P/ se tornar um programador de software, é necessário eu estudar esta matéria de raciocínio lógico?
Mod I - Estruturas Lógicas
Estruturas Lógicas
Modificador
Sentenças Abertas
Conectivos
Proposições Compostas
Conectivos
Proposições Compostas
Conectivo
Proposições Compostas
" Se e somente se"
Propridedade de Proposições
Tautologia
Proposições Compostas
Mód II - Lógica da Argumentação
Lógica de Argumentação
Premissas e Conclusão
Argumentos
Reconhecendo Argumentos
Argumentos e Silogismo
Uso das Tabelas-Verdade
Silogismo ou Falácia
Mód III - Diagramas Lógicos
Diagramas Lógicos
Conjunto Pertencente a outro Conjunto
Exemplo de diagramas Lógicos utilizando Teoria dos Conjuntos
Conjuntos possuem uma parte dos Elementos em Comum
Exemplo de conjunto com elementos em comum
Os conjuntos não Possuem Elementos em Comum
Exemplos de conjuntos sem interseção
Mód IV - Análise Combinatória: Binômio de Newton, Arranjos, Permutações e Combinações
Introdução
Números Binominais
Triângulo de Pascal
Arranjos - Introdução
Arranjos Simples
Expressão Geral para cálculo de arranjos simples
Cálculo do número de arranjos simples através de fatoriais
Permutações - Introdução
Fórmula Geral para cálculo de permutações simples
Permutação com elementos repetidos
Cálculo do número de permutações com elementos repetidos
Combinação simples
Cálculo de combinações simples
Critério para diferenciar arranjo de combinação
Permutação circular
Mód V - Trigonometria: funções trigonométricas, relações fundamentais
Trigonometria no triângulo retângulo
Relações Trigonométricas
Ângulos complementares
Ângulos Notáveis
Cálculo de Seno no triângulo retângulo
Outras relações trigonométricas no triângulo retângulo
Relação fundamental da Trigonometria
Mód VI - Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares: matrizes; operações e inversão; determinantes; resolução e discussão de sistemas lineares, aplicações
Matrizes - Introdução
Notação para matrizes
Notação simplificada para matrizes
Classificação das Matrizes
Matrizes transpostas
Operações com matrizes
Multiplicação por Escalar
Multiplicação de matriz por Matriz
Propriedades da Multiplicação de Matrizes
Determinantes - Introdução
Matriz triangular
Determinante da Matriz Quadrada de Ordem 3 ( Regra de Sarrus)
Propriedades dos Determinantes
Abaixamento de ordem
Teorema de Binet
Sistemas Lineares - Introdução
Sistemas Lineares Equivalentes
Mód VII - Geometria: figuras geométricas; segmentos, ângulos, polígonos, circunferências e círculos; relações métricas, perímetro e áreas; sólidos geométricos espaciais; prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas; área e volumes."
Geometria Plana ou Euclidiana
Polígonos
Números de diagonias de polígonos regulares
Soma dos ângulos de um polígono
Quadriláteros
Áreas e preímetros de polígonos regulares
Quadrado
Paralelogramo
Trapézio
Losango
Círculo e Circunferência
Triângulo
Outras propriedades dos triângulos
Classificação dos triângulos
Segmentos notáveis de um triângulo
Relações métricas num triângulo retângulo
Relações Trigonométricas em um triângulo qualquer
Leis dos Senos
Estudo de prismas
Principais Sólidos Geométricos
Cubo
Pirâmide
Cilindro
Cone
Esfera
Mód VIII - Probabilidades: Eventos, probabilidade da União de eventos, regra da Multiplicação
Probabilidades - Introdução
Eventos
Eventos complementares
Probabilidade condicional
Probabilidade da união de eventos
Regra da multiplicação
Comments
Não!
Essa matéria, se foi criada para dar suporte à programação, está bastante equivocada.
E não se aprende "raciocínio lógico", isso você já deve ter (e a matemática da escola básica deve ser suficiente para ter ajudado a exercitá-la).
A "lógica" em programação tem 2 significados.
O primeiro, é , sim, uma base em lógica formal, com operadores como "não", "ou", "e", e alguns poucos (dos muitos existentes), mais exercícios para aprendermos a formalizar a nossa prática com eles. Com isso você aprende a definir "condições" que controlarão o funcionamento da maioria do progrmas (e os fazem parecer "inteligentes").
O segundo significado é em "lógica de programação", que tem a ver com estrutura de dados (como representar informações em computação, variáveis, etc), elementos de programas (atribuição, controle de execução, subrotinas, etc), e a lógica do primeiro significado que citei.
Tem de ter raciocínio lógico, tem de saber lógica de programação, tem de saber uma base de lógica, mas nada a ver com a matéria que você apreentou.
sem dúvida nenhuma....
raciocinio logico é uma base para se programar!
para gostar de programar tem que gostar de raciocionio logico, porque ambos estao intimamente ligados!
É LÓGICO que sim. Pois a lógica é a base da programação.
Bom dia
Vejo que pegou uma grade inteira de um Curso de Ciência da Computação (rs)
O que penso em relação a isso é, no mundo academico estudamos muito mais coisas que talvez vamos usar.Porém neste caso a maioria das matérias que citou, se não vamos utilizar vai ajudar em muito, pois calculo exercita a mente e torna o raciocineo mais rapido, por isso o exagero de calculo nos cursos de ciência da computação.
Mas existe o outro lado, aquelas pessoas que apreenderam na raça sem fazer faculdade (antes mesmo de entrar nela) estudando em casa e pesquisando utilizando livros, tutoriais, grupos de internet, foruns. Tudo isso conta muito pois apreendemos mesmo quando erramos e quebramos a cara. Você não vai apreender pegando tudo pronto, você vai apreender quando não souber fazer algo e quebrar a cara para fazer um negocio que leva 10 minutos e você já esta a 3 dias sem conseguir resolver. Nestes casos que se apreende.
Jà na faculdade você apreende um pouco de tudo, e claro a lógica vai te ajudar em muito neste caso.
Espero ter ajudado.
Grande abraço e sucesso.
Posso te afirmar que o raciocínio lógico é a base da programação, pois é através dele que se pode distinguir os passos para a resolução de um problema