Será que essa história de 'alimentos orgânicos' não é mais um golpe no consumidor?
Tenho ouvido falar muito dos tais 'alimentos orgânicos'. Eles são mais caros com a justificativa de que são mais saudáveis e isentos de agrotóxicos e conservantes.
A análise que eu faço é baseada no porquê se usa agrotóxicos? Para livrar as culturas de pragas. Ora, porque essas pragas surgem? Porque em monoculturas várias espécies vegetais são eliminadas e com isso alguns predadores naturais passam a consumir outras variedades ou causar os problemas, que acabam tendo que ser tratados com agrotóxicos. Agora, fica meio dificil de acreditar que os produtores de alimentos orgânicos se isentem da monocultura, ou mesmo que façam a pluricultura, qualquer que seja ela, não é a vegetação nativa, e vai estimular o aparecimento das pragas pelos mesmos motivos.
Com base nisso eu penso, será que essa história de 'alimentos orgânicos' não passa de alguns produtos apenas selecionados por ter melhor aparência, mas não tem nada a ver com isenção de agrotóxicos, uma vez que isso seria impossível.
Update:A resposta do Milton acrescentou um elemento novo para mim. Quer dizer que também são tratados como agrotóxicos os estimulantes da produção e não apenas drogas para combater pragas. Eu estava considerando que agrotóxicos eram apenas isso.
Comments
Os chamados agrotóxicos possibilitam maior produção, o que gera maior fluxo e por consequência um preço mais baixo. Os chamados produtos orgânicos são feitos em pequena quantidade, sem os "estimulantes" agrotóxicos. É como se fosse uma produção artesanal, aliás é uma produção artesanal. Natural que seja mais caro. Mas os chamados agrotóxicos são consumidos por grande parte da população e se fossem tão nocivos quanto se diz as consequências já teriam sido sentidas.
Eu prefiro os chamados produtos sem agrotóxico, mas é mais por uma postura filosófica do que exatamente pela qualidade do produto. Os produtos orgânicos geralmente não têm um aspecto tão "vistoso" quanto os produzidos em massa.
A propósito, se um produto se disser "orgânico" ele dificilmente será mais "bonito" do que os similares. Olho nisso, porque o que deixa o hortifrutigranjeiro bonito é, na maioria dos casos, o agrotóxico. Um tomate orgânico será bem feinho, até mesmo bichado - mas será tremendamente mais saudável.
Os alimentos não são 100% orgânicos pois a terra é tratada com produtos quÃmicos para se ter um solo fértil, como também os insetos e aves levam a praga para cultura e de algum modo tem que ser tratada, não de modo ameaçador mais sutilmente.
lr
Não acredito que seja golpe, conheço muitos hortifrutigranjeiros que já estão produzindo verduras e frutas com adubo orgânico. Com certeza os produtos possuem um sabor melhor são totalmente naturais.
Agora é claro que se você encontra uma verdura maior e mais "bonita" pode ter certeza que houve algum agrotóxico durante sua produção.
Precisamos saber discernir o que é melhor para nossa saúde.
Procure saber se este produto que voce compra está com certificação ou um selo que atesta que ele é realmente orgânico.
Ou procure um produtor perto de sua casa para ver in loco se ele faz um cultivo organico.
E a melhor forma de se cultivar. Não polui o solo , nem os rios e nem a gente.
à caro mas quanto mais as pessoas comprarem mais baratos eles vão ficar.
A única maneira de saber é mandar analisar os produtos e ver se realmente são orgânicos. O fato é que cada vez mais pessoas estão adoecendo de tanto comer comida envenenada por agrotóxicos. Sua dúvida procede porque no Brasil as fraudes e a desonestidade são enormes.
ImpossÃvel não é, afinal, como nossos antepassados cultivavam? Sem agrotoxico!
Bem, eu só consumo alimentos organicos (pelo menos a maioria...) e eu os compro direto da fazenda... lá vejo que o produtos usa adubo organico, faz inseticida de fumo... em fim... vai da pessoa confiar ou nao, e do lugar que o produto é cultivado abrir ou nao para a visitação
Digital,
Discordo plenamente de sua colocação. Os agrotoxicos foram uma maneira de viabilidade economica da produção agronomica em escala industrial. Esta forma de cultivo não considerou nas decadas passadas o impacto que causaria no Meio Ambiente e, visto a toxidade e gravidade de alguns produtos, nem a saude do consumidor.
Para termos uma ideia disso, produções alternativas ditas "organicas" ganha espaço porque simplesmente utilizam repelentes naturais, como planta de citronela, intercalados na área do plantio. Ao passo que nesta mesma cultura ou monocultura era habito prever no planejamento o custo dos agrotóxicos/herbicidas.
Os produtos sérios ORGANICOS são salutar para o MEIOA AMBIENTE e para o ser humano.
abs
Oi dIgitalk...
Com certeza tudo isso é mais um golpe.
Há algum tempo atrás ingerÃamos alimentos, como são intituladas agora "orgânicos", pois no seu cultivo
não havia defensivo quÃmico que afetassem nossa saúde, mas não eram rotulados disso ou daquilo, eram simplesmente alimentos, sem onerar os custos.
Mas o consumidor tem grande parcela de culpa por estar sendo enganado. Quando se vai a uma feira ou supermercado, sempre se escolhe os alimentos maiores e de melhor aparência, e são justamente esses que necessitaram mais defensivos quÃmicos para ficarem com a aparência que tem. E você o que escolheria na hora das compras?
Um abraço.