Você pensa que o conformismo e' inimigo do progresso?

Nada deve permanecer sempre na mesma; tudo necessita de contínua mudança para renovar e melhorar idéias, costumes, sistemas políticos, filosofias,etc. O inconformismo de grandes homens - e também mulheres, embora elas sejam mais conformistas por natureza - foi o que permitiu o progresso da nossa civilização. Sócrates, Platão, Leonardo da Vinci, Galileo, Kepler, Isaac Newton, Benjamin Franklin, Ghandi, Mandela, etc, etc, são apenas um pequeno exemplo de inconformistas que mudaram o mundo para melhor. Eles simplesmente nao se contentaram em aceitar cegamente o "Status Quo" vigente.

O conformismo e' também o pior inimigo da classe operaria que se se sujeita e submete aos interesses dos mais ricos.

Obrigado.

Comments

  • A classe operária é condicionada a se conformar em virtude das circunstâncias. Nem sempre a quantidade numérica tem força de superação sobre uma minoria que detem o poder.

    A cultura ocidental se caracteriza por possuir um estado de tensão em seu próprio seio, fazendo com que as pessoas sempre almejem um estado ideal de equilíbrio, por isso, sempre surgirão indivíduos que acreditarão que poderão mudar, com suas "próprias mãos", o mundo para melhor. No entanto, sõa vários os fatores que promovem as mudanças, sendo que a maioria deles ocorre de modo não intencional, por mero acaso. Mas o homem moderno, passou ingenuamente a acreditar que podia efetivamente projetar o futuro conforme a sua vontade. A própria história passou a ser creditada a uma construção condicionada a vontade humana e não a um mero acontecer aleatório de fatos. Surge assim a creça no mito do progresso da civilização ocidental.

    Assim, podemos refletir em relação ao surgimento dos grandes gênios: eles são o fruto da sua própria intencionalidade e vontade ou são também, como os grandes acontecimentos, meros personagens ou atores que tiveram a sorte (produto do acaso) de ser protagonistas entre uma maioria que chegou apenas a ser figurante no teatro da história da civilização.

    ................

  • Não só penso como afirmo esta verdade. Se alguém deseja alcançar algo de concreto na vida, precisa ser criativo, ir a luta e ter audácia e empreendedorismo.

  • "Eu acho que o homem vai ter que se modificar, pelo próprio instinto de sobrevivência. Não acredito que isso vá acontecer por influência de um indivíduo, muito menos por ordens superiores. A sociedade é que deve se aperfeiçoar por uma dinâmica própria, de baixo pra cima, com a participação da grande massa de indivíduos. Quer dizer, o homem modificando a sociedade para a sociedade modificar o homem."

    Chico Buarque

  • Já encontrei boas respostas, nomeadamente o de EDUM, com o qual já tive a oportunidade de analisar outras questões. No entanto, a minha questão foi a mais votada – entre aquelas em que EDUM respondera -, e não sei se ele ficou de certa forma amuado (estou a brincar) por não ter ganho a questão.

    (Apenas queria dar uma referência ao EDUM porque me pareceu bastante douto nesta «coisa» da filosofia. Se bem me lembro, a questão tratava da Filosofia Medieval em relação à Filosofia Contemporânea. Gostei da sua resposta mas acabei por arrecadar com os pontos… :)

    Mas voltemos a esta questão – uma questão de necessário interesse. Esse conformismo que você relata é uma noção que nasceu na nossa era. Imaginem que este mundo é uma grande poça; ninguém quer introduzir o pé calçado na água; ao invés, é conveniente que se remova o sapato. É uma analogia bastante inofensiva, mas imagine: as pessoas estão cada vez mais impassíveis em relação ao mundo que o rodeiam, à mass-média, aos factos políticos e outras vicissitudes que acompanham o homem na luta constante pelo saber (esta última proposição é um pouco sensível, pelo que peço desculpa em abordá-la); e, por muito que sejam argutos nestas questões, ninguém quer molhar o pé na poça. É isto o comodismo. Talvez a analogia não seja propriamente aquela que melhor detalhe a relação que o homem tem com esta era das notícias, celebridades, etc.., nomeadamente em relação à mass-média. O comodismo não trata de questões puramente lógicas, dialécticas; é uma impassibilidade que se impõe em relação a todos os factos que acompanham as pessoas.

    Porém, a realidade social – que é o que nos interessa analisar -, é deixada à margem devido a essa impassibilidade, esse conformismo. Os tablóides dos jornais sempre nos pareçam bastante discutíveis, mas o homem moderno instaurou essa – como direi? – indiferença «anglicana» (parece um termo pouco plausível, é certo). Entretanto, a realidade social diz-nos muito mais, mas a sua esfera - para quem não tenha competência (e é de competência que falamos) -, é apenas uma ideia remota, ainda que tenhamos a agudeza de espírito para confrontá-la (daí chamar-lhe indiferencia anglicana).

    Bem, isto podia dar pano para mangas, mas eu abstenho-me de responder fielmente através de um pensamento coerente. Já tive várias discussões com amigos acerca deste suposto conformismo, mas infelizmente nunca ganhei as causas a que nos propusermos. Daí que todos esses sábios e homens que menciona são para mim como grandes mestres na compreensão do real. Tal como Isaac Newton, a quem pela ordem lhe caiu uma maça na cabeça. :)

  • Há décadas atrás, quando os estudantes realmente eram estudantes, isso era real.

    Estudava-se e concluia-se que a parte da sociedade é submetida à pobreza, miséria e exclusão. A partir daí, fazia-se movimentos e protestos em prol de abrir os olhos das pessoas.

    Hoje, lamenta-se e pronto: cada um segue a sua vida depois de comentar o quão tudo é absurdo no Happy Hour, no almoço etc.

  • acho que todo mundo detesta o conformismo só que mudar completamente é dificíl, mas conformismo nunca porque só com experiencia que conseguimos desenvolver projeto e concretiza-lo eu to na luta sempre, uso sempre essa frase (lutar sempre vencer talvez desistir jamais)

  • Eu acredito que sim.Pessoas que simplesmente se conformam em viver em uma situação que prejudica a vida delas, nunca irão evoluir.Seria ótimo se as pessoas seguissem os exemplos das pessoas que você citou como Ghandi,Mandela ,Leonardo da Vinci,Isaac Newton que fizeram grandes contribuições para a humanidade.Sem dúvida o nosso mundo melhoraria muito.

    Abraços.

  • Sim, por que quando vc se conforma com algo que vc não está de acordo vc impede a democracia ou a forma de expressão. e isso impede o progresso.

Sign In or Register to comment.