Aos amigos espíritas, favor me tira uma dúvida, comentem ?
* Eu já li em algum lugar se em uma vida o indivíduo foi um assassino, provavelmente na próxima vida (reencarnação) ele poderá ser assassinado. *
1- não seria isso uma vingança, onde estaria o aprendizado nisso ?
2- o assassino deste individuo reencarnado seria induzido de alguma forma a cumprir esta missão se tornando um assassino também ?
3- o assassino do individuo encarnado que matou o assassino da vida anterior teria a mesma punição na outra encarnação devendo ser assassinado também ? Não se tornaria isso um ciclo vicioso e contraditório a evolução ?
-----------
è só uma dúvida que veio a cabeça, sou simpatizante a idéias espíritas, só não concordo com toda a teoria.
Update:GATOSÃO - obrigado pelo esclarecimento, eu não lembro qual livro li isto, mas a sua resposta me convence como uma alternativa bem divina e favorável a evolução. .................será que é por isso que sou policial nesta vida? matei muito na vida anterior,?putz... mas no meu tempo de bope nesta vida vai fazer que eu venha como médico na próxima, rsrsrs. brincadeira.
Comments
Essa é a idéia de quem não compreendeu o espiritismo, caro Max.
Idéia trazida de outra crença, anterior, com um Deus vingativo e cruel, do olho por olho.
A Doutrina ensina que quem tirou vidas, terá que se ressarcir, salvando vidas, como policial, médico, enfermeiro ou outra coisa, só para exemplificar.
Essa decisão é tomada pelo próprio espírito, antes de reencarnar, plenamente consciente de seus erros e acertos.
Esse é o aprendizado, ok, Max?
Pensa bem, quem seria um melhor policial?
Um novato, todo puro e casto, ou aalguém que já teve a experiência antes e sabe, mesmo inconscientemente, como agir e a melhor maneira de fazer as coisas da profissão?
Não é um progresso, passar de assassino para policial?
Abraço do Gatosão.
P.S. KKKKKKKKKKKKKKK, sifu, Max....
Acho q viraria uma bola de neve... enorme...
Primeiro devemos pensar em um Deus justo, como poderÃamos acreditar que Deus seria tão justo se punisse eternamente seus filhos? Isto não é uma regra e depende muito de como levará o resta da sua vida terestre. Pode ter acontecido e mais na frente o assassino se arrependa de coração e Deus na sua mais pura justiça tenha outros planos para este indivÃduo. Ele poderá reencarnar em um meio de pobreza e violência para se resignar e escolher um novo caminho, ou poderá ter como seu filho(exemplo) a passoa que assassinou para ama-lá e orieta-lo durante a sua nova encarnação. Em relação a vitÃma esta terá que receber muita oração para não conservar ódio e vontade de vingança, pois assim atrasará mais a sua evolução. Sobre a reencarnação não há regras e sim todo um planejamento que depende de cada espirÃto para a sua próxima reencarnação. Deus é justo, único, imutável, por isso Ele sempre tem planos para cada ser atingir a sua evolução.
Não é uma vingança Max, mas sim, um aprendizado. Se você leu essa passagem em algum livro espÃrita, deve ter lido também que há o Livre arbÃtrio, se um espÃrito foi assassinado em outra encarnação, e nessa ele se nega a se vingar, ele evolui, se ele se vingar, apenas pagou na mesma moeda ao seu agressor. Sempre que ocorre um ato como o que você descreveu, ao chegar aos planos espirituais, o agressor e o agredido, sempre são auxiliados, mas, fica sempre uma memória subliminar. E de uma forma ou de outra, eles voltam a se encontrar, alguns como irmãos outros como pais ou amigos, e talvez até mesmo como você disse como algozes.
A Justiça Divina é sábia, nós é que temos nossas limitações. Pra nós, uma morte, é algo cruel, para Deus pode ser evolução, qual de nós está realmente preparado para fazer um questionamento a Deus?
Quando o discÃpulo cortou a orelha do soldado,Jesus a colocou no lugar e disse:Guarda a espada na bainha pois quem fere pela espada pela espada perecera,seria a lei de talião que diz olho por olho e dente por dente.E mesmo Cristo em outra fonte disse:é necessário que venha os escândalos,mas ai daqueles por quem vier os escândalos.
Isso quer dizer que a vida não precisa de um ser humano para fazer cumprir se u desiderato,senão viraria uma bola de neve sem fim,mato hoje,morro amanhã e terei que matar depois quem me matou...e assim ia,não teria um fim.Então é cessaria que venha os escândalos,é claro que a vida vai tirar proveito de um assassino para liguidar uma pessoa,mas ai daquele por quem vier os escândalos,ai daqueles que se entrometerem e se quiser passar por justiceiros,Deus não necessita,por ex:A menina ,Deus apenas usou dos dois para que viesse um escândalo,ela precisava passar por isso,mas a vida poderia ter agido diferente,ela podia ir a uma cachoeira e sofrer a queda após um afogamento.à muito compressa a história para repassarmos apenas nessa pergunta,é necessário anos de estudo do evangelho e das leis da vida,caso contrário vou deixar sua cabeça mais confusa.
Você voltou?Está parecendo a Fenix,voltando das cinzas,espero que tenha um pouco de juijo agora.
Max por isso Deus nos concede a benção da reencarnação, para que possamos pagar nossas dÃvidas: para conosco e com a espiritualidade.
Quando reencarnamos após cometermos atos como este: assassinato, suicÃdio etc, por decerto q/ nos depareremos c/ situações parecidas (qdo reencarnarmos) as quais nos deixamos sucumbir em vidas passadas, mas q/ teremos condições (se quisermos) de superar na existência presente. Por exemplo: vc foi um suicida em vida passada, nesta vida vai acontecer alguma coisa q/ te levará a cometer este ato, mas se vc resolver "peitar de frente" a situação, poderá vencer, não vai fugir da provação, vai aceitar e tentar vencer e vencendo pagará sua dÃvida interior e com a espiritualidade, pq suicÃdio não é a saÃda para os problemas (pq eles nos acompanham qdo morremos, afinal quem morre é o corpo, o espÃrito é eterno), a saÃda para resolvermos nosso problemas é procurarmos vencê-los e isso conseguimos com nossa fé em Deus e em nós mesmos.
Saiba amigo que temos o livre-arbÃtrio, ou seja, podemos escolher como vamos proceder nesta vida: se seguiremos o caminho fácil - das paixões sem lutar contra nossos defeitos, ou se seguiremos o caminho do bem: lutando contra nossas paixões, vÃcios, fraquezas etc. à isso amigo que quando chegarmos do lado de lá, na verdadeira vida, iremos prestar contas, o q/ fizemos do nosso livre-arbÃtrio e saiba q/ não será Deus a nos cobrar e sim nós mesmos nossa consciência.
Agora te digo que ninguém passa pelo que não merece passar, quem planta colhe, então devemos nos preocupar com o que estamos sendo e fazendo nesta vida e não com o que fomos, pq Deus nos dá a benção da reencarnação para aprendermos e resgartamos nossas dÃvidas e não para nos culparmos e ficarmos presos a erros pretéritos, ao contrário, para caminharmos para a frente e para o alto!
Saúde e paz!
Bjim no seu coração.
Rosane
Desculpe acho que escrevi demais!
não necessariamente ,tudo vai depender da sua conduta na sua nova reecarnaçao,apesar de você ter quebrado uma lei divina imutável ,Deus sempre nos da uma nova oportunidade de evoluir espiritualmente (moralmente) você ira reecarnar quantas vezes for necessario para a sua evolução por isto cabe a você decidir qual o caminho a seguir o do amor ou o da dor,passando pelo mesmo sofrimento pelo qual passou a pessoa a quem você assasinou você terá chance de descobrir todo o sofrimento que causou,como.cristo disse não faça aos outros oque não gostaria que fizessem a você não ninguém e induzido a nada a não ser que permita por isto todos nos temos o livre arbÃtrio nem mesmo DEUS interfere, não novamente a escolha e sempre nossa se eu sei que não e certo matar porque eu faria isso,se fizesse isso seria seria por escolha própria para saber mais deste assunto tão complexo comece lendo o livro dos espÃritos nele a respostas lógicas a todas as suas perguntas
à porque a evolução espiritual não acontece nessa linha de raciocÃnio. Nas sucessões de existências, sempre levamos para a outra encarnação o que não fizemos corretamente na anterior. A depuração do espÃrito para a sua evolução passa necessariamente pelo aprendizado e que acontece pela dor, se necessário. Somos frutos daquilo que praticamos, aqui ou em qualquer outra esfera espiritual, aà é que está a essência de tudo.
já responderam.
espÃritas acreditam em Deus. Deus é justo, vc acha q Ele faria isso com Sua criação???