O que você pensa a respeito da cremação?

Muitos optam pela cremação, em vez de doarem os órgãos e vc?

Comments

  • depende do estado de espirito de cada um; se for uma pessoa egoista que faz caso até dos restos mortais esta vai sofrer muito no além

  • A cremação era forma que os antigos povos de origem indo-européia optavam para sepultar os seus mortos, pois acreditavam que o fogo permitia a sublimação do espírito.

    A cremação, portanto é uma prática muito antiga de sepultamento que está novamente sendo retomada. De um ponto de vista sanitário é muito mais positiva do que o enterro em cova, pois este último pode contaminar o lençol freático do solo.

    Quanto a doação dos órgãos acho que deve ser de livre opção do falecido quando em vida ou então dos seus familiares.

    ...............

  • A cremação não impede a doação de órgãos, além disso é muito mais ecologicamente correta do que o sepultamento.

    A cremação só não é permitida em casos onde a justiça pode ter, futuramente, a necessidade de pedir uma exumação.

    .

  • sou a favor da cremação tanto que quero ser cremada, mais antes que seja doado todos os órgãos possíveis.

  • Acho muito importante a doação de órgãos, inclusive já avisei a todos da minha família que essa é minha última vontade e pedí que eles doem sim todos os órgãos que forem necessários.

    Quanto á cremação, acho que é uma opção interessante... Não pensei sobre isso ainda... Mas acho menos nojenta que um corpo apodrecendo embaixo da terra.

  • Rosetta como muitos já disseram a opção pela cremação não impossibilita dos órgãos serem doados previamente é claro.

    Tudo vai depender mesmo da vontade manifestada anteriormente do desencarnado e as condições para tal. Muitos são doadores, porém não sabemos do que vamos desencarnar, se de alguma doença contagiosa, etc...

    Existe a questão legal também:

    Para o processo de cremação, é necessário providenciar a documentação de acordo com a Legislação em vigor (Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, com as corrigendas da Lei nº 6.216, de 30 de junho de 1975):

    • No caso de morte natural, a declaração de óbito terá que ser assinada por dois médicos;

    • No caso de morte violenta, um médico legista, e mais uma autorização emitida pela autoridade judiciária (Alvará Judicial). No ato da entrega do cadáver ao crematório, terá que ter a presença de dois familiares com grau de parentesco o mais próximo possível: pai, mãe, irmão(a), filho(a) de maior, esposo(a) para assinar a autorização para a cremação;

    • No caso de estrangeiro, além de todos os procedimentos acima, se faz necessário a liberação do Consulado ou Embaixada do País de origem.

    Documentos exigidos para Cremação

    • Certidão de Óbito;

    • Guia de translado da Polícia Civil, caso a cremação venha a ser realizada fora do Estado.

    Sou espírita e acrédito no seguinte:

    Os laços que unem o espírito ao corpo se desfazem lentamente. De uma forma geral todos sentem essa transição que se converte num período de perturbações variando de acordo com o estágio evolutivo de cada um. Para alguns se apresenta como um bálsamo de libertação, enquanto que para outros são momentos de terríveis convulsões. O desligamento só ocorre quando o laço fluídico se rompe definitivamente.

    Diante da Nova Revelação apresentada pela doutrina dos espíritos e levando-se em consideração a perturbação que envolve o período de transição, questionou-se: cremando o corpo como fica a situação do espírito? Consultado, o mundo espiritual assim se expressou: "É um processo legítimo. Como espírito e corpo físico estiveram ligados muito tempo, permanecem elos de sensibilidade que precisam ser respeitados". Essas palavras revelam que embora o corpo morto não transmita nenhuma sensação física ao espírito, porém, a impressão do acontecido é percebida por este, havendo possibilidades de surgir traumas psíquicos. Recomenda-se aos adeptos da doutrina espírita que desejam optar pelo processo crematório prolongar a operação por um prazo de 72 horas após o desenlace.

    Embora a Inumação continue sendo o processo mais utilizado, a milenar cremação, por muito tempo esquecida, voltou a ser praticada nos tempos modernos. Este procedimento vem se difundindo amplamente até em função da falta de espaço nas grandes cidades. Com o crescimento da população as áreas que outrora seriam destinadas a cemitérios tornaram escassas.

    Para alguns está ligada a fatores sanitários, sendo que alguns cemitérios podem estar causando sérios danos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população, enquanto que para muitos usuários do crematório o processo diminui os encargos básicos econômicos, entre eles, a manutenção da tumba.

    Eu sou uma doadora de órgãos, mas ainda não tenho definido se quero que o meu corpo seja cremado, devemos estar bem resolvidos mesmo. Vou pensar muito sobre este assunto. Obrigada.

    Muita saúde e paz!!!

  • eu sou uma das pessoas que quer ser cremada .

  • Eu quero que todos orgãos que possam ser doados sejam retirados e o que sobrar seja cremado, não quero ocupar espaço.

  • Primeiro se doa os órgãos, e depois vem a cremação.

    Esse negocio de ficar enterrando corpo sem vida, só serve para contaminar o solo, e ficar ocupando lugar.

  • Olha, esses dias ainda estava conversando com meu marido, mas ele me disse que depois de um tempo, no próprio cemitério eles cremam todos os ossos então eu acho que no fim todo mundo é cremado. Sou doadora dos meus órgãos, depois de doarem os órgãos que precisarem de mim, eu não me importo o que façam comigo, pois eu não estarei mais aqui mesmo.Ninguém voltou pra contar até hoje.Então não ligo para cremar ou não.Beijos , bom final de semana

Sign In or Register to comment.