Instalação de chuveiro junto à rede eletrica.?

Olá, moro numa residência onde não há uma instalação própria para ao chuveiro. Minha pergunta é se posso pegar a energia de uma passagem que já existe no banheiro que é a da tomada e fazer essa instalação colocando um disjuntor acima do chuveiro (não na caixa). Outra coisa que ocorre também é que a instalação é bem antiga, com fios rígidos de 4mm na sua maioria e conduítes de metal. a casa é toda interligada. tenho 1 geladeira, um microondas, 1 máq de lavar, torradeira, fogão elétrico, tv. O chuveiro é de 4500, se eu reduzir a potência reduz os riscos?

Muitíssimo grato.

Comments

  • vc precisa arrumar esta instalação, dividi-las em circuitos apropriados, no momento a fiação é a certa para seu chuveiro fio 4mm e 2 disjuntores de 25 ampéres, vc pode trazer 2 fios direto da caixa de entrada para os disjuntores e dos disjuntores para o chuveiro, se não for possivel pegue da tomada e faça o mesmo processso, os disjuntores só ficam no banheiro,(bem longe do chuveiro e dentro da caixinha de distribuiçao) se não tiver jeito mesmo, é perigoso e proibido pela nbr(norma brasileira), a fiação precisa ser trocada a cada 10 anos.

  • Olha, sempre o ideal é colocar chuveiro em circuito independente !! Botar o disjuntor próximo a áreas molhadas não é um bom negócio !!

    Contrate um profissional, para que ele faça um circuito independente para o chuveiro, com fiação e disjuntor adequado !!

    Reduzir a potência, não vai diminuir o risco de uma instalação velha, apenas o desastre iminente, será com menos Ws !!

    Fios de 4mm, nem sempre são a bitola ideal, há que se levar em consideração, a distância do inicio do circuito, ao final ao chuveiro propriamente dito !!

    A resposta é: Não pegue energia da instalação feita !! Faça uma nova, pelo menos para o chuveiro !!

    Boa sorte !!

  • Não recomendo faser esse tipo de ligação, se torna muito arriscado pode haver curto circuito e outra coisa você pode levar uma discarga eletrica, recomendo ligar diretamente da rede central da casa e instalar um fio terra para evitar vasamento de corrente eletrica.

  • Nao e aconselhavel ligar um chuveiro a uma fiacao qualquer, muito pelo contrario. Chuveiros tem uma potencia acima da media dos aparelhos que utilizamos em casa, por isso necessitam de uma ligacao exclusiva e muito bem feita.

    O correto seria fazer a captacao na entrada da rede em casa, logo depois do relogio de luz, colocar um disjuntor de amperagem adequada e deixar que a fiacao va somente ate o chuveiro. E importante fazer a ligacao do fio terra para nao haver acidentes com choques eletricos durante o banho.

Sign In or Register to comment.