por que o clima da região sul e sudeste são diferente do resto do pais?

eu moro no sul e sempre vem uma duvida por que sempre tem que ser o que faz mais frio durante o ano temperatura a baixo de 5 graus não faz tanto calor se faz calor fica entre 20 27 graus eu vejo do estado de s paulo pra cima fazendo 40 35 graus e eu queria saber porque e que tipo de clima

Comments

• É simples, grandes massas de ar seco cobrem o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste assim as frentes frias atuam apenas no sul e as massas de ar polar também atuam no Sul mas quando são intensas essas massas de ar polar conseguem avançar Brasil adentro. As massas de ar seco que atuam no centro do Brasil são quentes por isso as altas temperaturas. Eu moro no RS e adoro o frio.

• Isso com base na linha do equador quanto mais baixo mais baixa a temperatura, quanto mais alto mais alta a temperatura um exemplo típico é o nordeste/norte o calor insuportável, no sudeste o clima predominante é o clima tropical de altitude, no sul é o clima subtropical, ou seja mais frio. :)

Entenda mais sobre a linha do Equador: http://www.brasilescola.com/geografia/linha-equado...

• Sei lá '-'

Sign In or Register to comment.