Como crescer, amadurecer e se "tornar adulto" sem se tornar um chato?

A vida adulta é cheia de responsabilidades, horários, etc. Já vi muitas pessoas divertidas se tornarem insuportavelmente chatas depois que assumiram um compromisso, primeiro emprego, casamento, sei lá. Parece que a partir dali tem que carregar o mundo nas costas.

Gente que tocava violão em roda não tem mais vontade para isso porque passa a se concentrar só em trabalho e quando tem um momento de folga só fala em trabalho.

Sei que a infância e a adolescência estão mais rápidas mas quando a pessoa "se torna adulta" mais rápido este período se prolonga (ou se tornarão idosas mais rápido também?).

Dá para ser adulto sem levar tudo a sério, andar descalço, deixar um pouco a pose, o status de lado, ver uma bola e sentir vontade de "bater um lelê" (embaixadinha)? Ou isso já era, uma vez adulto as prioridades mudam de vez?

Um verso da música Sweet Thing do norte-irlandês Van Morrison (ficou conhecido por Brown Eyed Girl) diz (em tradução literal) "eu nunca crescerei tão velho de novo". ()

Update:

Tem razão, Curiosa, com os filhos você revive alguns momentos da infância.

Update 3:

É, Joaquim , as responsabilidades vem, as recompensas também, o negócio é gerenciar isso a longo prazo.

Update 5:

Nininha, se cada pessoa fizesse 1 hora por dia o que mais gosta talvez não existissem chatos no mundo. O problema é que esse tipo de chato é peçonhento, ele não faria outra coisa nessa uma hora a não ser aborrecer os outros mostrando como ele é chato.

Update 7:

É, Jonny, muita gente se deixa levar por sua posição na sociedade e esquece de ser autêntico. Claro que existem situações profissionais onde temos que demonstrar um comportamento sério.

Quando dava aulas nas faculdades, antes de sair da sala dos professores, respirava fundo e "me vestia" da personagem "o professor". Me sentia um ator. O conteúdo eu dominava mas nunca me convenci muito do modelo esperado. Talvez porque no ambiente acadêmico existissem alguns mestres e doutores que você imaginava na hora:"será que esse cara já foi criança ou adolescente? Ou nasceu já todo recheado de teses e seriedade?

Comments

• Nós não sabemos responder sua pergunta,

há momentos da criança interior vir à tona,

e brincar com a responsabilidade cotidiana,

ter alegria,

mas,

na maior parte do tempo,

somos ultrachatos!

• Olá meu caro amigo, apesar do meu estado de espírito não ser o melhor, por motivos inerentes à minha vida, de qualquer forma, responder no YR é hoje, mais do que nunca, o meu subterfúgio, e portanto, vou tentar deixar aqui a minha opinião sobre esta questão...

Eu diria que fui adulto antes do tempo, hoje estou com 26 anos, sei que a maior parte das pessoas acham que eu sou uma pessoa com mais idade, o que me preocupa, pois minha responsabilidade torna-se imensa, mas não... sou apenas um jovem que amadureceu antes do tempo, e que desde cedo conviveu com a vida adulta, já que para mim a adolescência não existiu, eu quase que pulei essa parte da minha vida, ou então não quero lembrar das loucuras que os teenagers costumam cometer nessa idade..., só de pensar que os jovens da minha geração se entretinham no levantamentos de copos e demais aventuras... fico extasiado de dor...

O facto de eu me tornar adulto, prematuramente, me levou a manter meu estilo de vida; ainda hoje, faço muitas das coisas que fazia quando tinha 18 anos, embora quando estou no meu trabalho jamais me posso comportar como um individuo que gosta de andar descalço, ou então que adora dar uns chutes numa bola... Mas quando saio dele... volto a vestir a roupa de "moleke", e não perco nenhuma peladinha.

Para mim, a vida adulta foi como um processo de continuidade, pois acredito que nunca chegarei ao patamar do individuo chato e aborrecido, no dia em que eu deixar de fazer as minhas "bobagens", então é sinal de que a minha geração levou a melhor sobre mim, e que eu apenas sou mais um engravatado que deixou de dizer piadas no trabalho porque o patrão pode não gostar... sinceramente, faço tudo que me dá na gana, com algumas excepções... mas continuo a me divertir em todos os cantos que frequento... mas também não sou casado, por vezes, o adensar de responsabilidades tem esse efeito... (Incompreensível)

Concluo assim, que não é pelo facto de eu ter uma hipotética posição na sociedade, que eu vou mudar minha forma de agir ou o meu comportamento - só porque os outros o fazem... acho isso um completo disparate...

Amadurecer não é sinonimo de estagnação, a vida adulta não é sinonimo de fim dos tempos... a idade adulta é o culminar de vários anos de estudo e de experiências... que nos pode permitir exercer uma determinada actividade, mas mantendo nossos padrões de atitude e hábitos... não é porque aumentam as nossas responsabilidades que devemos mudar nosso quotidiano...

Se um dia eu mudar... coisa que não acredito... então é sinal de que virei um strogonoff de camarão...

Abraços...

Comentário extra:

Olá meu caro Heine, eu também já passei por esse ambiente, apesar de nunca ter dado aulas, trabalhei num centro de investigação Social em Coimbra (CES); e o facto de lidar com vários doutorados, e mestres me obrigou a ter uma atitude condizente com a ocasião; por muito que me sentisse um mau actor, de qualquer forma tinha que ser...

Trabalhei em investigação social durante um ano, logo após a minha pós-graduação em Sociologia das catástrofes Naturais; hoje não exerço nessa área, pois cheguei a um ponto que a investigação científica em Portugal não é para mim, várias vezes me senti um escravo dos doutorados, na realidade nós lhe fazíamos a papa toda, e no fim, eram eles que levavam os louros... o nosso trabalho era rapidamente esquecido; fartei-me de fazer entrevistas, inquéritos, sondagens, etc, etc...

Mas não me arrependo, foi um ano de enorme aprendizagem, mas acabei por desistir e procurar o meu próprio negócio, onde o sucesso e o desaire dependerá sempre de mim... e foi assim que vim parar ao Rio de Janeiro onde vive um tio meu, também ele português, mas com 50 anos de Brasil...

No fim de contas, desisti do sonho de viver apenas para a investigação científica, para me dedicar a uma vida sossegada, onde posso me divertir a meu belo prazer, evitando uma vida de formalismos, dos quais sou inimigo...

Abraços...

• Acho que muitas pessoas quando em uma dessas situações que vc apresentou, volta a viver naquele mundo egocentrista da primeira infância. Seu único assunto é sobre emprego, sobre os atritos com os colegas, sua vida a dois. Ao fim do encontro, o outro já sabe todos os termos técnicos sobre diversas profissões de tanto ouvir falar[ou reclamar].

O segundo parágrafo traz uma discussão interessante- ao mesmo tempo que se tornam 'chatos' mais cedo, são infantis, adolescentes tardios; mas quando de uma 'idade avançada', querem voltar tudo e aproveitar a adolescência como não puderam no passado. Humanos...rs

Venho percebendo como de repente, eu cresci; a vidinha adolescente, as conversas, as crises, não suporto mais. Como se eu tivesse passando por uma outra fase- não sei se é o tempo, as situações adversas que tive esse ano- como em um conto de fadas em que a heroína, criança pega o espelho e quando se olha, já está crescida. Que Vanessa está nascendo disso, não sei; não posso esperar que seja do tipo 'legalzona' porque nunca fui- essa é uma das poucas certezas, heheh.

mas não me impede de dar umas patinadas de vez em quando.

[patinadas em todos os sentidos, ahaha]

__

Já tentei ser diferente, viver rindo de tudo, dando gritinhos no meio na rua como minhas amigas, contando as últimas fofocas dos famosos...ser normal, como qualquer guria de minha idade[na época], enfim; mas eu vi que não era infeliz vivendo da maneira que tinha vivido sempre; os outros é que achavam.

Mas isso não me faz melhor[ou pior] que ninguém.

boas noites,

um beijo.

• Se vc parar pra pensar,as responsabilidades não começam só na vida adulta.Elas começam desde o jardim de infância e vão aumentando a cada ano.Começam as preocupações com deveres de casa,dia de provas e assim por diante.E vc não se sente um chato,por que? É porque vc reservou um tempo pra vc mesmo.Com todas as tarefas escolares vc não abre mão de seu momento de brincar,se divertir de algum jeito.A cada dia e ano que passar,continue a separar um tempo pra você,e tenha sempre a idéia de nunca esquecer a infancia e adolescencia quando for adulto.É voce que pode mudar a vida de adulto.Seja sempre vc mesmo,procurando a amizade de todos como fazem crianças e adolescentes,e ser amigo de todos.Nunca seja egoísta,dê oportunidade aos outros de te mostrarem quem são. E lembre que a variedade de seres vivos e cores que existem na Natureza,significa que o Criador não quer adultos chatos,e sim adultos flexíveis,ou seja,que se adaptam a situações para beneficiar outros,sem esquecer de si mesmo.

• ☼ Ser experiente não necessariamente quer dizer que somos antiquados.

Podemos ter nossas responsabilidades, cumprir nossos deveres sem deixar nossa autenticidade e bom humor influenciar em nossas ações.

A chatice é algo que na minha opinião independe de idade ☼

Bom fds.

• hum... sim quando se é adulto temos que repensar algumas prioridades, devemos ser mais responsáveis e por isso acabamos por ficar sem tanto tempo como antes, natural!

mas quanto a ficar chato... penso que vai de pessoa pra pessoa, tenho emprego, amigos, saio, me divirto, toco meu violão, baixo... falo besteira pra caramba, as ajudo a sustentar uma casa!

ser chato não depende da sua faixa etária, mas sim das escolhas que vc faz em sua vida! e melhor que sair pra se divertir com o dinheiro da mesada é sair pra se divertir com o dinheiro que vc ralou pra conseguir!

att

• Vá por mim que sou mais velha: só se torna um adulto chato, sem humor, sem fazer travessuras, levando tudo a sério demais, aquele que matou a sua criança interior. Se nós a conservamos, envelhecemos na idade, na aparência, mas sem perder as responsabilidades que assumimos. Continuamos jovens de cabeça, sempre dispostos a um gesto descontraído e juntando um monte de gente jovem em torno da gente, por gostarem da gente e não por desempenharmos o papel ridículo de adolescente de 50 anos, que quer ser o bonzão, quer competir com filhos e até com netos. Seja você mesmo e esqueça o calendário. O segredo é não se dar importância demais.

• É a vida adulta, é realmente cheia de responsabilidades mesmo, mas se vivermos bem aproveitando cada fase de nossas vidas, qdo precisarmos "crescer", casando, tendo filhos e mudando o modo de pensar de individual para Familiar, talvez não sejamos um adulto tão chato, e sim um adulto que viveu bem o seu tempo, agora abre este espaço "despreocupado"para os filhos.

Sign In or Register to comment.