O LÁZARO E O RICO?????
19 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. Lc 16:19-31
O Lazaro: porque ele foi SALVO???
Simplismente porque era pobre, umilde e desconsolado???
isto explica que a salvaçao è sò pela misericordia, graça e nao pelas obras???
Comments
Note o que se diz a respeito do rico. Por que foi atormentado no Hades? O que havia feito? Jesus não disse que o rico levava uma vida degradada, disse? Tudo o que Jesus disse foi que o homem era rico, vestia se bem e se banqueteava suntuosamente. Merece tal conduta, em si mesma, a punição por tormento? É verdade que se dá a entender uma séria falta na atitude do rico para com o mendigo Lázaro. Ao rico faltava compaixão para com ele. Mas, será que esta falta o distinguiu suficientemente de Lázaro?
Pense no que Jesus disse a respeito de Lázaro. Existe no relato alguma coisa para nos levar a concluir que, se a situação tivesse sido inversa, Lázaro teria sido homem compassivo? Lemos que Lázaro teve antecedentes de boas obras para com Deus, resultando em ele ocupar “a posição junto ao seio de Abraão”, quer dizer, uma posição de favor divino? Jesus não disse isso. Apenas descreveu Lázaro como mendigo doentio.
Portanto, seria lógico concluir que todos os mendigos doentios recebessem na morte bênçãos divinas, ao passo que todos os ricos fossem para um lugar de tormento consciente? De modo algum. A mendicância não é em si mesma um sinal do favor de Deus. Ao contrário, a Bíblia contém a expressão de oração: “Não me dês nem pobreza nem riquezas.” (Provérbios 30:8) Também, o Rei Davi escreveu a respeito de seu tempo: “Não vi nenhum justo completamente abandonado, nem a sua descendência procurando pão.” — Salmo 37:25.
Se tomássemos as palavras de Jesus literalmente, teríamos de chegar ainda a outras conclusões, que tornariam a ilustração deveras estranha. Estas incluiriam: Que os que usufruem a felicidade celestial estão numa posição em que vêem e falam com os que sofrem tormento no Hades. Que a água aderente à ponta do dedo não se evaporaria com o fogo do Hades. E que, embora o tormento do Hades seja grande, uma única gota de água poderia dar alívio ao sofredor.
Tomadas literalmente, parecem-lhe razoáveis tais coisas? Ou, antes, acha que aquilo que Jesus disse não se destinava a ser tomado literalmente? Há algum modo para se certificar disso?
Examine todo o contexto. Com quem estava Jesus falando? Somos informados em Lucas 16:14: “Ora, os fariseus, que eram amantes do dinheiro, estavam escutando todas estas coisas, e começaram a escarnecer dele.”
Visto que Jesus falou aos ouvidos dos fariseus, contou ele um caso real ou usou apenas uma ilustração? Lemos a respeito do método de Jesus para ensinar as multidões: “Deveras, nada lhes falava sem ilustração.” (Mateus 13:34) Por conseguinte, o relato sobre o rico e Lázaro deve ser uma ilustração.
Esta ilustração, evidentemente, dirigia-se aos fariseus. Como classe, eram semelhantes ao rico. Amavam o dinheiro, bem como o destaque e títulos lisonjeiros. Jesus disse a respeito deles: “Fazem todas as suas obras para serem observados pelos homens; pois ampliam as suas caixinhas com textos, que usam como proteção, e alargam as orlas de sua roupagem. Gostam dos lugares mais destacados nas refeições noturnas e dos primeiros assentos nas sinagogas, e dos cumprimentos nas feiras, e de ser chamados Rabi pelos homens.” — Mateus 23:5-7.
Os fariseus menosprezavam os outros, especialmente os cobradores de impostos, as meretrizes e outros que tinham a reputação de ser pecadores. (Lucas 18:11, 12) Numa ocasião, quando certos oficiais, enviados para prender Jesus, voltaram de mãos vazias, por terem ficado impressionados com o ensino dele, os fariseus disseram: “Será que também vós fostes desencaminhados? Será que um só dos governantes ou dos fariseus depositou fé nele? Mas esta multidão, que não sabe a Lei, são pessoas amaldiçoadas.” — João 7:47-49.
Por isso, na parábola, o mendigo Lázaro representa muito bem aquelas pessoas humildes que os fariseus desprezavam, mas que se arrependeram e se tornaram seguidores de Jesus Cristo. Jesus mostrou que tais pecadores desprezados, ao se arrependerem, obteriam a posição do favor divino, ao passo que os fariseus e outros destacados líderes religiosos, como classe, sairiam perdendo. Ele disse: “Deveras, eu vos digo que os cobradores de impostos e as meretrizes entrarão na frente de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós num caminho de justiça, mas vós não acreditastes nele. No entanto, os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele, e vós, embora vísseis isto, não o deplorastes depois, ao ponto de acreditardes nele.” — Mateus 21:31, 32.
Que significa essa parábola? O “homem rico” representava os fariseus. (Veja o versículo 14 .) O mendigo Lázaro representava o povo judeu comum que era desprezado pelos fariseus, mas que se arrependeu e cujos membros se tornaram seguidores de Jesus. (Veja Lucas 18:11; João 7:49; Mateus 21:31, 32.) A morte deles também era simbólica, e representava uma mudança de circunstâncias. Assim, os que outrora eram desprezados passaram a ter uma posição de favor divino e os que anteriormente pareciam favorecidos foram rejeitados por Deus, ao passo que eram atormentados pelas mensagens de julgamento proferidas pelos que eles haviam desprezado. — Atos 5:33; 7:54.
Nesta Parábola, Jesus quis deixar claro que O RICO deposita a sua confiança e esperança nas RIQUEZAS, esquecendo-se de Deus.
O POBRE deposita a sua esperança e confiança em DEUS, pois é o único que poderá lhe SALVAR.
Quem crê e for batizado é salvo. O dinheiro é um ótimo servo, mas um péssimo senhor. Na fé.
ninguém tem tão pouco que não possa dar e nem tanto que não possa precisar.digo em relação ao amor ao próximo.
PALAVRAS DAQUELE QUE NÃO PODE MENTIR: JESUS CRISTO
Mateus10:28
E não temais os que MATAM O CORPO e NÃO PODEM MATAR A ALMA; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Lucas12:5
Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
Mateus22:13
Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus25:30
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes
palavra dos apostolos
Gálatas 5:10
Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
Romanos 2:9
Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;
Marcos 9:43-48
E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no INFERNO, no FOGO QUE NUNCA SE APAGA,
Onde o seu bicho não morre, e o FOGO QUE NUNCA SE APAGA.
E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no REINO de DEUS com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no FOGO DO INFERNO,
Onde o seu bicho não morre, e o FOGO QUE NUNCA
SE APAGA.
João
5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da MORTE para a VIDA.
João
11:26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
João 8:52
Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte.
1 João 3:14
Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.
e Mais:
João
5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da MORTE para a VIDA.
João
11:26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
João 8:52
Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte.
1 João 3:14
Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.
ALMA NÃO MORRE
1 Pe 3:16-18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo EspÃrito;
No qual também foi, e pregou aos ESPIRITOS EM PRISÃO;
Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava NOS DIAS DE NOÃ, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) ALMAS SE SALVARAM pela água;
1 Pedro 4:6
Porque por isto foi pregado o evangelho também aos MORTOS, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espÃrito;
Lucas 16:22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi LEVADO PELOS ANJOS para o seio de Abraão;
Apocalipse 20:4
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi AS ALMAS daqueles que foram DEGOLADOS pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Apocalipse 6:9
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar AS ALMAS dos que foram MORTOS por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
11 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser MORTOS como eles foram.
Chega a ser ridÃculo quando a pessoa acha que uma PARÃBOLA é uma situação real ...
Se vindo então de uma pessoa religiosa , então ...é de dar Dà !!!!
Vamos a VERDADE !!! (SEM ENTRAR EM MINUSCIOSOS DETALHES)
O rico, na ilustração, representava os lÃderes religiosos que se julgavam importantes, os quais rejeitaram a Jesus e depois o mataram. Lázaro retratava o povo comum, que aceitou o Filho de Deus. A morte do rico e de Lázaro representava uma mudança de condição. Esta mudança ocorreu quando Jesus alimentou espiritualmente o povo que fora negligenciado e que era como Lázaro, de modo que esse obteve o favor do Abraão Maior, Jeová Deus. Ao mesmo tempo, os lÃderes religiosos, falsos, 'morreram' quanto a terem o favor de Deus. Sendo rejeitados, sofreram tormentos quando os seguidores de Cristo expuseram as obras más deles. (Atos 7:51-57) Portanto, esta ilustração não ensina que alguns mortos sejam atormentados num inferno de fogo literal. Que este relato é uma ilustração, ou parábola, é confirmada pela PRÃPRIA VERSÃO ALMEIDA, no cabeçalho do texto supracitado!
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. NÃO VEM DAS OBRAS, para que ninguém se glorie." Efésios 2:8-9
Mas o Senhor nos diz como podemos ser salvos: "Se com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo." Romanos 10:9
Mas mesmo assim, não podemos esquecer que a fe sem obras, e morta! as duas (fe e obras), tem que andar juntas, lado a lado.
Bem na verdade, o caráter de Lázaro nesta parábola, não é descrito por Jesus, pois não o é relevante para o ensinamento da parábola.
O que é mais explÃcito neste contexto é o caráter do rico que nem se preocupava em assistir o mendigo com as sobras da sua fartura, e que talvez apenas jogasse fora ao lixo ou ao fogo suas sobras, ou aos animais. Pois a palavra diz que o mendigo desejava, mas nem menciona que o tal era atendido ou mesmo pedia.
E por fome e doente Lázaro morreu.
O rico, conforme a lei, poderia se assenhorar do pobre, e isto é bom aos olhos de Deus, pois fazendo isto poderia tratá-lo, dá-lo um ofÃcio e salário, e assim usufruir do trabalho do seu servo. E Deus o abençoaria grandemente.
Tiago 5
1 EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
4 Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuÃdo, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
5 Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
6 Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
E ainda:
5 Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
6 Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?
7 Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
Não eu, mas o Senhor fala.
Paz.
Se na morte não a conciencia como posso dizer q isso aconteceu?
Esse trecho da biblia é uma parabola.
tudo indica que ele foi salvo pois servia a Deus, e o rico adorava o seu dinheiro.