o que significa exequente e executado?

meu irmão entrou na justiça junto com outra pessoa contra um terceiro. Mas no processo está que meu irmão é o executado e a pessoa que entrou junto com ele é o exequente. O nome da terceira pessoa nem aparece. Alguém sabe dizer o que siginifica exequente e executado nesse caso?

Update:

olha nanda essa é a minha principal dúvida,se meu irmão entrou na justiça com uma pessoa contra uma terceira, porque no processo meu irmão está como executado? Isso foi o que eu não entendi.

Comments

• São termos jurídicos que basicamente significam a mesma coisa: Autor e réu. O que diferencia é o tipo da ação. Pode ser Exequente e Executado, Querelado e Querelando, Requerente e Requerido.... enfim, são as partes de um processo

Autor é aquele que propõe a ação, aquele que dá início ao processo contra o réu.

Se foi o seu irmão que entrou com a ação, se ele é o autor do processo, é impossível que ele seja o executado!! Ele é o exequente, não? O executado é a parte ré...

Mesmo seu irmão esteja propondo ação com outra pessoa em face de um terceiro, ambos serão os exequentes e o terceiro que será o executado.

**

Você vê isso no andamento do processo, certo? Seja pela internet ou naquela boletinha que você tira do no forum... né?

Das duas uma... Ou houve um erro de digitação do cartório ou o seu irmão é realmente o executado.

Se for erro de digitação, basta que seu irmão vá ao cartório de origem do processo, com um documento, claro, e peça para que seja mudado isso. Seu irmão sendo parte do processo, não precisa de advogado, nem defensor para fazer isso. Pq isso é mudado na mesma hora, basta que o serventuário ou o escrivão mude isso no sistema. Não precisa nem levar ao juiz, nem fazer oficio de retificação, nem nada... Mas isso só se for erro de digitação!! Se for erro no processo, na petição inicial, aíííí seu irmão vai precisar de um advogado ou defensor público... E se o erro for esse, provavelmente não vai bastar uma petição de retificação... Provavelmente, pela confusão causada, o juiz vai extinguir o processo e seu irmão e o amigo dele terão de propor novamente a ação...

• Exequente - vem do latim - que executa - pessoa que promove (pede) execução judicial.

De forma mais simples é a pessoa que entra com processo na justiça, também chamado de AUTOR

Executado - aquele que sofreu a execução; o réu na execução judicial.

É a pessoa que está sendo ACUSADO e se condenada é o RÉU.

A terceira pessoa normalmente é testemunha, de um e de outro.

Felicidades e boa sorte!

• Realmente existe alguma coisa de errado no processo. Se entendi bem, o seu irmão e um amigo eram credores de certa quantia em dinheiro de um terceiro. Portanto impetraram uma ação de execução contra outra pessoa, que no caso seria o executado. Assim, no processo em questão, o seu irmão e o amigo dele configurariam o polo ativo da relação processual, sendo assim, exequentes. Mas como você disse, o nome do executado nem aparece na execução, configurando como devedor o seu irmão e como credor o amigo dele.Resumindo:o verdadeiro devedor nem aparece no processo e quem está cobrando um do outro são os credores entre si. Peça ao seu irmãos se dirigir ao fórum da sua cidade e pedir para verificar o processo.E se possível levar um advogado com ele. Se porventura houver alguma irregularidade no processo, eles podem desistir da execução e impetrar novamente outra devidamente corrigida. Claro que com outro advogado.

• BOA NOITE!!!! Alguém pode me ajudar.......o que siginifica isso.

01. Indefiro o pedido de intimação da parte Executada para o cumprimento da obrigação uma vez que

cabe à parte Exequente apresentar os cálculos que entende devidos ao recebimento da liquidação da

sentença.

02. Entretanto, defiro parcialmente a dilação de prazo para apresentação dos cálculos atualizados, nos

termos do artigo 524, do Código de Processo Civil, no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de extinção da

petição inicial na fase de cumprimento de sentença.

0

Sign In or Register to comment.