Numa colisão, você se machucamais num veículo antigo ou moderno?

Eu não consigo entender - e se alguém puder me explicar com argumentos fortes,fico muito grato - porque dizem que estes carros atuais, basicamente feitos de plástico (sobretudo na frente, para-chóques) a pessoa se machuca menos numa batida. Levei meu automóvel para colocar uns parafusos no pára-choque e vi que ao retirar o pára-choque, é impressionante como tudo é de plástico, numa batida frontal, 'entra tudo', até os bancos. E do meu lado, havia um passat antigo, com pára-choque de ferro, que me deu 'inveja'. E então, numa colisão, porque dizem que este veículo atual (favor desconsiderar os air-bags) absorve mais o impacto e você se machuca menos? Eu duvido, viu?

Comments

  • Basicamente, trata-se do fenômeno de transferência de energia mecânica (choque mecânico) e a distribuição da mesma.

    Quanto mais a carroceria deforma (até certo ponto, claro), mais ela absorve a energia da colisão, logo, torna-se mais segura (transfere menos energia mecânica hostil, digamos assim, aos ocupantes do veículo).

    Recentemente, até os norte-americanos adeptos dos carrões, pesquisaram e descobriram, pasmos, que os carrinhos, pequenos e frágeis são mais seguros do que os carrões.

    Procure pesquisar a história da sueca Volvo. Eles adoram segurança.

    Um abraço.

    P.S.: Você sempre pode fazer aquela experiência.

    - Pegue 1 Kg de chumbo e 1 Kg de algodão (a massa tem que ser a mesma para poder comparar);

    - Deixe cair um em cada pé (assumindo que você tem dois);

    - Ah, tem que ser da mesma altura, para que os resultados sejam válidos;

    - Qual macucou mais? 1 Kg de algodão ou 1Kg de chumbo?

    Porquê???

  • Se vc quiser um carro resistente a batidas é bom um velho , pois são ferro puro e o máximo que acontece é amassar o para choque.Até as laterais dependendo da batida dá para desamassar com as proprias mãos.

    Agora se vc quiser um carro que lhe dê segurança aí é bom um carro novo.

    Numa batida de frente com um carro velho por ser todo duro ele dá um impacto bem maior , ja´um novo vai amassar todo e até dar pt , porém esse amasso é o amortecimento do impacto na qual vai lhe dar muito mais anos de coluna ,costela ,pescoço etc

  • A parte metálica forte dos automóveis antigos são resistentes ao impacto entretanto a fragilidade do plástico absorve melhor o impacto como se uma mola ou seja ao quebrar com mais facilidade vai diminuindo o impacto. Já nas ferragem duras a pancada é única conseguentemente quem esta dentro sofre um impacto maior sem defesa. abraços,

  • Carros mais antigos são muito mais resistentes que os atuais, tem muito mais aço(longarinas, chapas, parachoques, etc) e praticamente não tinham tecnologia de absorção de impactos e deformação de carroceria antes da decada de 80(salvo poucos exemplos isolados como Fiat 147 e Ford Maverick). São carros que em colisão se deformam/destroem menos, mas o impacto percebido pelos ocupantes certamente é maior que em um carro moderno.

    Em suma, eles se estragam menos mas podem ocasionar danos maiores aos seus ocupantes em caso de colisão.

    Mas tbém é preocupante a fragilidade de alguns modelos nacionais que estão no mercado, mas isso eu nem quero comentar.

  • Amigo te entendo perfeitamente mais, sou ex bombeiro militar e resgatei muita gente preza nos dois tipos de caso (ou de confecção de veículos): vamos lá! Os carros atuais segundo os fabricantes que fazem os crash testes dizem que todo esse material e para deformação , com o intuito de absorver o primeiro impacto, e o cocpit, do veiculo é a célula de sobrevivência., Nos modelos antigos, o veiculo quando bate por todo o material empregado ser de mais resistência ele resiste, mais passa para o condutor e passageiros todo o impacto (efeito chicote), com muito maior intensidade, podendo além de fratura de coluna, quebra do externo e afundamento de tórax,etc...., espero ter tido êxito em responder as suas duvidas mais deixo um conselho, carro não foi feito para bater, e hoje em dia nos temos que dirigir por nos e pelos outros, vários fatores causam um acidente, como por exemplo a falta de manutenção, dos veículos bem como de nossas ruas, porem as estatísticas falam que na maioria dos casos a culpa e da imperícia, imprudência e negligência dos condutores envolvidos no acidente. Um abraço forte William.

  • Amigo , saiba que apesar de vc ter "injevado" o párachoque de metal do velho Passat , ele só traz uma falsa sensação de segurança...

    Os carrros mais novos são mais seguros em colisão , justamente por terem bastante peças plásticas e de derivados. Mas o que mais conta no fator segurança , é a "deformação progressiva" da carroceria , que absorve muito mais o impacto, e não o deixa chegar aos ocupantes. Os carros de projeto mais moderno como o Peugeout 206 por exemplo (vários nacionais novos têm) conta com todo um programa de deformação do carro todo. A coluna de direção tem um ponto projetado para quebrar e não atingir o peito do condutor , o motor tem suportes projetados para deixar que o motor caia no chão (para que não invada o habitaculo).Todos esses fatores contribuem , e muito , para a segurança do motorista e passageiros.

    Ahh.. no caso da Passat , além de não ter nenhum destes sistemas de deformação , ainda tem o motor na longitudinal (O Gol é o ultimo carro nacional em produção com essa configuração até hoje!!! Mesmo o "moderninho" Geração 4") Que agrava a invasão do mesmo no habitáculo..

    Ou seja , não basta somente ser "parrudão" , tem muita engenharia por trás de um carro seguro!

    Abraços!

  • Se desconsiderar air bags, a resposta fica incompleta, porque em termos de evitar batidas da pessoa no interior do carro tem-se o air bag. Podemos considerar que a engenharia moderna já contrtibui com pesquisas de novos materiais que tem como propriedades a absorção de choques, a deformação e a dissipação da energia da colisão, tudo isso para diminuir a intensidade da força numa colisão. Os carros antigos não tinham toda essa tecnologia embarcda neles.

  • Você está enganado. Os pára choques flexíveis e partes de plástico amortecem o choque frontal, fazendo o que se chama de efeito sanfona. Ao deformar, eles amortecem o choque que os ocupantes do carro vão sofrer, ao serem arremessados violentamente para frente durante a colisão. Quando os carros tinham esses para choques rígidos demais, não havia esse efeito de amortecer o choque, e então as lesões que os ocupantes sofriam eram muito maiores. E ainda por cima não havia bolsas infláveis nem cintos de segurança de três pontos. Aliás, nem se usavam cintos. E as crianças andavam soltas no carro, sem cadeirinha! Nossa, nem sei como ainda estamos vivos!

  • Eu axo ke são nos modernos!

    meu pai tinha uma fusca e um astra veio a colidir com ele, num fusca só deu uns amssadinhos o astra, coitado da frente do astra! detonou tudo!

Sign In or Register to comment.