Se na arca da aliança havia escultura de anjos por que é errado se ter imagens?
Para o interior do Santo dos Santos, mandou esculpir dois querubins e os revestiu de ouro.” (conf. 2 Crônicas 3,10-14). Havia esculturas de Bois e flores (conf. 2 Crônicas 4,3-5) e continua “Quando Salomão terminou essa prece, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto com os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu o templo. Os sacerdotes não podiam entrar no templo do Senhor, tanta era a glória que enchia o edifício.” (conf. 2 Crônicas 7,1-2). Onde está a maldição?
“Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão estes querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada.” (Êxodo 25,17-20)
“Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.” (Êxodo 25,22)
Comments
Caro Bruno Cesar,
Certamente, o 2º mandamento é muito claro! (1)
E existem muitas exortações feitas pelos profetas a respeito do assunto.
Eis aqui alguns poucos exemplos. (3)
Porém, como já foi respondido, o alvo da adoração era - é e sempre será - Deus.
Os querubins e outros ornamentos, na minha opinião, tinham como objetivo mostrar, ao povo de Israel, a "sacralidade", a santidade do local onde Deus se manifestava ao sumo-sacerdote.
Vamos observar as outras respostas...
Um abraço, meu caro Bruno Cesar!
pois o homem apega-se as imagens atribuindo os milagres a estas dos quais DEUS realiza, não devemos adorar imagem pois o único a ser adorado é o senhor e toda honra e gloria é dele, o unico digno d ser adorado, Deus não está em imagens mais sim em nosso coraçao. A paz.
Naquele tempo, para demonstrar que YHWH é " dos exércitos" ( tem milhões de anjos sob o Seu Comando) , visto que " a arca do pacto" ( aliança, testamento, etc.) era " algo sagrado" e que deveria ser respeitado, haja vista também que o povo era " meio cabeça de bagre" , quem não autorizado pusesse a mão na nesta arca , morria fulminado instantaneamente. E os anjos executores eram os querubins. Mas, hoje, não precisamos mais desta arca ( ela não existe mais) , de modo similar, não precisamos mais fazer uma imagem de anjos ou coisa parecida para " auxiliar " em nossa fé.
João 4 : 23, 24
Palavras do Sr. Caboclo das Sete Encruzilhadas quando da instituição da Umbanda:
"Meus irmãos: sejam humildes, tenham amor no coração, amor de irmão para irmão, porque vossas mediunidades ficarão mais puras, servindo aos espÃritos superiores que venham a baixar entre vós; é preciso que os aparelhos estejam sempre limpos, os instrumentos afinados com as virtudes que Jesus pregou aqui na Terra, para que tenhamos boas comunicações e proteção para aqueles que virão em busca de socorro nas casas de Umbanda.
Tenho uma coisa a vos pedir: se Jesus veio ao planeta Terra na humildade de uma manjedoura, não foi por acaso. Assim o Pai determinou. Podia ter procurado a casa de um potentado da época, mas foi escolher aquela que havia de ser sua mãe, este espÃrito que viria traçar à humanidade os passos para obter paz, saúde e felicidade. Que o nascimento de Jesus, a humildade que Ele baixou à Terra, sirvam de exemplos, iluminando os vossos espÃritos, tirando os escuros de maldade por pensamento ou práticas; que Deus perdoe as maldades que possam ter sido pensadas, para que a paz possa reinar em vossos corações e nos vossos lares. Fechai os olhos para a casa do vizinho; fechai a boca para não murmurar contra quem quer que seja; não julgueis para não serdes julgados; acreditai em Deus e a paz entrará em vosso lar. à dos Evangelhos. Eu, meus irmãos, como o menor espÃrito que baixou à Terra, mas amigo de todos, numa concentração perfeita dos companheiros que me rodeiam neste momento, peço que eles sintam a necessidade de cada um de vós e que, ao sairdes deste templo de caridade, encontreis os caminhos abertos, vossos enfermos melhorados e curados, e a saúde para sempre em vossa matéria.
Com um voto de paz, saúde e felicidade, com humildade, amor e caridade, sou e sempre serei o humilde Caboclo das Sete Encruzilhadas".
16/11/1908
Bom a bÃblia diz: Farás dois querubins de ouro....
Mas ela não diz que devemos adora-los, até pq os anjos de Deus não aceitam adoração ( Apocalipse 19.10)
p.q. a Arca simbolizava as coisas espirituais, ninguém se prostrava para as imagens
abraços
São apenas contos...
OS QUERUBINS ERA COMO UMA ALÃA PRA ~SE LEVANTAR A TAMPA DÃÃÃÃÃÃÃÃÃ.
JÃ JÃ APARECE UM CRENTÃO E TE RESPONDE