Como em Cristo habita corporalmente a plenitude da divindade [Col. 2:9]?
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus? (Colossenses 1:19,20)
Update:Edmilson B
Sua análise dos textos são tão torcidos que nem sei donde me veio a paciência de ainda assim examiná-las um por um.
Jesus é Jeová? Nesta questão tem argumentos bíblicos mostrando que não - http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Am...
Na questão do "Espírito Santo" esta responde com base bíblica - http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=An...
Não entendi suas demais dúvidas... Vc perguntou "Jeová mentiu, ou Jesus não está fora de Jeová?" .... quiz dizer que a pessoa de Jeová mentiu, e que Jesus, outra pessoa, não estaria fora da pessoa de Jeová?!?! Uma pessoa divina dentro de outra?!! Existiria a possibilidade bíblica de que se Jesus sendo Jeová poderia estar fora de si mesmo?? ๏̯͡๏´
Ainda ... "Por que Jesus reivindicou ter que ser honrado" ? Leia o contexto de João 5 vs 23 em diante e saberá a resposta.
Update 3:Réplica 01
Ao aludir Cl 1:19,20 sobre a questão, tive o propósito de chamar atenção nos interventores o raciocínio sobre a divina pessoa do Pai.
Bom... Este Pai não é senão o Deus que o apóstolo Paulo se refere como tendo vontade no cap 1 (vs 1) distinto do Senhor Jesus Cristo (vs 2) e também Pai de Jesus (vs 3) e o Pai a quem os colossenses dão graças (vs 12) que os "transportou para o reino do Filho do seu amor" Jesus (vs 13) este é a imagem "invisível" de Deus (vs 15 - ver João 4:24; 1 Tim. 1:17) e o primogênito de toda a criação ( id. vs 15 - ou o princípio da criação de Deus - Ap. 3:14) por meio de quem Deus tudo criou (vs 16 - ver ARA e Ef.3:9).
Update 5:OBS: Para não haver possíveis manifestações preconceituosas... minhas considerações do tema terão suporte com base [salvo exceções] na Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel [ACF] e Almeida Revista e Atualizada deste site http://www.bibliaonline.com.br/acf+ra/cl/2
Update 7:Caro joses.silva.... ao menos poderia ter postado o motivo porque apagou a mensagem anterior antes de fazer suas considerações .... ১ج১ Mas tudo bem.
ר
De qualquer maneira, reavalie seu novo post, consultando uma versão paralela dos textos que apontou - aqui http://www.bibliaonline.com.br/acf+ra/jo/10 juntamente com o devido contexto com o que então ficará mais claro a interpretação correta de todos eles mostrando que não concorda em nada com sua intrepreção final. ;¦¬)
Update 9:Creio que devemos sempre avaliar o contexto integral, ou seja, a partir da passagem citada e sempre de forma que não contradiga as demais expressões contidas no contexto do mesmo volume e, por fim, no âmbito das inteiras Escrituras Sagradas.
Se fosse possível poderiam todos responder também a esta questão que tem muito a ver com o acima? ;¦¬])http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=An...
Update 11:...ou melhor http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=An...
Comments
Bom dia!
Será que a palavra "Corporalmente" contida em colossenses 2:9 está indicando que Jesus e Jeová Deus são um na questão da divindade?
Analisaremos o contexto e compararemos com alguns textos:
1º
Colossenses 2:2 diz:
Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
(JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA)
Perceba que o parágrafo faz referencia a duas pessoas distintas.
PERGUNTA: Se fosse para interpretarmos colossenses 2:9 no sentido literal, concorda que o parágrafo 2 desse mesmo capítulo, não poderiam haver a citação de duas pessoas (pai e filho), mas sim apenas uma?
2º
Colosseses 2:12 diz:
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
(JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA)
Suponhamos que Colosseses 2:9 indicasse que Jesus fosse o Deus todo poderoso.
PERGUNTA: Existe a possibilidade de Jesus ter ressuscitado ele mesmo?
Portanto, ao lermos que em Cristo habita corporalmente a plenitude da divindade, é razoável interpretarmos no mesmo sentido que João 10:30, onde ao lermos seu respectivo contexto, entenderemos que Cristo e seu pai Jeová são "UM" nas características e forma de pensar e não que os dois sejam fundidos em apenas um, pois o contexto Bíblico em nenhum momento ensina isso!
Tenhamos em mente o seguinte:
Pai - Jeová (Criador e soberano sobre tudo) Leia Salmos 83:18
Filho - Jesus (Filho de Deus que presta adoração exclusiva ao pai / único mediador entre os humanos e Jeová Deus) Leia Mateus 4:10 / João 14:28 / 1 Timóteo 2:5
Espírito santo - Força ativa de Deus (Força que Jeová Deus utiliza para realizar seu propósitos / nosso ajudador) Leia Gênesis 1:2 e João 14:16
Abraço.
O texto está em uma versão bÃblica que desconheço, mas não a repudio como fazem com a minha (TNM).
Colossensses 2:9 - "porque é nele que mora corporalmente toda a plenitude da qualidade divina."
OBS.: TNM - Tradução do Novo Mundo das Escrituras sagradas.
A PLENITUDE DA QUALIDADE DIVINA.
Como assim?
Jesus demonstra por intermédio de seus atos que possui todas as qualidades de Deus.
...
Parece que você foi mais rápido do que eu para postar a pergunta. Rssss
Digo isso, porque planejei fazer isso também, mas já que você postou, então, fica de bom tamanho também
Colossenses 2:9 - porque nele habita CORPORALMENTE toda a plenitude da divindade,
Aqui aparece algo muito importante para essa discussão que é a presença da palavra "CORPORALMENTE". Eu poderia destacar o trecho de igual importância que é "plenitude da divindade", só que nesse caso sempre tem uma pessoa que vem citar algum texto falando de alguém ter a plenitude de Deus, como se fosse o mesmo caso de colossenses 2:9. Alguém ter a plenitude de Deus, não é difÃcil, embora isso dependa da fé do indivÃduo e da graça de Deus, contudo, o que eu quero destacar é que a presença da palavra "CORPORALMENTE" é decisivo para qualquer conclusão aqui. Ter a plenitude de Deus habitando em uma pessoa, pode ser alcançado espiritualmente, significa dizer que não é a parte corporal de Deus que habita nessa pessoa. Agora, quando no referido versÃculo cita uma palavra referente a corpo, deixa entender de forma muito esclarecedora que em Jesus habita em corpo toda a plenitude da divindade. Ou seja, ali não está o corpo de apenas "um deus" ( se é que é possÃvel falar dessa maneira ), ali está o corpo do Deus.
Colossenses 1:19 - porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude.
Que plenitude ? Obviamente a plenitude descrita no contexto:
Toda a plenitude em ter a preeminência ( colossesnses 1:18 )
Então, o que seria preeminência ?
De acordo com o dicionário aurélio versão eletrônica, preeminência ter haver com qualidade de preeminente; primazia, superioridade.
Quer dizer, "... para que em tudo tenha primazia" pode ser entendido também como "... para que em tudo tenha SUPERIORIDADE" ( GRIFO MEU )
Ou ainda:
ter plenitude em ser antes de todas as coisas ( colossenses 1:17 )
ter plenitude em ter criado todas as coisas ( colossenses 1:16 )
ter plenitude em ser o primogênito de toda a criação ( colossenses 1:15 ) ( igual a ser o primogênito dentre os mortos )
Resumindo: é nesse sentido que "plenitude" está relacionado.
Esse texto não tem como dizer que é isolado ou você vai repetir o mesmo argumento de outrora ?
Bem, o contexto já fala por si.
Fique com Deus !
Graça e Paz.
João 1.1-14.
No versÃculo 14; podemos observar que se diz : E o verbo se fez carne e
habitou entre nós, cheio de graça e de verdade e vimos a sua glória,
glória como o unigênito do Pai ).
Verbo neste caso e o Senhor Jesus Cristo que sempre existiu.
Verbo pode ser entendido como a palavra de Deus que também nos leva a tal compreensão que seja o Senhor Jesus Cristo.
Jesus se fez humano para poder se identificar com toda a humanidade.
Podemos entender que foi o Senhor Jesus Cristo que da sua forma normal
ou seja passou de espÃrito para um ser vivente na forma humana ou seja
carnal, que após o cumprimento da sua missão terrena, Jesus Cristo
voltou para a sua forma em espÃrito e voltou para junto do Pai ( Deus )
aonde sempre esteve eternamente.
Paz do Senhor.
Tendo estado com seu Pai celestial por incontáveis eras, Jesus conhece como ninguém a personalidade e a vontade de Deus. No seu ministério terrestre, ele ensinou o que seu Pai lhe ensinara e suas ações refletiram as qualidade que Deus havia cultivado nele. à por isso que Jesus podia dizer: "Quem me tem visto, tem visto também o Pai". (João 14:9) Toda sabedoria e conhecimento sobre Deus estão ocultos, ou residem, em Cristo. Assim, não há maneira melhor de aprender sobre Deus do que por aprender meticulosamente tudo o que pudermos a respeito de Jesus. Se quiser falar mais sobre o assunto envie um e-mail para [email protected]
Jesus é o proprio Deus, Ele sempre foi e sempre será, mas se revestiu de imortalidade para cumprir o plano da redenção!!!!!!!!
olá tudo bem
obs: O texto em si tem uma profundidade espiritual.
Colossenses 1:19,20 Diz que toda a plenitude (a completa divindade nele habitasse)
Colossenses 2:9 Diz nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.
obs; Vemos que neste texto nos mostram com clareza ser Jesus Deus, e não só divino como afirmam os T.J.
jOÃO 5:23 à de tamanha importancia crêr neste texto Para que todos(o mundo todo incluindo os T.J) honrem o Filho como honram o Pai , uma coisa não pode ser separado do outro a honra ou seja a adoração é igual, se não honrar Jesus Cristo ,de fato não honram o Pai. veja os que os T.J fazem querem honrar o Pai ,mas não querem honrar o filho. indicando que mesmos eles pronunciando o nome Jeová estão sem valor nenhum a sua crença.
um abraço; o biblico
Jesus é chamado de Jeová, na bÃblia dos tj: Is 40:3, Lc 1:76, Jo 1:23 etc. Se o EspÃrito Santo emana só do Pai como dizem os tj, como Jesus batiza no EspÃrito Santo Mt 3:11? Como o EspÃrito pode receber o que é de Jesus Jo 16:14? Não temos que admitir que Pai e Filho, têm um EspÃrito em comum At 16:7, Ef 4:4? Se fora de Jeová não há salvador Is 43:11, e Jesus At 4:12? Jeová mentiu, ou Jesus não está fora de Jeová? Compare Is 42:8, com Jo 17:5. Is 44:24, com Jo 1:3 e 10. Ml 3:5, com Jo 5:22. Ex 3:14, com Jo 8:58 etc. Por que Jesus reivindicou ter que ser honrado NO MESMO NÃVEL do Pai Jo 5:23?
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. João 8:58
Que criatura poderia dizer isso? Eu sou o que?
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida... João 11:25
Observe que Ele não disse: Eu tenho a vida, mas EU SOU A VIDA!
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida... João 14:6
Mais uma vez Ele disse: EU SOU A VIDA, não disse eu tenho a vida, mas eu sou! Que criatura poderia dizer isso?!
Jesus disse: tenho PODER para dar a minha vida e PODER para tornar a tomá-la. João 10:18
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Ã-me dado todo o poder no céu e na terra. Mateus 28:18
Que poder é esse?! à parte de algum poder?!
à todo poder!
Ele é TODOPODEROSO!
Ele é ONIPOTENTE! (Detentor de TODO PODER)
Por isso nEle habita toda a plenitude da Divindade! Ele (Jesus) é Divino!
Porque Ele é Deus.
A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança (Salmos 25:14)