qua a relação entre capitalismo e consumismo?
Preciso de um resumo que não seja artificial(pode ser tirado da internet,mas que pareça que foi feito com minhas palavras) estou tentando encontrar um aqui mas não consigo,eu não tive tempo para fazer com minhas próprias palavras,então preciso de alguém que entenda do assunto,muito obrigada.
Comments
Você poderia estudar. Descobriria coisas interessantes e até, quem sabe, mudaria algo no mundo. Juízo, menina!! Mas vamos lá...
Em 1991, houve uma reunião em Washington que se tornou célebre como sendo o "Consenso de Washington". Essa reunião se instaurou logo após a queda da URSS.
Nela estabeleceu-se que a melhor forma de sistema (modo de produção) seria o "Livre Mercado", onde todo o sistema produtivo (produção de bens e serviços para a sociedade) é baseado na premissa da "lei" da Demanda e da Oferta. A isto deu-se o nome de "Neoliberalismo" (ou seja, é o Capitalismo funcionando em sua plenitude).
O livre mercado estabelece que as forças produtivas são determinadas pela concorrência que, pela "mão invisível" da economia, buscará a maximização dos lucros e a minimização dos custos. O preço, portanto, determina a própria vida em sociedade e, seu fundamento, é o consumidor.
O consumidor, seguindo a lógica do sistema, tentará maximizar seu prazer e minimizar seu sofrimento através da maximização do seu consumo com a minimização do gasto de sua renda (Curva de Restrição Orçamentária).
Como a lógica do sistema capitalista (como já se disse) é a de maximização dos lucros com a minimização dos custo, inerentemente, acaba por acumular bens de produção. Esses bens de produção ampliam a capacidade do sistema produtivo. Ou seja, produz mais do que havia produzido anteriormente.
Assim, é necessário que se aumente o consumo do diferencial da produção, levando a mais acumulação e a mais produção.
Logo, o sistema, mecânicamente, estimula o consumismo.
Embora não faça parte da sua pergunta, o processo tem consequências que vão além do "mero" consumismo.
Como quem determina o que produzir, comprar e vender é a "lei" do Mercado (Oferta X Demanda, reguladas através do sistema de preços), não existe mais a necessidade de reuniões ou outras formas de decisões coletivas, a não ser a do Mercado individualizado (do indivíduo).
Assim, questões como "Ética", "Moral", "Democracia" dentre outras - que imperavam (e ainda imperam misticamente) no subconsiente social -, são, agora, determinadas TAMBÉM pela lógica do Mercado (do consumo; do consumismo), não cabendo, portanto, sentimentos subjetivos (ou coletivos) que interfiram na lógica do Livre Mercado - a não ser os sentimentos "objetivos" individuais.
Essa lógica exclui os valores morais (construidos ao longo do tempo pelas sociedades descidindo em coletividade para o bem comum), que perderam COMPLETAMENTE os espaços, mantendo-se somente a "moral" do consumo "turbinada" pela lógica do livre mercado (consumismo futil, banal, desnecessário e, na maioria das vezes, arrogante).
Gostaria que os efeitos fossem outros, mas... c'est la vie!!!
Espero ter ajudado (a mudar alguma coisa das suas ideias).
Um forte abraço e sucesso.