Você é normal.......?

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." - Friedrich Nietzsche

"NORMOSE"

(a doença de ser normal)

Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito "normal" é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Bebe socialmente, está de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma que está passando por algum problema. Quem não se "normaliza", quem não se encaixa nesses padrões, acaba adoecendo.

A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento.

A pergunta a ser feita é: quem espera o quê de nós? Quem são esses ditadores de comportamento que "exercem" tanto poder sobre nossas vidas? Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados.

A normose não é brincadeira. Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer ser o que não se precisa ser. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar? Então, como aliviar os sintomas desta doença? Um pouco de auto-estima basta.

Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras bovinamente, e sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo. Criaram o seu "normal" e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original. Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.

Eu simpatizo cada vez mais com aqueles que lutam para remover obstáculos mentais e emocionais e tentam viver de forma mais íntegra, simples e sincera. Para mim são os verdadeiros normais, porque não conseguem colocar máscaras ou simular situações. Se parecem sofrer, é porque estão sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma lhes é iluminada.

Por isso divulgue o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.

- Michel Schimidt -

Psicoterapeuta

Beijos meus queridos

Comments

• Bruxxexx!..Rsrsrs

Querida,

O nível, de normalidade de qualquer um daqui, do Yahoo respostas é baixíssimo!,rsrsrsrsrs

Salve LÚCIFER!..

Guardiã, das portas do inferno!

Aquele, que deteve os maus, e apresentou aos bons, vossa luz!...

SALVE!, Á JESUS CRISTO!

Que por nós, morreu na cruz!, repassai-vos nossos ensinamentos, e assim será vossa presença!.

Escutando, Enya, e reflexionando sobre algumas têses,já antiquadas!..

Em sua pergunta, pude concluir.. que...nenhum ser nesta face da Terra, é e pôde ter uma normalidade, casual á seu intelecto superior, que permanece ao pensamento, de nosso sábios.

Então, mis Dama, dás loucuras...

Ao que percebemos, apesar da perplexidade da consciência Humana, é mas, fácil ser louco, do que normal..

Volveremos en um mundo, que estàs repleto de de la insanidad, e vuestros pensamientos,mudarão.

SEJAMOS FELIZES,VIVEREMOS À NOSSO MUNDO LOUCO!..

• Bruxa,

Adorei o texto, eu não sou normal, Graças a Deus!!

Vou te deixar aqui um trecho maravilhoso de um livro que amo demais, o Lobo da Estepe de Hermann Hesse:

"Muito se teria de dizer sobre esse contentamento e essa ausênica de dor, sobre esse dias suportáveis e submissos, nos quais nem o sofrimento nem o prazer se manifestam, em que tudo apenas murmura e parece andar na ponta dos pés. Mas o pior de tudo é que tal contentamento é exatamente o que não posso suportar. Após um curto instante parece-me odioso e repugnante. Então, desesperado, tenho de escapar a outras regiões, se possível a caminho do prazer, se não, a caminho da dor. Quando não encontro nem um nem outro e respiro a morna mediocridade dos dias chamados bons, sinto-me tão dolorido e miserável em minha alma infantil que atiro a enferrujada lira do agradecimento à cara satisfeita do sonolento deus, preferindo sentir em mim uma verdadeira dor infernal do que essa saudável temperatura de um quarto aquecido. Arde então em mim um selvagem anseio de sensações fortes, um ardor pela vida desregrada, baixa, normal e estéril, bem como um desejo louco de destruir algo, seja um armazén ou uma catedral, ou a mim mesmo, de cometer loucuras temerárias, de arrancar a cabeleira a alguns ídolos venerandos, de entregar a um casal de estudantes rebeldes os ansiados bilhetes de passagem para Hamburgo, de violar uma jovem ou de torcer o pescoço a algum defensor da ordem e da lei. Pois o que eu odiava mais profundamente e maldizia mais era aquela satisfação, aquela saúde, aquela comodidade, esse otimismo bem cuidado dos cidadãos, essa educação adiposa e saudável do medíocre, do normal, do acomodado..."

Espero que goste...

Ser normal é medíocre!!

beijos ^^

• Sempre fui anormal, mas descobri a pouco tempo...kkkkkkkkkkkkkkkk

Louca, louca, louca ... foi o que me disseram quando eu disse que te ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....kkkkkkk

• Ô Bruxxinha, senão vejamos:

O sujeito "normal" é:

1) magro - Baum...segundo os cânones da Sagrada Igreja do Divino Ócio, é sinal de saudável machismo e masculinidade, normais, uma mínima barriga de cerveja. Claro que no exercício de minhas funções de Grã-Hierofante da sublime Igreja devo dar o exemplo, portanto, minha barriga cervejária naum é mínima, diria que quase (QUASE) generosa. Por outro lado, tudo é relativo nessa vida e desde que contratei dois lutadores de sumô como seguranças todo mundo tem a impressão que sou magrinho.

2)alegre - É...de modos gerais diria que sou sim - shuashuashuasss

3)belo - Aí, todo mundo sabe que sô lindão.

4)sociável - Extremamente, linhais, se naum fosse, me diz, como explicar as milhares de conversões à Sagrada Igreja do Divino Ócio e o esgotamento de vagas para Abuzadetes?

5)bem-sucedido - Ó, tá respondido na anterior, ao que acrescento que, como os dízimos estão sendo recolhidos com regularidade, a nova sede da Sagrada Igreja do Divino Ócio (na qual reside o Grã-Hierofante) já está terminada com sua piscina com bar molhado, cachoeira da Dinda, sauna, hidromassagem, pizza e sushi bar, sala de relaxamento acolchoada, ofurô, cinema privê, salão das redes, recanto do churrasco, adega climatizada, cantinho da massagem, banheiros em mármore com privadas japonesas hi-tech, duchas de todos os tipos e outras facilidades e confortos colocados à disposição das Abuzadetes.

Diante disso, constato que sou um cara perfeitamente normal, certo?

shuashuashuashuashuassssssssssssssssssssss

Bjão abusado prá ti.

• Querida bruxinha :

Não sou magro, belo, sociável e muito menos bem sucedido. Me restou a alegria de fazer questão de não aparentar ser normal. Os que fazem questão de serem normais são chatos, pedantes, arrogantes, disciplinadores do mundo insano, e principalmente tristes. Nada mais triste que a pretensa normalidade.

Salve os loucos, os poetas, os dementes, os artistas, os doentes, os sonhadores. Salve os que consomem os remédios dos homens para parecem menos loucos como eles. Salve a lua cheia das gaivotas e dos lobos; salve a loucura branda dos magos e bruxas.

Salve todos os loucos porque o mundo é nosso!

Beijos!

• Minha querida amiga, nunca fui e nunca serei "normal", pois o normal

desse sistema é ser imbecil e Maria vai com as outras, isso nunca serei, procuro ser autentico e seguir os meus princípios, volta e meia me chamam de maluco, de lunático, de sonhador e de uma infinidade de adjetivos, mas não ligo continuo sendo sempre eu mesmo.

Beijos querida!!!

• Normal? Fazer parte de um contexto previamente estabelecido?

Fantástico texto!

Vivemos em fraude, usando máscaras, tentando como loucos sermos aceitos.

Fazemos toda a sorte de tolices para não sermos rotulados de estranhos, exquisitos, *micosos*, simplesmente porque não temos a

devida coragem de esteriotipar nossas vontades.

Queremos todos nós fazer parte do bloco humano, em nossas gangs particulares, quando nos aproximamos uns dos outros na maneira de vestir, agir, falar. Famosas tribus!

Sempre foi assim e sempre será! Somos racionais de *matilha* de *manada, de *rebanho*, sempre seremos.

Os que coragem tem de serem diferentes, ou são taxados de santos,

sábios, ou loucos. A nossa vontade primeira é sermos mais um na multidão.

Adorei o texto! Muito a pensar!

Brincando..... blagueando.... _num dia de muito calor terei coragem de sair *Pelada* na rua? Essa é a vontade!

Pode imaginar a cena?

No mínimo, seria pega pela polícia, levada ao manicômio local, me espetariam mil vezes e seria notícia no Jornal das Oito a nivel mundial!

Nem tanto, nem tão pouco! Reformular e ter coragem é que nos falta!

Meu carinho, amiga!

LUZ!

• Nossa Senhora dos ANORMAIS, ME ACUDAAAAAAAAAA!!!(gargalhadas)

Depois de ler, eu posso dizer em toda LITERALIDADE DA PALAVRA: EU NÃO SOU NORMALLLLLLLLLLLL !!! dã dã dã dã dãããããã~~ Tem alguém ae q me empreste uma CAMISA DE FORÇA? Bjos amei a tua publicação!

• Eu cansei de tentar ser o que os outros queriam que eu fosse... hoje sou o que sou, e goste quem gostar!

Saio cantando o tô nem aí prá galera do contra, e sou mais eu!

Quero ser feliz, o pouco de vida que me resta.

bjus,

teu filhote sumiu das minhas perguntas... q.foi? rsss

• Se ser normal eh se encaixar num padrão, entaun sou anormal e faço questão de ser! Devemos manter o bom senso, mas evitar de reprimir nossos sentimentos mais sinceros. Jah somos obrigados a fazer tantas concessões a esta sociedade falsamente moralista pra sermos considerados e aceitos como normais!

Sign In or Register to comment.