Voce tem coragem de dizer NAO e humildade para receber um NAO ?

O que pode criar um monstro?

O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de

outras duas jovens por… Nada?

Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência?

Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade ?

O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes?

O rapaz deu a resposta: 'ela não quis falar comigo'. A garota disse não, não quero mais falar com você.

E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um não. Seu desejo era mais importante.

Não quero ser mais um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados.

Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o não da menina Eloá foi o unico. Faltaram muitos outros não's nessa história toda.

Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19.

Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha.

Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida.

Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá. Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal seqüestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram.

Simples assim. N Ã O.

Pelo jeito, a única que disse não nessa história foi punida com uma bala na cabeça.

O mundo está carente de não's.

Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças.

Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos ( e alguns maridos, temem dizer não às esposas.

Pessoas têm medo de dizer não aos amigos.

Noras que não conseguem dizer não às sogras, chefes que não dizem não aos subordinados, gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros.

Talvez alguns não cheguem a seqüestrar pessoas.

Mas têm pequenos surtos quando escutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco.

Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal.

Os pais dizem, 'não posso traumatizar meu filho'. E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos.

Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes.

Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer não, você não pode bater no seu amiguinho.

Não, você não vai assistir a uma novela feita para adultos.

Não, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei.

Não, você não vai passar a madrugada na rua.

Não, você não vai dirigir sem carteira de habilitação.

Não, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos.

Não, essas pessoas não são companhias pra você.

Não, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate.

Não, aqui não é lugar para você ficar.

Não, você não vai faltar na escola sem estar doente.

Não, essa conversa não é pra você se meter.

Não, com isto você não vai brincar.

Não, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.

Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo não é só deles.

E aí, no primeiro não que a vida dá ( e a vida dá muitos ) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha.

Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.

Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário.

Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranqüilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um não.

Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade.

E quem ouve

Update:

E quem ouve uns não's de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso.

Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem.

O não protege, ensina e prepara.

Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os não's que recebo.

Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor.

E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.

Comments

• Macuco,

Difícil passar o corrreto aos jovens de hoje em dia.

Muito raro o jovem (adolescente), que recebe um NÃO sem se rebelar e mais teimar em querer agir errado, justamente por ter recebido esse não.

Com as novas leis, que defendem o estatuto da criança e adolescente (muito certo, mas com itens, que deveriam ser refeitos), mais afrontosos ficaram em relação a seus pais.

Realmente a volta da educação rígida, jamais deveria voltar, mas nos casos de jovens rebeldes, sem noção dos perigos acredito que em parte deveriam dar poder aos pais de os defender, com proibições e castigos, faz parte da responsabilidade de dar uma educação de moral aos filhos gerados.

No caso de Eloá, sente-se perfeitamente que recebeu maus exemplos de seu próprio pai, morava em apto, onde jovens entravam e saiam a vontade, será que só estudavam???

A olhos vistos, percebe-se que ela era sapeca pela idade, longe de mim justificar as ações tomadas pelo assassino, mas nada é por acaso.

Os bons exemplos dentro de um lar, fará com que os filhos se portem mais a altura de uma educação cuidadosa e sem riscos (riscos, existem em cada esquina, mas independe da vontade).

O excesso de liberdade, acaba levando a libertinagem, pais ausentes e de má influência ajuda a criar situações semelhantes a essa e outras muitas.

Lamentável, lamentável realmente.

Em entrevista ontem no Fantástico, com a amiga que esteve junto ao casal, dava-se para se sentir nítídamente um querer aparecer, erro da polícia com certeza houve e grande, mas ser estrela em tragédias mostra as consequências de uma má criação.

Nada mais certo, do que impor mais responsabilidades aos pais do filhos que geram, isso deveria inclusive estar em leis e ser cumprido, pois é na base, no alicerce que se estrutura uma construção garantida e sem riscos, vc. está certíssimo em sua citação.

Fique bem

Paz

• Estão confundindo LIBERDADE com LIBERTINAGEM.

• olá! Macuco

Essa ,digamos ,decadência da moral,da educação,da não-violência que hoje vemos com tanta frequencia,começou há décadas,lá pelos anos 60,qdo muitos jovens,afoito por liberdade ,começaram a lutar contra os padrões da época.

Não,meu amigo,não sou moralista,nem crítica de nada,apenas analiso,e como devo,tiro minhas conclusôes pessoais,e não sei se estou correta.

Mas começou a " liberdade",e com ela em vez de crescer ,as coisas boas começaram a ruir.

Casais tiveram a coragem de romper casamentos,mulheres saindo a luta por trabalho,e filhos ficando aos cuidados de terceiros,sem ter a educação ,aquela que começa "EM CASA'.Foi cada um por si.Quem tem boa índole,e exemplos em casa, valores dentro de casa,não se perde.

Mas hoje,você olha em sua volta,e veja os jovens(não que eu seja com mais idade assim,mas não sou ´tão jovem) a maioria sem uma diretriz,caminho,orientação.Muitos pais não se preocupam,que para pôr um filho no mundo,tem que dar o minimo necessário,não somente comida na mesa.

Não tenho filhos,mas se tivesse tido,não deixaria que se perdessem.

Sei dizer não, e sim também,tudo na sua hora.

AH! e a mídia tirando todas as vantagens possiveis em cima de desgraça,

abs

• Faltam bons exemplos, falta diálogo, falta educação, perspectiva..

Chega de faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.. Grande parte desses jovens crescem em lares onde predomina o desamor, a violência, onde o homem é "dono" da mulher, pro bem e pro mal..

Pais e mães que mantem casamentos de conveniência e mal tem tempo para os filhos, ou por imposição de trabalho, ou por romances paralelos. Ter filhos é lindo, mas precisa de tempo pra criá-los!!!!! Disposição!!! Amor!!!

Conheço pais e mães que dedicam a vida aos filhos, a dar amor aos filhos, mesmo vivendo casamentos que não lhes satisfazem, outros, gostam mesmo é do discurso, ter filhos é lindo, tem filhos que são criados pelos pais, pela família, por outros, pouco se importam com eles...

Essa história de ou é minha ou de mais ninguém, já deu o que tinha que dar, pelamor!!!

Ninguém é de ninguém, o amor não acontece uma vez na vida, não precisa matar a primeira namorada, outras virão, a vida não acabou..

Existe vida fora de um relacionamento afetivo, tem vida profissional, tem sonhos pessoais, amigos, diversão, realizações diversas..

Vamos parar de encher a cabeça dessas crianças de bobagens, de sonhos de um amor possessivo, que não existe a não ser pra acabar dessa forma, vamos crescer antes de ter e educar filhos?

Vamos arrumar tempo para criar filhos?

Vamos agir com mais responsabilidade?

A culpa não é dos novos tempos, a culpa é das novas pessoas!!

Deixo beijos

• Isto que aconteceu nao tem haver com educacao familiar, o rapaz nao era drogado e nem assassino. Tudo foi por consequencias de uma "paixao"

A paixao FORTE tem 2 lados:

======================

Tem o lado sadio que leva ao amor e vira casamento a construcao de uma familia decente.

Tem o lado perigoso e destrutivo: Onde pessoas matam ou se matam, entra nas drogas, perde emprego, viram mendigos, entre inumeras

A explicacao é: Todas as pessoas sao dividas em duas partes: parte fisica( que é o nosso corpo) , e temos a parte (pscologico e emocional.)

Nós fazemos de tudo para nao se machucar nosso fisico, ninguem poe o dedo numa fogueira, se corta com faca, e nem se joga em cacos de vidro., pois sabemos que isso machuca doi, fere

O nosso outro lado ( pscologico e emocional.) é a mesma coisa, agente faz de tudo pra nao machucar ele, ou seja: se vc temos um amigo que só te faz mal, agente acaba com a amizade pois ele é como se fosse um caco de vidro que nos fere,

Porem quando existe a paixao, é como a pessoa ficasse de mao atadas sem poder se defender de nada, nao tem como impedir dos machucados emocionais e pscologicos que a outra pessoa pode causar nela.

As atitude: Matar e se matar vem de decisoes da mente emocionalmente e pscologicmante toda ferida.

• Parabéns!!!!

A raiz de todos os problemas é que as pessoas não conseguem dizer não firmemente, e não conseguem aceitar um não....

Ser liberal causa muitos problemas a longo prazo, é bom se pensar em qdo devemos ser bonzinhos e qdo devemos ser firmes ....

BJUZ!

• Eu sempre tento dizer e ouvir nãos, sem muitas preocupações. Desde que sejam nãos justos.

• O povo hoje está muito "liberal", o não deveria ser usado mais e com mais força

• É mais fácil deixar de educar e colocar mais tarde a culpa dos desajustes num terceiro...é como varrer o lixo pra debaixo de tapete...e fechar os olhos, abrindo-os somente quando lhe for conveniente. Nossa sociedade está doente e pior, nem está sendo medicada prefere negar a doença a se entregar a um tratamento eficaz, pq sabem que um tratamento eficaz requer cortes na maneira de ser e de agir; enquanto isso vamos perdendo nossos jovens pra todo tipo de desgraça que temos à nossa volta.

Adorei seu texto e concordo plenamente com ele.

Parabéns!

Sign In or Register to comment.