O q eh a liberdade, como vc a sente?
As vezes sinto como se o mundo fosse uma prisão magnífica na qual eu tenho toda e nenhuma liberdade ao mesmo tempo. As vezes desejo que eu soubesse voar e pousar em outra realidade, deslindar novos horizontes, transcender às regras impostas e construir um mundinho só meu, onde não houvesse um contexto prestabelecido ao qual eu fosse obrigado a me adequar. Sinto-me como se eu fosse um passarinho preso em uma gaiola de grades de ouro, alimentado com a melhor ração e hidratado com água mineral, mas mesmo assim incapaz de cantar, de revelar o melhor de mim. Sinto-me limitado e tolhido por regras q eu não criei e nem pedi para obedecer. Isso, me remete a esse lindo poema de Olavo Bilac:
O pássaro cativo
Armas, num galho de árvore, o alçapão
E, em breve, uma avezinha descuidada,
Batendo as asas cai na escravidão.
Dás-lhe então, por esplêndida morada,
Gaiola dourada;
Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos e tudo.
Por que é que, tendo tudo, há de ficar
O passarinho mudo,
Arrepiado e triste sem cantar?
É que, criança, os pássaros não falam.
Só gorjeando a sua dor exalam,
Sem que os homens os possam entender;
Se os pássaros falassem,
Talvez os teus ouvidos escutassem
Este cativo pássaro dizer:
"Não quero o teu alpiste!
Gosto mais do alimento que procuro
Na mata livre em que voar me viste;
Tenho água fresca num recanto escuro
Da selva em que nasci;
Da mata entre os verdores,
Tenho frutos e flores
Sem precisar de ti!
Não quero a tua esplêndida gaiola!
Pois nenhuma riqueza me consola,
De haver perdido aquilo que perdi...
Prefiro o ninho humilde construído
De folhas secas, plácido, escondido.
Solta-me ao vento e ao sol!
Com que direito à escravidão me obrigas?
Quero saudar as pombas do arrebol!
Quero, ao cair da tarde,
Entoar minhas tristíssimas cantigas!
Por que me prendes? Solta-me, covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade!
Não me roubes a minha liberdade...
Quero voar! Voar!
Estas cousas o pássaro diria,
Se pudesse falar,
E a tua alma, criança, tremeria,
Vendo tanta aflição,
E a tua mão tremendo lhe abriria
A porta da prisão...
E vcs, o q sentem ao ler esse poema?
Uma ótima madruga para todos ^ ^
Comments
Oi Elon... tudo bem?
.
Liberdade - por Clarice Lispector
"Se eu me demorar demais olhando "Paysage aux oiseaux jaunes", de Klee, nunca mais poderei voltar atrás. Coragem e covardia são um jogo que se joga a cada instante. Assusta a visão talvez irremediável e que talvez seja a da liberdade. O hábito de olhar através das grades da prisão, o conforto de segurar com as duas mãos as barras, enquanto olho. A prisão é segurança, as barras, o apoio para as mãos. Então reconheço que a liberdade é só para muito poucos. De novo coragem e covardia se jogaram: minha coragem, inteiramente possível, me amedronta. Pois sei que minha coragem é possível. Começo então a pensar que entre os loucos há os que não são loucos. É que a possibilidade, que é verdadeiramente realizada, não é para ser
entendida. E à medida que a pessoa quiser explicar, ela estará perdendo a coragem, ela já estará pedindo; "Paysage aux oiseaux jaunes" não pede. Pelo menos calculo o que seria a liberdade. E é isso o que torna intolerável a segurança das grades; o conforto desta prisão me bate na cara. Tudo o que eu tenho aguentado – só para não ser livre"...
Te cuida
Até*~*~
liberdade...nem sei porque existe essa palavra, ...
Angry Chair Alice In Chains
Cadeira Nervosa:
Sentado numa cadeira nervosa
Paredes nervosas que roubam o ar
Estômago dói e eu não me importo
O que eu vejo do outro lado da rua?
Vejo eu mesmo moldado em barro
Não tiram os olhos de mim, sim eu estou com medo
Mudando a forma do meu rosto
Velas vermelhas, eu tenho um par
Sombras que dançam em todos os lugares
Queimando sobre a cadeira nervosa
O garotinho se enganou
A nuvem rosa se transformou em cinza agora
Tudo que quero é jogar
Ajoelhe-se, hora de rezar garoto
Eu não me importo,
Eu não me importo, não
Perdi minha cabeça, sim
Mas eu não me importo
Não consigo acha-la em nenhum lugar
Não me importo
Prisão corporativa, nós estamos
Sou um garoto estúpido, trabalho o dia todo
Portanto estou amarrado de qualquer forma
Solidão não é uma fase
O campo da dor é onde eu pasto
Serenidade está longe
Vi minha reflexão e chorei
Esperança tão pequena que eu morri
Suas mentiras me alimentam, totalmente aberto
O peso do meu coração, não tem tamanho
A nuvem rosa se transformou em cinza agora
Tudo que quero é jogar
Ajoelhe-se, hora de rezar
......ninguem é livre aqui .......
E como já disse CecÃlia Meireles. "...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda..."
Principalmente nos dias de hoje, em que os homens, tão alienados pelo sistema estão presos a tudo, acho que a liberdade não é algo presente, não no contexto de vida humana...
Liberdade é viver dentro de limites amplos.
Não é viver sem limite nenhum! Viver sem limite nenhum não é liberdade, é bagunça.
Bom, pra mim liberdade é um sonho praticamente impossÃvel de ser alcançado.Poderemos ter amor, compreensão, dinheiro ou qualquer coisa que sonharmos, menos liberdade.
Abraço!
O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade
Se estou na solidão pensando em você
Eu nunca imaginei sentir tanta saudade
Meu coração não sabe como te esquecer
Eu andei errado, eu pisei na bola
Troquei quem mais amava por uma ilusão
Mas a gente aprende a vida é uma escola
Não é assim que acaba uma grande paixão
Quero te abraçar quero te beijar
Te desejo noite e dia
Quero me prender todo em você
Você é tudo o que eu queria
O que é que eu vou fazer com esse fim de tarde
Pra onde quer que eu olhe lembro de você
Não sei se fico aqui ou mudo de cidade
Sinceramente amor não sei o que fazer
Eu andei errado, eu pisei na bola
Achei que era melhor cantar outra canção
Mas a gente aprende a vida é uma escola
Eu troco a liberdade pelo teu perdão
Quero te abraçar quero te beijar
Te desejo noite e dia
Quero me prender todo em você
Você é tudo que eu queria
eu não sei o que fazer com a minha liberdade, as vezes gostaria de não ter-la bjs bom domingo cheio de alegria!!!!!!!
liberdade é sempre relativa e paradoxal. eu sou prisioneiro da minha liberdade.quis tanto viver tudo da minha maneira que acabei sozinho trancado no meu universo. posso ir pra onde quiser, mas não quero ir a lugar algum. sai da gaiola onde me alimentavam e me mantinham limpinho, e agora sou prisioneiro do tempo e dos compromissos pra manter minha vida alimentada e no lugar. esse sentimento de liberdade talvez esteja relacionado com uma nostalgia da alma, lá trancadinha dentro do corpo, das regras sociais, dos tempo espaço, uma saudade de um tempo pre vida, onde podÃamos flutuar pelo espaço, onde não envelhecÃamos, e nem sentÃamos tanto o peso da matéria. aqui na terra tudo é pesado, duro e demorado. os seres que nos rodeiam são de varias escalas evolutivas diferentes e muito distantes, coisas muito óbvias pra mim são completamente incompreensÃveis pra outras. e tenho que respeitar esse universo de diferenças, minha alma guarda a saudade de um tempo onde não se precisava explicar coisas, pois todos compreendiam a mesma realidade de beleza e alegria no planeta que vivia. ou seja me sinto um exilado nesse planeta pesado, me esforçando pra recriar e reconhecer meu velho mundo, aquele de antes vida. minha missão por aqui provavelmente foi a de recriar um pouco daquela beleza e leveza do meu planeta, mas quando se tem uma missão em terra extrangeira, já deixou-se de ser livre, ainda mais quando se esquece do que veio fazer por aqui, e tudo parece um grande castigo. era pra eu ver as possibilidades e recria-las, não pra ver os limites e chorar, mas eu esqueço disso toda hora, e acabo prisioneiro da minha dor e nostalgia. e o pior é ver meus companheiros de missão tambem desistindo se esquecendo, e me olhando com extranhesa quando falo da velha liberdade e belesa da alma.
pense que ninguem mais desse importancia pra Olavo Bilac.
penso como Luis Fernando VerÃssimo: "A única pessoa realmente livre é aquela que não tem medo do ridÃculo."
Mas vale a pena lembrar o que disse Madame Roland antes de sua execução: "à liberdade! Quantos crimes se cometem em teu nome!"
na minha imaginação me sinto como um pássaro, livre p/ voar e dizer td o q penso e sinto!!
sendo eu mesma
Bjinhusssssssssssssssssssssssssss