Como era na adolescência, seus planos e suas ações?

Você decidia fazer as coisas por conta própria?

Tentava levar seus amigos junto?

Faria mesmo se ninguém fizesse junto contigo?

Ou só faria se alguem fizesse junto?

Se alguém te convidasse para fazer algo junto, voce faria pela amizade, pelo companheirismo, pela curiosidade?

Estou de falando de coisas como Inglês, Karatê, Yoga, Teatro, Música, origami, faculdade, mudar de cidade... essas coisas sérias!

E como é hoje em dia?

Voce continua sendo influenciador(a) de opiniôes?

Continua inseguro(a) nas descisões?

Precisa de alguém junto pra dar aquela força?

Pergunto isso, porque acredito que somos o que somos desde infância.

Claro que o meio influencia, mas creio que, na média, eu disse ná média, não passa de 20% de influência.

Ou seja, o comportamento NATO, aquele que se percebe nas crianças desde cedo, será mandatório, majoritário, ou seja, será aquele comportamento predominante no indivíduo.

Claro que há exceções: Por exemplo, um gago que vira humorista, ou um cara tímido que pode ser até um palestrante...

Mas isso são RARÍSSIMAS exceções.

O correto e previsível é um cara tímido ser tímido para sempre. Conforme chega a fase adulta, ele vai ter que se virar e então a timidez vai se esvaindo, mas para sempre ele será uma pessoa introvertida.

Um líder, um formador de opinião, aquela pessoa carismática com voz doce e um papo agradável e brincalhão, sempre será solicitado e popular.

Analistas são tímidos.

Líderes (executivos) são populares.

Quem é você? Como chegou a ser o que é?

Habilidade NATA, ou desenvolvimento ÁRDUO e contraditório às estatísticas?

Comments

• Olá!

Juro por Deus que achei a pergunta interessante ... Somente quando cheguei aqui, vi o autor. Cara, tu é um "perguntador" excelente. Não tenho sua habilidade, confesso, sem qualquer vergonha!

Na minha adolescência eu era solitário. (rs) E por solidão, compreenda-se algo não pejorativo. A solidão me fez bem. Enquanto meus "amigos", década de 70, queriam ir às pizzarias beber alcoólicos e fazer bagunça, eu não dispensava um bom filme do Woody Allen.

O belo e o profundo já me arrastavam ao encontro, e eu, brigava comigo o tempo todo: a quinta sinfonia de Beethoven é melhor que beber cerveja na pizzaria da esquina!

Tentava arrastá-los? Sim! Como tentei! Só faltou amarrar amigos, traze-los à força a um MUNDO NOVO, do qual nem suspeitavam da existência. Inútil! (rs) Não arrastei ninguém para os meus gostos. Fulano? (eu) Fulano é "esquisito". E assim, o "esquisito" aqui passou pela adolescência.

Só havia uma coisa que meus amigos conseguiam me arrastar: para os bailes da vida! Naquele tempo, haviam muitos bailinhos pelas vilas, periferias de São Paulo. Para os bailes, conseguiam me levar. Era a ocasião - tão esperada - de juntar meu corpinho aos das meninas, dançar coladinho, bem juntinho. Ô coisa boa! Ô saudades! (rs)

Aos 16 anos, isto mesmo 16!, para provar em definitivo que era um "esquisito", eu "piquei a mula" da casa dos pais, com uma garota grávida debaixo dos braços, enquanto meus amigos queriam simplesmente ir para o "colegial" com notas boas.

E o "esquisito" foi pai aos 17, às suas próprias expensas, tudo que havia no meu novo lar era produto do meu trabalho.

Rebeldia. A rebeldia, a "vida" me acompanhou, foram minhas "namoradas fieis". Como dizia o Belchior, "eu escolhi a vida como minha namorada, com quem vou brincar de amor a vida inteira".

Hoje em dia, continuo sendo SENHOR ABSOLUTO do meu destino, e considero-me a EXCEÇÃO, pois deixei a TIMIDEZ de lado e da REBELDIA conservo somente alguns traços, os mais importantes.

Mais ainda conservo a personalidade avessa à seguir as multidões: por conta do Nelson Rodrigues, que dizia que "toda a unanimidade é burra" (rs)

Ler nas entrelinhas ou ver coisas que os outros não vêem, é minha maior especialidade.

Sou, pois, seguro nas minhas decisões, mas não sou um ignorante, um sujeito das cavernas. Sou bem auto-crítico.

E estou mais para o desenvolvimento ÁRDUO.

Habilidades natas eu não as tenho. Talvez tenha a da sobrevîvência, a de lutar pela vida. Será que isto é habilidade ou única alternativa? (rs)

Tudo foi conquistado na batalha, nas trincheiras, no suor.

E a solidão dos tempos de menino transformou-se em outra coisa: a solidão dos tempos de adulto. (rs)

Nada mudou, porque eu não mudei.

Dizem que a sorte (no sentido de destino) dos "inteligentes" é a solidão. Não que me considere uma inteligência infinita, longe disto, mas que a frase é muito bonita, isto é!

Espero ter conseguido responder à altura que a pergunta merece. Se consegui acertar na trave, já me dou por satisfeito.

Acertar na trave, na altura do meu campeonato, já pode ser considerado vitória.

Tchau e boa noite a todos.

• Ñ escrevo tão bem qt a Girl e o Menino, mas vamos lah... rssss

A minha adolescência foi mt sofrida e difícil. Fui obrigada a sair de casa, quase criança, p/ manter minha integridade fisica e moral. Aqueles q deveriam me amar, cuidar de mim, tinham outros interesses e me deixaram a mercê da sorte. Sinto q meus pais poderiam ter dialogado mais comigo... me sentia mt isolada dentro do meu quarto, tinha uma pessoa dentro da minha casa que ficava me provocando, me tratando mal, abusando de mim. Meus pais sabiam, viam tudo e nada faziam para aliviar meu sofrimento.. realmente me sentia um bicho... hj estou conseguindo me livrar dos sentimentos negativos e traumas dessa fase da minha vida. Sou mãe solteira, sigo em frente com a minha vida da melhor maneira possível, cumpro a minha parte como mãe. Sigo em frente com a minha vida da melhor maneira possível..o restante o Senhor lah do céu toma conta p/ mim.

• Oi, Zé!

A minha adolescência dos 15 aos 17 anos foi um período da minha vida que se eu pudesse esquecer ou voltar atrás e fazer tudo diferente, eu faria.

Primeiro pq eu era uma garota super tímida. Então sentia dificuldades em me entrosar na escola nova. Nessa idade você acha que sabe das coisas, que é adulto, mas não é. Isso já é uma droga, você se frusta milhões de vezes muito mais fácil quando você não tem maturidade do que quando você tem para encarar certo tipo de problema.

E eu tinha um namorado bem doido nessa época dos 15 aos 17. Que fez com que eu saísse do eixo de todas as formas possíveis. No começo era uma maravilha o namoro, mas depois se tornou obsessivo (para ele) de uma forma indescritível. E isso me derrubou na época.

Além disso, eu era uma pessoa que fazia as coisas por conta própria... não precisava levar meus amigos junto comigo, fazia eu mesma o que tinha que ser feito sozinha. E até hoje eu sou assim. Acho que fazer as coisas por conta própria é muito mais rápido do que se esperar que alguém faça. Na época da adolescência, eu tive depressão. Mas fui me tratando e hoje dizem que eu sou outra pessoa.

Mas é claro que a pessoa só vai mudando aos poucos com terapia, e quando quer mudar. Continuo sendo tímida, mas não como antes. Sou daquele tipo de pessoa que mais observo do que falo em um grupo de pessoas que não conheço ou que não tenho intimidade. Mas quando me sinto à vontade, falo pelos cotovelos e vivo fazendo os outros rirem. Sou daquele tipo de pessoa que adora fazer piadinha em tudo que vê, sabe? Adoro conversar, conversar, conversar... afinal, bom papo e inteligência é tudo!

Meus amigos que dizem "Você só tem cara de santa, de quietinha... pq no fundo é o oposto." E é mais ou menos isso mesmo. Acho que todos nós temos nossas neuras, timidez, mas temos tbm o nosso "outro" lado, do qual poucos têm o privilégio de conhecer.

• Zé,

Minha adolescência foi cheia de alegrias e decepções comuns a qq pessoa. Mais perdi um pouco dela, já que me casei a primeira vez aos 17 anos e me separei aos 19, me casando novamente aos 23, estando casada até hoje, graças a Deus!!

Bjssssss

• quando eu era adolescente, eu estudava muito, sempre gostei e tinha muitas amigas queridas que ta´mbém faziam cursinho comigo e nós parecíamos yenas doidas...nós levávamos muito a sério o vestibular, mas tb tínhamos muito senso de humor, nessa época tb eu conheci o meu marido q tb deu um sentido diferente para a minha vida...enfim...na adolescencia começou tudo q ia me faser mudar tanto...hoje em dia naum é a mesma coisa, pq eu passei por coisas q me mudaram e hoje eu continua uma yena, mas mais controlada rsrsrs

• Minha adolescência foi uma época mt sofrida... tinha uma época em que eu era influenciada pelas minhas amigas, usava todo tipo de drogas, fazia sexo com estranhos, era popular, mas me sentia um lixo. Foi uma fase mt difícil p/ mim!!! Hj em dia sou o oposto disso td, cresci, amadureci... casei... tenho 4 filhos maravilhosos... e posso dizer, vendo a experiencia que os meus filhos passam, hj em dia sou mais conservadora, afinal, tenho 48 anos. Td na vida passa, meu querido...basta querer mudar, querer façar isso acontecer.

• eu tenhos meu propios sonho q espero q elle relaizer e ñ pressios de nimguem p/ ir junto com migo pq eu so pressiso do meu esfoço

• eu ainda tou ainda tenho 15 anos, mas eu faço pke eu qro mas claro q prefiro fazer com um amigo!

Sign In or Register to comment.