Dúvidas sobre vestibulares e faculdade?

Qual é melhor?

1- Fazer o ensino médio em escola pública ou particular? (Me deem bons argumentos por favor)

2- É verdade que tem cota pra quem termina o ensino médio em escola pública?(Qual é a porcentagem dessa cota?)

3- Pretendo fazer direito ou medicina, preciso de um diploma de inglês pra entrar melhor no mercado? (Só diga que é necessário se precisar realmente disso, pois aqui na minha cidade tem um ótimo curso de idiomas grátis e sai com o diploma, porém é muito longo: 5 anos que já pode sair com o diploma do básico e ainda tem os aperfeiçoamentos, etc.)

4- Como faço pra provar que eu preciso dessa cota e que estudei em escola pública? (Meu pai não tem condições de pagar faculdade, eu estudo desde a 1° série até agora 9° ano pq ele batalha muito pra pagar a escola minha e do meu irmão)

5- O número de vagas em uma faculdade é de quanta? Tipo de 50 mil alunos que fizeram apenas mil vagas serão dadas..

6- Cai matéria apenas do ensino médio?

7- Me expliquem sobre esses negócios de prouni, sisu, etc..

8- É difícil passar? Sei que depende muito do esforço da pessoa e a partir do ensino médio passarei a estudar muitoooooooo.

9- Qual o salário de um advogado? Tipo, o médico ja entra direto no mercado de trabalho, o advogado tem que ter um escritório? Eu não quero depender disso.

Tenho 14 anos e quero dar uma vida boa aos meus pais e ao meu irmão, não posso duvidar da capacidade dele mas se ele não conseguir entrar em uma faculdade eu irei pagar a dele.. Ajudem pf

Comments

  • 1- Depende da escola publica, se for uma escola com Pedro Segundo por exemplo, vale a pena. Agora colegios municipais e estaduais nao valem a pena, os professores faltam muito e o ensino é ruim.

    2-Sim, tem, mas nao creio que valha tanto a pena essa cota. Nao sei ao certo quanto vale essa cota.

    3- É bom vc saber outra lingua, ainda mais nos dias de hoje com todas essas coisas de globalizaçao. E creio que se voce for fazer um doutorado é bom vc saber uma segunda lingua. Na minha opiniao é melhor aprender o Ingles pq é considerado a linguagem universal.

    4- No ENEM ao fazer a matricula eles perguntam varias coisas e uma delas é sobre isso. Eu nao sei como funciona esse negocio de cota pra colegio publico pq sempre estudei em escola particular.

    5- Depende da faculdade, do curso e do horario (integral, diurno ou noturno)

    6- Nao. Na prova do ENEM vc tem que saber coisas basicas que vc aprende no fundamental tipo MMC, MDC. As materias que caem sao Portugues, Matematica,Literatura, Ciencias Humanas (Historia, Geografia, Sociologia, Filosofia, Artes), Ciencias da Natureza (Quimica, Fisica e Biologia) e Redação. Como eu disse, cai coisas que aprendemos no fundamental e tambem no ensino medio

    7- ProUni eu nao sei te explicar, da uma procurada na internet. O Sisu é aonde vc vai poder jogar a nota que vc tirou na prova do ENEM pra algum curso em alguma faculdade. As notas de corte variam bastante de curso pra curso, os mais concorridos sao Medicina, Direito, a maioria das Engenharias, e etc. Vc tem duas opçoes, por exemplo, na primeira vc coloca Direito na UFMG e na segunda Medicina na UFPA, e entao vc tem que ficar acompanhando sempre. La vai aparecer em que lugar vc ta. Se vc estiver muito abaixo, tipo sao 30 vagas e voce ta em 88º, vc pode tentar jogar tua nota em outra universidade que a nota de corte esteja menor..

    8- Depende do curso que vc quer. Como vc disse que quer Medicina ou Direito, sim, é bem dificil passar pq a nota de corte é bem alta nos dois cursos, ainda mais se vc quiser por exemplo entrar na UFRJ

    9- Nao sei qual é o salario de um advogado, mas todos meus amigos que querem fazer Direito querem se tornar promotores pra poder ser cheio da grana.

    Sei que você quer dar boas condiçoes pra sua familia, mas nao escolha uma profissao só pensando no dinheiro que vc vai ganhar. Conheço pessoas que querem fazer medicina só pelo dinheiro.. Uma profissao tao bela mas que as pessoas estragam pois só querem pensar nelas mesmas, ai acontece que temos um monte de medicos de ****** pq eles nao dao a minima pra profissao...

    Se vc quiser bater um papo sobre essas coisas me diz que te passo meu email

    Valeu, boa sorte ai com os estudos

  • oww oww oww meu amigo vai com calma, muitas dessas perguntas eu não tenho como te responder porque isso depende do que vc vai prestar, onde vai,etc

    -Por exemplo na Fuvest(pra entrar na USP q é pública) ano passado prestaram 170 mil pessoas(eu estou incluido neles), foi o maior número de inscritos na história dela e disputam 11 mil vagas, eu passei p segunda fase mas não fui bem na segunda... então depende, se vc for prestar enem , depois de um tempo eles liberam o site do sisu e vc procura um curso que te interesse em federais(são facul públicas), só não garante q vc fique no curso pq a cada dia a nota de corte aumenta e pa.. agora os outros vestibulares tem relação de candidato por vaga e elas tendem a aumentar ou abaixar um pouco a cada ano, na net vc acha a relação candidato por vaga de cada vestibular a cada ano, só pesquisar!

    -olha, estudar em escola pública te dá sim benefícios em alguns vestibulares, quando vc vai se inscrever num vestibular, tem lá as opções pra vc assinalar, no dia da prova é só levar RG e os que eles pedem e vc recebe o benefício direto,depois quando for engressar na facul vc terá q levar seu histórico escolar,certidão,rg,etc. Sobre porcentagem isso varia de vestiba pra vestiba, e sobre estudar em particular ou pública, olha depende mt, normalmente as particulares tem um ensino mais forte, mas existem escolas pública boas com ensino forte tbm, te aconselho a procura pública desse tipo

    - Sobre inglês, vc não precisa do diploma especificamente, precisa ser fluente pra aumentar suas chances de conseguir emprego(isso não quer dizer q vc irá usar o inglês no trampo hein)

    - Pesquise candidato por vaga das facul que te interessam pra vc ver quantas pessoas disputam uma vaga só

    - Cai matérias do ensino médio e do fundamental, dependendo do vestibular as vezes tem aquilo de habilidade específica, vc decide na inscrição isso, não creio q é o seu caso e tbm habilidade específica é por exemplo desenhos/arquitetura, etc. No caso do Enem é bem ridículo as matérias que cai, cada vestiba divulga as matérias e livros de literatura, claro q não cai tudo o que eles divulgam, estude sempre o que costuma cair mais, no médio eles vão falar e vc vai percebendo o que é mais importante em cada matéria..

    - o SISU é um site que é aberto no final e no meio do ano, no site do enem, se vc entrar no seu perfil(quando vc prestou a prova lógico) , vc verá suas notas , e informações pessoais e tbm um código q vc bota no site do sisu pra ver o seu perfil lá, ele transfere sua nota direto pra lá e vc olha o curso/região/instituição o que vc deseja, eles dão 5 dias pra vc escolher dois cursos e a cada dia vai subindo a nota de corte, por tanto se no primeiro dia vc está no curso, no dia seguinte ele recalcula e vc ta fora(ódio disso) , já o prouni é um sistema que sede bolsas no curso superior pra deficientes, negros, etc. Caso vc tenha tirado um nota mínima no enem vc pode se inscrever pra concorrer as bolsas

    - Olha depende do curso e de onde vc vai prestar , por exemplo eu terminei o ensino médio e peguei a recuperação no final do ano, deixei de estudar pra vestibulares e estudei pra passa do médio logo, lembro que prestei ano passado: Mackenzie, FEI, e FUVEST, acabei não passando em nenhum, pois não estava preparado pra elas, esse ano eu fiz cursinho e estudei bastante, passei na Mack, FEI e FMU no meio do ano em engenharia(não são todas que tem vestibulares no meio do ano, pesquisei bastante em maio pra saber quais tinham), pra medicina, se vc quiser algo como USP vai ter que ralar mt, procure vestibulares de menos dificuldade

    - Isso eu não sei te responder amigo

  • Oie, pra ganhar dinheiro mesmo você tem que montar uma loja virtual e vender algum produto.

    Você pode vender infoprodutos, como livros, scripts e softwares, você compra e revende no mercado livre.

    Eu também ganho dinheiro na loteria e vendo livros na internet, tenho 5 negócios online.

    Tenho vários métodos, criei um blog grátis pra vender livros para revenda.

    Se você está afim de ganhar dinheiro mesmo, bas comprar um pacote dom vários ebook e revender os ebooks separados.

    Eu vendo um pacote de ebooks no meu blog, confiram lá.

    aninhaebooks.blogspot.com

    Meu email é [email protected]

    Eu faturo de R$ 1,800 a R$ 3,000 por mês, mas da muito trabalho administrar tudo porque são vários negócios online.

    Não acreditem nessas propagandas que dizem que você vai ficar rico, porque pra ficar rico você tem que trabalhar e investir 10 vezes mais, prefiro ganhar pouco e ter tempo pra me divertir com minhas amigas.

Sign In or Register to comment.