Compaixão como compreensão ou como dominação?

Compaixão pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem,o desejo de liberar todos os seres do sofrimento e das causas do sofrimento....

Mas....

Pode ser um sentimento de piedade que se impõe quando um indivíduo está em posição de superioridade frente a um outro que sofre.

Neste sentido existe uma relação de poder dominadora, na qual um indivíduo se sobrepõe sobre outro, oferecendo sua compaixão como um presente, sem preocupação como o que faz o próximo sofrer.

Comments

• Shaiya,é raro o ser humano entender a compaixão como humanidade,é mais pela dominação mesmo,ou porque ensinaram que temos a obrigação de sentirmos compaixão,a julgar por aí aprendeu errado...eu entendo a compaixão como uma forma de ajudar a minimizar algum tipo de sofrimento,me sinto bem em fazê-lo,não que isso vá me fazer sentir superior,mas com certeza moralmente vou me sentir bem melhor,afinal se estar bem,eu sei que é bom,porque não proporcionar isso aos que precisam,tendo eu condições em fazê-lo.

• Boa Tarde Amiga!!!

Compaixão é um sentimento extremamente difícil de ser sentido pelo ser humano. Muitas vezes ele é confundido com"dó".

Alguns ajudam o próximo porque tem "dó" e no fundo medo também, de algum dia passar por aquela situação, ou seja se julgam em uma posição superior.

Outros entendem a compaixão como um dever religioso, que é bem visto aos olhos de Deus, aí surge a "dominação", ajudam, mas querem converter o "pobre diabo".

Compaixão e compreensão, é quando ajudamos o próximo, porque entendemos que não fazemos mais do que o nosso dever, nada tem de "benemérito", estamos apenas demonstrando a nossa "humanidade".

Para mim Compaixão é o supremo amor que sentimos pelo próximo, me compadeço pela dor do próximo, sem esperar graças divinas e nem compreensão de ninguém.

Me compadeço, porque sinto no meu intimo a angústia do próximo, sinto um nó na garganta, um aperto no peito, e o ajudo com o único intuito de amenizar o seu sofrimento.

Beijinhos!!!

• Boa Noite, amiga.

Bela Pergunta!

Para mim a compaixão não deveria ser encarada nem como

compreensão, muito menos como dominação.

Compaixão para mim é atitude/ação como resultado da emoção.

Mas...quem sou eu pra definir alguma coisa, porém eu tento.risos

Eu gostaria que compaixão possuísse a definição acima. Como eu gostaria!!!

A realidade porém é outra, e por saber que sonho demais e

ando completamente "sem sintonia" com a sanidade, tentando

até criticar o Aurélio e a wikipédia, fico (meia contrariada) com

a sábia colocação de Nietzsche:

" Prazer de maltratar outrém é distinto da crueldade. Esta consiste em encontrar satisfação na compaixão, e atinge o ponto culminante quando a compaixão chega a extremos, como quando maltratamos os que amamos; todavia, se fosse alguém, que não nós, a magoar os que amamos, então ficávamos furiosos, e a compaixão tornar-se-nos-ia dolorosa; mas somos nós a amá-los e somos nós a magoá-los...

A compaixão exerce uma infinita atenção: a contradição de dois instintos fortes e opostos actua em nós como atractivo supremo.

(...) A crueldade e o prazer da compaixão:

A compaixão aumenta quanto mais conhecemos e mais amamos intensamente quem é objecto dela. Portanto, aquele que trata com crueldade o objecto do seu amor retira da crueldade - que amplia a compaixão - a máxima satisfação.

Quando, acima de tudo, nos amamos a nós próprios, o maior prazer que encontramos - por meio da compaixão - pode levar-nos a mostrarmo-nos cruéis para connosco. Heróico da nossa parte é o esforço de completa identificação com aquilo que nos é contrário. A metamorfose do Diabo em Deus representa esse grau de crueldade.

Friedrich Nietzsche -

• Oi, Shaiya!

Esse tipo de compaixão dominadora chama-se condescendência, ou seja, é quando alguém superior tem pena de alguém inferior.

Sujeito abastado diz pra alguém necessitado: "olha só um desgraçado ignorante, que pena, vou dar uma esmola pra ele." Dá um valor qualquer, sente-se bem com seu ato humanitário, mas, 10 minutos depois, se esquece completamente do fato.

A verdadeira compaixão é solidária, ou seja, é a cooperação entre iguais. Não importa se um rico ajuda um pobre, ambos são humanos, apenas tiveram uma história de vida diferente, oportunidades diferentes e, muitas vezes, heranças diferentes (nem toda riqueza é fruto de mérito).

Mas,além do lado financeiro, a compaixão também surge em diversos momentos de dor, seja emocional ou físico.

Não existe pessoa 100% independente, sempre precisaremos de alguém por algum motivo.

Por isso, pessoalmente, acredito que todos nós precisaremos ou já precisamos da compaixao de alguém, em algum momento.

É isso.

Bjão!!

Graça e paz!

• Não entendo assim, compadeço-me de pessoas que suponho infelizes, mas não posso assegurar-me disso, pois não sou detentora de nenhuma verdade, a não ser a minha, que me cabe muito bem, mas não ao outro, muito provavelmente, apenas, se o outro se me diz infeliz, é porque a verdade dele não o supre, então, compadeço-me, mas pela empatia e apenas o consolo, pois é dele a vontade íntima à mudança, não imponho meu modo, apenas aceito o dele e oro em meu espírito para que o outro consiga realmente encontrar seu caminho, sua verdade, vibrações positivas são benéficas e o único bálsamo que nos cabe ofertar, nada mais. Se receptivo às boas influências dessa energia, o outro encontrará forças a mudar, se assim o desejar, senão, continuamos nosso caminho, cada qual como bem aprouver, mas que seja em Paz e Harmonia de ambos os lados. A aceitação mútua é o mais importante aos humanos espíritos!

• Compaixão verdadeira jamais pode levar à dominação. São coisas incompatíveis.

• Shaya minha amiga deixa de de tanta lastima o mundo esta querendo felicidades , e muito amor estamos carentes de amor . Um beijo fica com Deus.

• Acho que compaixão e a primeira, com elevação e entendimento.

Na compaixão nos colocamos ao dispor do sofrimento com entendimento do sofrimento,

A segunda para meu entendimento e do, quando sentimos do de

uma pessoa, nos nos colocamos e pretendemos nos colocar na

segunda opção, o que e errado, podemos ate ajudar mas de nossa

maneira como se o ser por "sofrer" e ter de suportar nossa imposição.

• Ainda não compreendi o que é compaixão.

Visualizo uma cena entre dó, respeito e ignorância.

Ainda "sou criança".

• Compaixão/piedade/misericórdia torna-se um sentimento/ação de forma sincera, à partir do momento em que nos colocarmos no lugar do outro; daí é impossível sentir-se superior.

Beijos.

Sign In or Register to comment.