
bjaum
Ele constroi uma bela casinha, mas isso de traição só existe com seres humanos, não existe traição entre pássaros.
Pura lenda....
E os pássaros mais inteligentes são os psitacideos (familia dos papagaios).
Que ele é um bom construtor isso é sem duvida, mas agora disso de ser a espécie mais inteligente do mundo, está muiiiito longe, que me diz de macacos, golfinhos, elefantes, até mesmo papagaios e outros pássaros estão bem a frente dele, a casa é construída pelo instinto e não pela inteligência.
Agora esse negocio de que se a parceira trair o macho ele a tranca na casinha é pura lorota, cansei de ver machos que espantavam outros que estavam acasalando com sua fêmea e não trancaram portinha nenhuma.
E pode acreditar, ele também pula a cerca se alguma fêmea der trela.
Musica sertaneja de muito sucesso, em todas as épocas é Mais um Conforto para os Traídos!
Denisson, podes ir a Wikipedia e digitar "João-de-barro", la' tem muita informação e bonitas fotos. Se queres saber das lendas digite Joao de barro e aparecera' muitos links que devem te levar a elas. Abraços...
Isso é verdade que qdo ele volta e encontra outro macho com a sua femea ele simplesmente fecha a porta do ninho com os2lá dentro!Matando os dois !!!
Mais existe outros passaros que são incriveis tbm cada especie tem sua forma incrivel de mostrar que Deus existe!
eu acho isso impressionante tambem,infelizmente nao sei mais informação pra te passar
ele sabe tb o lado qu deve construir sua acasinha para não entrar agua de chuva e costrui sempre perte de um rio é muito lindo esta passado e tm muito a nos ensinar assimcom mutas coisas na natureza ..mas infelismente estamos sempre tão ocupador que não temos tmpode ver e comtemplar as obras de DEUS