tenho 18 anos e quero ser piloto de avião comercial o que eu faço?

e quantos anos demora ate eu chegar la???

e muito, difícil tornar-se um piloto de avião???

Comments

  • Dênis, boa noite!

    Em primeiro lugar, a aviação é uma carreira como outra qualquer, onde é preciso muito mais que horas de vôo: especializações diversas, afim de valorizar-se no mercado.

    Para ser um piloto de avião, você não necessita de faculdade, todavia, é fundamental ser formado em um curso superior em qualquer âmbito do conhecimento, preferencialmente exatas, pois nos pré-requisitos das companhias aéreas, abatem cerca de 400 horas de vôo (em um universo de 1200 horas para co-piloto de linha aérea, na TAM por exemplo). Não abra mão de fazer uma faculdade.

    Ciências Aeronáuticas? Aviação Civil? Só pense nelas como segunda graduação, jamais como primeira. Por que? São caras e não lhe dá respaldo profissional para trabalhar com absolutamente nada. São uma expansão do conhecimento na aviação e só compensa para quem já está voando, já tem uma formação e quer expandir conhecimento. Duração de 3 anos, sendo uma opção. Até agora eu não lhe disse nada obrigatório, mas que eu sugiro que faça, pelo menos a primeira graduação em curso do seu gosto, objetivando faculdade Federal para não desembolsar recursos.

    A carreira de piloto divide-se inicialmente em Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC), INVA (Instrutor de vôo), PLA (Piloto de Linha Aérea). Há diversos outros modais: Piloto Agrícola, Aeronave Anfíbia, Hidroavião, Acrobacia aérea, rebocador de planador, lançador de paraquedistas, serviços aéreos especializados em geral. Destes, o PP não pode trabalhar remuneradamente, mas é a primeira fase. Com esta habilitação já se pode pensar em dar aula em curso de comissários.

    Para iniciar o curso prático de Piloto Privado, basta apenas possuir o CMA de 2ª classe (Certificado Médico Aeronáutico). Todavia, só é permitido realizar o vôo solo com o CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos), após aprovação na prova teórica da ANAC. O curso teórico de PP é facultativo até Julho, depois passa a ser obrigatório, com duração de 4 meses. Recomendo fortemente que faça teórico e prático simultâneamente, pois é bom poder tirar as dúvidas com os professores em sala de aula, assim como levar para a prática o que aprendeu em sala (eu fiz assim). Após 40 horas de vôo, dotado do seu CCT, CMA em dia, você fará o vôo de check, que é uma prova prática. Passou, receberá a sua CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e poderá pilotar qualquer aeronave monomotora após fazer o curso do equipamento (aeronave), denominado Ground School.

    Após concluir o curso de PP, você pode iniciar o curso de PC teórico e prático. O teórico é obrigatório neste caso. Será necessário um CMA de 1ª classe, cujo rigor é maior que o anterior e validade muito menor. Após concluir um total de 150 horas de vôo (40 horas de PP + 110 horas de PC), você poderá ser submetido ao vôo de check para obter sua CHT de PC. Para fazer o vôo de check, será necessária a CCT de PC, CMA de 1ª classe em dia e as 150 horas completadas. Duração do curso teórico: 4 meses.

    Com mais algumas horas de experiência e mais um curso teórico de 1 mês, pode-se obter a licensa de INVA (Instrutor de vôo). Provávelmente trabalhará como instrutor de vôo até conquistar aproximadamente 500h de vôo para começar a pleitear um cargo de co-piloto na aviação executiva ou linha aérea. Também é possível conseguir trabalhar para particulares e instrutor de vôo ao mesmo tempo, além de diversos outros modais de serviços aéreos que você irá conhecer com o tempo e interesse.

    Importantíssimo: é fundamental dominar a língua inglesa, bem como o inglês técnico, atingir nível de proeficiência no teste da ICAO em nível 3, desejável 5. O máximo é 6, para nativos ou viventes em terra de língua inglesa. Não abra mão de dominá-lo, ou sentirá grande dificuldade de ascensão em companhias aéreas. É sugerido aprender outra(s) língua(s). Inclusive técnicamente.

    Além das horas de vôo comuns, terá de fazer horas de vôo por instrumentos (IFR = Instrument Flight Rules). Provávelmente fará junto do curso de PC, são cerca de 40 horas. Será importante também realizar um curso prático (não há teóricos) de aeronaves multimotoras (MLTE). São cerca de 15 horas (12 horas + vôo de check). Pode-se aproveitá-las para acumular horas de IFR.

    Não deixe que lhe digam que é impossível, se é realmente seu sonho, vá atrás. A maioria dos comandantes nunca foram de famílias ricas. Vieram de classe média alta e baixa e famílias pobres também. O que faz o curso demorar é a dificuldade financeira de pagar tudo isso, mas curta o momento, voe com prazer e paciência. Trabalhe em outra coisa e vá levando a vida, até que consiga um emprego que lhe realize, na aviação. Muitos riram quando eu dizia que queria ser piloto, me escarneceram. Eu não liguei ^^

  • Primeiro você precisa ser apaixonado por aviação. pois se não for assim dificilmente você vai conseguir passar nas provas e treinamentos. Ao contrário do que se diz nas matérias de tv, no inicio de carreira não vai ser fácil conseguir emprego e também não vai sair ganhando rios de dinheiro.

    Eu estou começando agora e vou te explicar.

    Primeiro você precisa tirar a licença de PP (piloto privado) no qual você não pode trabalhar, só para passear e etc. Nesse processo vai ser necessário realizar um curso de aprox. 4 meses teórico, passar na banca da ANAC, que é bem difícil, ter sua saúde perfeita, pois não é fácil tirar o CMA e com tudo isso ir para a parte pratica e fazer no minimo 40 horas de voo, onde cada hora varia entre R$280 e R$400.

    Feito isso vai para o curso de PC (piloto comercial), a parte teorica, exame médico e prova da anac são as mesmas do PP, 4 meses de curso (só que mais avançados) exame e prova e depois a pratica. onde são necessária 150 horas de voo para fazer o check.

    Mais detalhes vc pode aprender pelo site: www.canalpiloto.com.br e nos videos do canal piloto no youtube

    Boa Sorte!

  • você precisa entrar em uma escola de pilotagem e tirar a habilitacação !

Sign In or Register to comment.