Como agir com filho adolescente de 16 anos?

Preciso de ajudar não sei como proceder, pois eu sempre trabalhei fora e tento dar o possível pra ele e acabo sempre cobrando dele um melhor desempenho na escola, pois ele além de estudar me ajuda nos afazeres domésticos (lava a louça, arruma o quarto quando eu brigo com ele) e ele está indo muito mal na escola e eu fui cobrar ele e ele se alterou comigo tentou me enfrentar e eu bati nele e ele continuou me enfrentando e me dizendo que eu vivo pressionando ele eu não sei como agir de agora pra frente com ele, pois tenho medo de agir de maneira errada e afastar ele de mim.

Por favor se alguém já teve essa experiência me ajude pois estou apavorada.

Comments

• Olá Neila, filho nessa idade não é fácil, tenho um garoto que está com 15 anos e sei bem o que vc está passando. Veja bem! Pelo que pude ver o seu garoto é uma pessoa que de alguma forma te ajuda e nesse período de adolescência ele vai precisar e muito da sua ajuda, seja nas tarefas do colégio ou nas dúvidas da vida. Não foi uma boa idéia bater nele, mas não baixe a cabeça porque afinal vc só está querendo o bem dele. O melhor desempenho escolar dele vc irá encontrar quando de alguma forma vc conseguir achar o ponto que ele está tendo dificuldade, se for o caso de vc não ter tempo arrume alguém para que possa acompanhar o aprendizado dele, mas desde que seja uma pessoa responsável, se vc está trabalhando e não tem condições de pagar uma pessoa tente com um amigo ou quem sabe até um parente, mas não desanime, afinal de contas os nossos filhos são alvos fáceis e se dermos bobeira os traficantes estão ai para adota-los. Converse francamente com ele e diga que não pretende mais bater nele, pois fica feio um Homem está apanhando e que de agora em diante para vc ele não é mais uma criança e sim o Homem da sua vida. Consiga um dia de folga e dê folga a ele justamente num dia em que ele teria aula, saiam juntos, tomem sorvetes, comam pipocas, leve-o para um local onde vc possa olhar nos olhos dele e dizer: Filho eu te amo!

Peço a Deus que vcs consigam ser mais felizes e Deus quer sim!

• Naila, antes de tudo, vc precisa averiguar com quem seu filho anda, quem são seus amigos, se vai mesmo ao colégio. Importante saber se o garoto não está tendo contato com drogas, ok? Não adianta brigas, sovas... vc precisa saber o que está acontecendo de errado com o garoto. Tá me cheirando MÁS COMPANHIAS, ALÉM DA IDADE MEI DEFICIL, onde ficam feios, desengonçados, a fala mudando..E é , nesta época que os traficantes, "fisgam" o que chamam de BOBO DA IDADE...Depois, procure um bom psicologo,vai saber te orientar... MEUS FILHOS JÁ COMEÇARAM TRABALHAR AOS 14 ANOS... poucas horas por dia, depois colégio, academia: o esporte ajuda muito neste período... e cobrava sim, os estudos, nada de festinhas ou chegar em casa de "cara cheia"..."MENTE OCIOSA, OFICINA DO DIABO" onde os amigos da safadeza deita e ****...Bjos e boa sorte, minha amiga!!!

• Naum nunka tive essa experiência...!

Mais já tive 16 anos e acho que dessa idade pra cá naum mudei muito pois tenho apenas 18...

Olha Neila ser adolecente é complicado mesmo...!

Vc naum está fazendo nada de errado não...!

Exceto em bater nele...!

16 anos ainda somos criaça e estamos começando a formar as nossas próprias idéias...!

Vc naum deve bater nele seja segura e pressione ele sim,mais na medida certa...!

Vc naum pode deixar ele fazer oki ele kiser e vc apenas concordar naum,pq quando isso acontece começamos a fazer apenas oki queremos e apenas avisar aos nossos pais...!

Mesmo com 18 anos me considero uma criança e uma criança cheia de tarefas...Rss

Converse com ele nunka discuta mantenha o controle da conversa,não grite para impor o respeito e tenha sempre a conversa na palma da sua mão...!

Não bata nele,exija ke ele faça as coisas da forma que vc quer,pois vc é a mãe.Há e naum bata nele mesmo se ele te fizer muita raiva,a melhor opção seria vc colocar ele de castigo e tirar dele aos poucos tudo aquilo que ele mais gosta...!

Aki gostaria de conversar com vc,pois vc é mãe e eu sou filho,então acho poderiamos nos ajudar através do msn...

Msn:

[email protected]

há responde a minha pergunta ae.....!

**

**

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ar...

**

**

Bjus

BoasortE

• tente conversar com ele sem cobrar tanto e mostre a ele o quanto vc o ama.e se preocupa com ele.

• tenta ver o lado dele.

as vezes não é bom cobrar demais!!

ele está passando algo conturbado na vida? (tudo influencia o desempenho)

ele está namorando ou com uma "paixonite"?

tente faze-lo se interessar mais pela escola...

e peça desculpa por ter batido nele (é um absurdo ter que pedir desculpas mais pode funcionar)...

espero ter ajudado!!

• olá meu nome é felipe e tenho 17 anos

primeiro q bater nele não vai resolver nada

se ele te enfrenta com 16 imagina com 20

ele vai te quebrar a tua cara, :(

cobrar é normal mesmo

meu pai me cobra tbm

se não cobrar ele relaxa msm e desanda

tem q cobrar

ir mal na escola rsrsrsrs

muita gente vai mal na escola

mais ai vc tem q ver pq ele ta indo mal

sera q ele ta tendo mt trabalho doméstico e não consegue se concentrar nos estudos?

ou esta triste ou revoltado pq vc bate nele?

uma coisa é certa todo filho ama seus pais

trate ele bem q ele irá tratar vc bem

abrç

.....sobre o comentario do rodrigo

cara vc não ta criando um filho

e sim um cachorro

nossa se eu fosse seu filho concerteza ja tinha fugido de casa

esse sim é um exemplo de mal pai

meu deus

• Não deixe ele te intimidar Neila, mantenha-se firme pois independente do tamanho dele é você quem manda.

Não fique com medo de "perder amizade" do seu filho, porque ele é seu filho não seu amigo. Com o tempo ele próprio vai perceber que o que você fez foi para o bem dele.

Quanto à escolha, explique que é obrigação dele ir bem, pois ele só faz isso. Diga que se ele não melhorar, que ele terá que trabalhar.

E o baixo desempenho não pode gerar apenas brigas (não é você que tem que sair penalizada é ele), mas deve gerar perda de privilégios. Cada nota baixa perde uma coisa que ele gosta, video game, TV no quarto, internet, dinheiro pra sair com amigos.

Minha filha tem apenas 13 anos, mas já imponho a ela todas essas restrições quando acho que devo.

Não se esqueça, dentro da sua casa É VOCÊ quem dá as regras. Ele fica no computador, joga video game, vê tv SE VOCÊ quiser.

.

[]'s

.

Rodrigo Piedade

http://rodrigo-vovo.mybrute.com/

My Bryute - Um jogo viciante

• Eu não tive essa experiência porque tenho a idade do seu filho,rs.

Mais nada além do que uma gênero da mesma idade possa ajudar né? O seu filho tem irmãos ? Se não tiver é uma carência que reflete na coisa que mais precisa de atenção, o estudo! Se ele tiver, é a falta da senhora mesmo! Não adianta MAIS bater nele, ele já está bem grandinho para traçar seu próprio caminho, nessa idade surgem muitas incertezas nas nossas vidas que demos uma balançada drástica, para eu estar aqui trabalhando agora eu já passei também por uma fase, trazendo muita " violência" da minha mãe, ou seja, ela também me batia quando eu tirava notas ruins ou quando a enfretava! Isso eu posso dizer de boca cheia que não resolveu em nada,a nossa fase passou e percebemos o que é melhor pra gente.

Converse muito com ele, é só essa a solução!

Beijos

• Neila !!!

Realmente vc esta perdida como educadora de um adolescente.

procure um terapeuta ,sabe existe este tipo de profissional de graça ,se informe ai na sua cidade.Sempre é bom buscar ajuda e vc precisa tanto ou mais que seu filho.

Porque vc me dizer que bateu em seu filho como se fosse a coisa mais natural.É o fim,

Não se deve bater nem em animal pra educar.

Eu estou falando com base ,pois eduquei dois filhos sem bater ,e são otimas pessoas.

Claro que tiveram as fazes de rebeldia ,de relachamento nos estudos.todos´passam por estas coisas.

Mas busque o dialogo com seu filho.

Em primeiro lugar se desculpe por bater e sentem e conversem ,coloquem pra fora ,busca a amizade e o amor dele,e seja realmente a mãe dele,eduque ele com amor.

Use o amor que vc tem por ele ,converse muito ,e diga a ele os sonhos bons que tem para ele ,mas que vcs tem que lutar juntos por eles.

Beijosssssss

• a solução é aplica castigo e umas boas palmadas

digo pois sou pai também de uma garota de 16anos

Sign In or Register to comment.