Estive observando alguns discursos de Barak Obama, pela TV e...?

Não pude deixar de admira-lo, pois pela primeira vez na história americana, é bem provável que finalmente, um negro possa se tornar presidente da nação mais poderosa do mundo.

Fiquei analisando que aqui no Brasil, apesar de, em sua maior parte, o povo brasileiro ser descendente de índios e negros e outras raças, nunca tivemos nenhum presidente negro. Ao que me lembre, nem ao menos como simples candidatos.

Novamente me veio á mente a questão do racismo. Ora, aqui, como sabemos existe, mas não é admitido abertamente. Porém de forma "velada", é possível identificarmos nas propagandas de TV (quero ver um banco, colocar um negro como protagonista), nas novelas das Emissoras de canal aberto, que só mostram os negros como escravos, ou servente ou atuando sempre em algum papel submisso.

Mas nos EUA, o preconceito é ainda mais forte e há inclusive crimes ligados ao racismo, como se a cor da pele, influenciasse no caráter das pessoas.

Update:

Então essa modificação de valores, é realmente um sinal da mudança dos tempos. Por mais, que se evitem os comentários, é praticamente impossível, não mencionar que é uma vitória para o mundo. E apesar dos EUA, tomarem muitas atitudes erradas, nesse aspecto pelo menos, poderíamos aprender um pouco com eles.

O que vc poderia acrescentar á respeito?

DINASTIA

Comments

• Barak Obama conquistou seus eleitores com a sua simpatia, sua desenvoltura, força e HUMILDADE (grande detalhe que faz toda a diferença) que até mesmo conquistou admiradores de povos estrangeiros.

Contudo, devo concordar com você que houve uma grande quebra de Tabus. Será a chegada de uma nova consciência humana?

Realmente é inédito e será um grande impacto em todo mundo a vitória deste candidato. É prova de que o ser humano ainda é capaz de recuperar-se e criar uma nova consciência de mundo.

Estou apostando nisso!

• Cor da pele não influencia em nada.

A melhor coisa a se fazer contra o racismo, é realmente olhar as pessoas independente da cor da pele. "Until the color of a men skinn is no more significant than the color of his eyes"...dizia Bob Marley

Existe lições interessantes que negros e brancos podem tirar da historia. Nem todo negro é vitima. nem todo branco é algoz.

• Eu fico muito filiz em saber desta opção de talvez liberdade para todos.

E me admira muito isso acontecer nos Estados Unidos.

• Já tivemos um negro candidato a presidente da República, DINASTIA. Lembra-se de Marronzinho, em 1989? De toda forma, voltando aos EUA, não deixa de ser um enorme avanço um negro e uma mulher terem reais chances de vitória nas eleições presidenciais. Só complementando, a mulher mais poderosa do mundo, mesmo s / cargo eletivo, é uma negra: Condoleezza Rice, secretária de Estado daquele país. Abraços!

• Caro amigo,

Discussão infindável essa sobre o racismo.

Aqui no Brasil, temos uma certa tolerância geral a negros.

Permitimos a coexistência pacífica, sem que no entanto, atribuamos a eles as oportunidades que sabemos tambem serem merecedores.

Não quero, posar de politicamente correto, defendo qualquer que seja a causa.

Acho que oportunidade tem a ver com preparo.

A classificação por cor, para admissão as universidades, tambem é pre-conceito.

Quanto as chances de Barak, torço para que se multipliquem a fim que chegue a Casa Branca.

Sei no entanto, que isto não quer dizer selo de qualidade, vez que não dependerá somente de seus esforços, mas tambem dos seus pares brancos, para implementar qualquer projeto.

Muito mais que a cor, deve-se levar em consideração os valores atinentes a cada pessoa.

Lembra-se do nosso episódio Tupiniquim Celso Pitta.

Tinha toda a possibilidade de representar um divisor de águas no Brasil, no entanto, enrredou-se pelos mesmos erros de seus antecessores e deixou-nos com uma frustração pela incapacidade moral, não de cor.

O futuro nos dirá, se os valores d Barak serão superiores a nossos temores.

abç

• Sempre fui contra o racismo, ninguém escolhe a cor que quer nascer, qual seria a graça se a população fosse igual, existem várias raças justamente para se diferenciar, para mostrar a cultura que aquele povo, que aquela pessoa tem, sempre agregando a nós brasileiros.

Na minha opinião as pessoas racistas são porque colocam na cabeça que não gostam de negros/pretos, pois o nosso consciente manda na gente, e se admitirmos que eles são iguais, com certeza nada disso aconteceria.

Eu faço a minha parte.

Beijos

• Estou torcendo para que pela primeira vez um negro chegue à presidência dos EUA, são dessas pequenas coisas, dessas primeiras vezes que conseguimos avançar em direção a uma verdadeira sociedade humana. Acho que no caso do Brasil as diferenças sociais são muito mais graves do que as diferenças étnicas, é claro que existe racismo no Brasil, mas no final das contas somos um povo muito miscigenado ao contraio dos EUA, no entanto temos uma desigualdade social imensa. Nesse ponto de vista o Lula o nosso atual governante representaria o que para os EUA pode representar a ascensão de Barak Obama à presidência. Também devo falar que a exclusão de pessoas com cor mais escura da sociedade brasileira é perceptível, basta observamos a televisão onde não temos pessoas negras nas propagandas e nas novelas onde os negros só fazem papeis de subordinado. Mas repetindo na sociedade brasileira a maior diferença é social, a maioria da população negra do país é pobre, a maioria dos índios, a maioria dos pardos e a maioria dos brancos também.

• Para mim que não sou racista é muito difícil entender o racismo, mas sei que ele existe, apesar da maioria dizer que não.

Se eleito, Barak Obama terá que mostrar que é competente e esquecer sua cor, para mim é o que importa.

• Alguém postou uma pergunta semelhante. Eu respondi que "quem com ferro fere com ferro será ferido". Deixaram o rabo na estrada e agora estão pisando em cima. Adorei saber que ele está perto da vitória. A lição que ele pode e vai dar ao mundo será arrebatadora. Inteligência, competência, sagacidade, honestidade não se mede pela cor da pele.

• Acrescentar, nada.

Apenas comentar que acho inexplicável que, na era da descodificação do DNA, ainda persistam atitudes tão infundadas como aquelas que estão na base da discriminação racial.

Sign In or Register to comment.