A função do advogados é defender "bandidos vagabundos"?
Por que a maioria das pessoas acham um absurdo um advogado defender um estuprador, traficante ou qualquer coisa que o valha ?
Eu penso o seguinte:
Por mais atroz que seja o criminoso, por mais asco que seja o crime, aquele merece toda a assistencia por parte do Estado, sob pena de nulidade do processo. O advogado deve ter sangue frio e ser profissional, assim como deve ser o policial que fez a prisao, o delegado que conduziu o inquerito, etc, etc.
Se as pessoas leigas vao contra o advogado defensor de vagabundo (na linguagem deles), por que não vao contra os médicos que têm o dever de salvar a vida do mesmo, quando necessita (tentativa de linchamento, ferimento a bala em decorrencia de troca de tiros com a policia)? O advogado defende o direito, o médico, a vida.
São deveres comprimissos que ambos devem cumprir.
Quem concorda comigo ?
Um abraço!
Comments
Caro colega Hanzo, concordo plenamente com você. Por mais criminoso que seja o elemento,por mais terríveis que tenham sido os seus atos criminosos, mesmo assim, ele tem o direito constitucional ao contraditório e a ampla defesa. E o advogado, sendo indispensável para a administração da justiça, tem o dever ético e profissional de oferecer defesa ao suspeito, para que após o devido processo legal, sejam apuradas as devidas responsabilidades, punindo legalmente os verdadeiros responsáveis. Obs.Boa comparação feita por você entre a similaridade entre as responsabilidades dos médicos e advogados.
certissima, hoje mesmo morreu um policial aqui em minha cidade, ele estava trabalhando num loterica e foi alvejado com um tiro, mas num ultimo suspiro de vida, ele arrumou forças pra dar cabo da vida do bandido também. Morte tragica, do policial claro.
Advogado defende, que julga é o juiz, logo não pode nem deve o advogado emitir juízo de valor de seus clientes.
Cabe ao judiciário definir se a pessoa é culpada ou não. O advogado está somente fazendo seu trabalho.
Vai entender a cabeça de uma ser que foi capaz de cruscificar um Jesus Cristo que só queria o seu bem...!
A função do advogado é exercer o direito de defesa de todo cidadão.
Quero fazer faculdade de Direito, mas não seria advogada e sim promotora...!
Como o sol nasce para todos, assim tambem tem direito a defesa mas o julgamento final ai é que pega
acredito que nem todos
vai de cada um
a profissão está ai para o uso adequado ou inadequado
da defensoria pública
questão de conscientização.
Qualquer profissional do Direito concorda contigo.
Apenas os leigos, digamos assim, mais "revoltados", é que discordarão.
Concordo que deva defender sim. O problema é que para defender muitos advogados mandam o criminoso mentir, se por acaso ele tiver confessado, o advogado manda ele dizer que foi torturado e que por isso confessou. São essas práticas que revoltam. Em alguns países o defensor tenta provar que o criminoso tomava alguma medicação que fez ele agir dessa maneira ou que ele tinha alguma doença que o levou a cometer o crime, enfim, é um jeito menos cruel, já que do outro lado existe a família da vítima.
A função dos advogados é trabalhar, e muito, para quem pode pagar muito.