P/ se tornar um programador de software, é necessário eu estudar esta matéria de raciocínio lógico?

Mod I - Estruturas Lógicas

Estruturas Lógicas

Modificador

Sentenças Abertas

Conectivos

Proposições Compostas

Conectivos

Proposições Compostas

Conectivo

Proposições Compostas

" Se e somente se"

Propridedade de Proposições

Tautologia

Proposições Compostas

Mód II - Lógica da Argumentação

Lógica de Argumentação

Premissas e Conclusão

Argumentos

Reconhecendo Argumentos

Argumentos e Silogismo

Uso das Tabelas-Verdade

Silogismo ou Falácia

Mód III - Diagramas Lógicos

Diagramas Lógicos

Conjunto Pertencente a outro Conjunto

Exemplo de diagramas Lógicos utilizando Teoria dos Conjuntos

Conjuntos possuem uma parte dos Elementos em Comum

Exemplo de conjunto com elementos em comum

Os conjuntos não Possuem Elementos em Comum

Exemplos de conjuntos sem interseção

Mód IV - Análise Combinatória: Binômio de Newton, Arranjos, Permutações e Combinações

Introdução

Números Binominais

Triângulo de Pascal

Arranjos - Introdução

Arranjos Simples

Expressão Geral para cálculo de arranjos simples

Cálculo do número de arranjos simples através de fatoriais

Permutações - Introdução

Fórmula Geral para cálculo de permutações simples

Permutação com elementos repetidos

Cálculo do número de permutações com elementos repetidos

Combinação simples

Cálculo de combinações simples

Critério para diferenciar arranjo de combinação

Permutação circular

Mód V - Trigonometria: funções trigonométricas, relações fundamentais

Trigonometria no triângulo retângulo

Relações Trigonométricas

Ângulos complementares

Ângulos Notáveis

Cálculo de Seno no triângulo retângulo

Outras relações trigonométricas no triângulo retângulo

Relação fundamental da Trigonometria

Mód VI - Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares: matrizes; operações e inversão; determinantes; resolução e discussão de sistemas lineares, aplicações

Matrizes - Introdução

Notação para matrizes

Notação simplificada para matrizes

Classificação das Matrizes

Matrizes transpostas

Operações com matrizes

Multiplicação por Escalar

Multiplicação de matriz por Matriz

Propriedades da Multiplicação de Matrizes

Determinantes - Introdução

Matriz triangular

Determinante da Matriz Quadrada de Ordem 3 ( Regra de Sarrus)

Propriedades dos Determinantes

Abaixamento de ordem

Teorema de Binet

Sistemas Lineares - Introdução

Sistemas Lineares Equivalentes

Mód VII - Geometria: figuras geométricas; segmentos, ângulos, polígonos, circunferências e círculos; relações métricas, perímetro e áreas; sólidos geométricos espaciais; prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas; área e volumes."

Geometria Plana ou Euclidiana

Polígonos

Números de diagonias de polígonos regulares

Soma dos ângulos de um polígono

Quadriláteros

Áreas e preímetros de polígonos regulares

Quadrado

Paralelogramo

Trapézio

Losango

Círculo e Circunferência

Triângulo

Outras propriedades dos triângulos

Classificação dos triângulos

Segmentos notáveis de um triângulo

Relações métricas num triângulo retângulo

Relações Trigonométricas em um triângulo qualquer

Leis dos Senos

Estudo de prismas

Principais Sólidos Geométricos

Cubo

Pirâmide

Cilindro

Cone

Esfera

Mód VIII - Probabilidades: Eventos, probabilidade da União de eventos, regra da Multiplicação

Probabilidades - Introdução

Eventos

Eventos complementares

Probabilidade condicional

Probabilidade da união de eventos

Regra da multiplicação

Comments

  • Não!

    Essa matéria, se foi criada para dar suporte à programação, está bastante equivocada.

    E não se aprende "raciocínio lógico", isso você já deve ter (e a matemática da escola básica deve ser suficiente para ter ajudado a exercitá-la).

    A "lógica" em programação tem 2 significados.

    O primeiro, é , sim, uma base em lógica formal, com operadores como "não", "ou", "e", e alguns poucos (dos muitos existentes), mais exercícios para aprendermos a formalizar a nossa prática com eles. Com isso você aprende a definir "condições" que controlarão o funcionamento da maioria do progrmas (e os fazem parecer "inteligentes").

    O segundo significado é em "lógica de programação", que tem a ver com estrutura de dados (como representar informações em computação, variáveis, etc), elementos de programas (atribuição, controle de execução, subrotinas, etc), e a lógica do primeiro significado que citei.

    Tem de ter raciocínio lógico, tem de saber lógica de programação, tem de saber uma base de lógica, mas nada a ver com a matéria que você apreentou.

  • sem dúvida nenhuma....

    raciocinio logico é uma base para se programar!

    para gostar de programar tem que gostar de raciocionio logico, porque ambos estao intimamente ligados!

  • É LÓGICO que sim. Pois a lógica é a base da programação.

  • Bom dia

    Vejo que pegou uma grade inteira de um Curso de Ciência da Computação (rs)

    O que penso em relação a isso é, no mundo academico estudamos muito mais coisas que talvez vamos usar.Porém neste caso a maioria das matérias que citou, se não vamos utilizar vai ajudar em muito, pois calculo exercita a mente e torna o raciocineo mais rapido, por isso o exagero de calculo nos cursos de ciência da computação.

    Mas existe o outro lado, aquelas pessoas que apreenderam na raça sem fazer faculdade (antes mesmo de entrar nela) estudando em casa e pesquisando utilizando livros, tutoriais, grupos de internet, foruns. Tudo isso conta muito pois apreendemos mesmo quando erramos e quebramos a cara. Você não vai apreender pegando tudo pronto, você vai apreender quando não souber fazer algo e quebrar a cara para fazer um negocio que leva 10 minutos e você já esta a 3 dias sem conseguir resolver. Nestes casos que se apreende.

    Jà na faculdade você apreende um pouco de tudo, e claro a lógica vai te ajudar em muito neste caso.

    Espero ter ajudado.

    Grande abraço e sucesso.

  • Posso te afirmar que o raciocínio lógico é a base da programação, pois é através dele que se pode distinguir os passos para a resolução de um problema

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