A velhinha contrabandista ...?

Luiz Fernando Veríssimo

Todos conhecem a história da velhinha contrabandista. Todos os dias uma velhinha atravessava a ponte entre dois países, de bicicleta e carregando uma bolsa. E todos os dias era revistada pelos guardas da fronteira, à procura de contrabando. Os guardas tinham certeza de que a velhinha era contrabandista, mas revistavam a velhinha, revistavam a sua bolsa, e nunca encontravam nada. Nada. Todos os dias a mesma coisa: nada.

Até que um dia um dos guardas decidiu seguir a velhinha, para flagrá-la vendendo a moamba, e ficar sabendo o que ela contrabandeava e, principalmente, como. E seguiu a velhinha até o seu próspero comércio de bicicletas e bolsas.

Como todas as fábulas, esta traz uma lição, só nos cabendo descobrir qual.

Significa que quem se concentra no mal aparentemente disfarçado descuida do mal disfarçado de aparente, ou que muita atenção ao detalhe atrapalha a percepção do todo, ou que o hábito de só pensar o óbvio é a pior forma de distração. No Brasil, temos o hábito de procurar e nos indignar com o escândalo menor - por exemplo, os fotogênicos milhão e trezentos no cofre dos Murad - e deixar passar o escândalo maior, ou o uso do dinheiro público para lucro privado e proveito político, que inclui desde privatizações subsidiadas pelo Estado e a benemerência com bancos falidos até espionagem e contra-espionagem com fins eleitoreiros, sem falar no condominato com as "oligarquias corruptas do Norte e Nordeste", que só se tornaram reprováveis quando se tornaram politicamente inconvenientes. Isto é o banal, é o corriqueiro, é a velhinha passando de bicicleta pela ponte todos os dias. A rotina da corrupção que ninguém chama pelo nome se tornou tão rotineira, de uns tempos para cá, que podem fazer uma campanha eleitoral como essa, paga pelo banco oficial do País, de elogio aos primeiros oito anos dos anunciados 20 que o PSDB precisa - uma espécie de resumo apoteótico da desfaçatez dominante - sem que o TSE se manifeste ou alguém proteste, fora os chatos de sempre. Afinal, pra que perturbar a vidinha da velhinha, que só está fazendo o que sempre fez

Comments

  • cocncordo plenamente amigo Kiko!

    o nosso maior problema é cultural, pode parecer loucura mais na verdade é o propio povo brasileiro que permite que situações assim aconteçam!

    ainda não sabemos escolher nossos representantes e não cobramos deles a postura correta, não tomamos nenhuma atitude, apenas ficamos falando e reclamando com os braços cruzados.

  • A Carta do Sogro ao Genro

    Querido Carlos, Meu Digníssimo Futuro Genro.

    Não consigo dormir desde que prejudiquei o seu namoro com minha filha e estou escrevendo esta carta na esperança de que você esqueça o que eu disse e me perdoe.

    Quando o vi pela primeira vez, fiquei surpreso com suas tatuagens e o brinco no nariz, mas hoje vejo que isso não é assim tão importante. Vejo, também, que andar de moto em alta velocidade e sem capacete não é assim tão perigoso, desde que seja tomado cuidado com os demais veículos do trânsito.

    Vejo, também, que a minha reação ao fato de você nunca ter trabalhado foi bastante inadequada e demasiadamente radical e injusta. Agora estou bastante convicto de que muita gente boa e capacitada também deve viver sob pontes e dormindo nos parques.

    Entendo, também, que o fato de minha filha ter apenas 16 anos e querer se casar com você, e abandonar a idéia de fazer a faculdade de Medicina. É simplesmente uma alternativa para a sua formação, já que nem tudo na vida aprende-se nos livros e na escola.

    Às vezes eu percebo quão conservador e chato eu posso estar sendo quando interfiro em assuntos dessa natureza e reconheço que estava errado, redondamente errado.

    Fui muito intransigente ao ser contra o namoro de vocês e gostaria de me desculpar dizendo que o casamento de vocês terá a minha benção incondicional.

    Um Carinhoso e Forte Abraço.

    Do Seu futuro Sogro.

    P.S. Ia me esquecendo, Parabéns por acertar Mega-Sena!

  • Muito boa mesmo, já que os guardas não percebiam que a velhinha estava contrabandeando bicicletas e bolsas em suas caras !!!!!!!!!!!!

  • POAKSoaskdppKSAdppkasdpaokopKPsdok

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    duhduhsauhduhduhasuhasdasduhsduha

    -------------------------------------------------------------

  • No dia que todos se conscientizarem e ficarem contra os grandes erros os pequenos simplesmente deixaram de existir.O povo devia se unir contra os desmandos de quem estiver no poder , não só do PT mas contra todos aqueles que são desonestos e mentem descaradamente nunca mais os apoiando com seus votos.Mas enquanto o pequeno quiser usufruir das merrecas que os grandes soltam de vez enquando tudo continuara o mesmo.A bicicleta é só um detalhe o importante sempre fica de lado ....Beijókas

  • Verdade,

    As vezes procuramos tanto e não vemos o obvio,

    BEIJOS Kiko

  • Muito interessante,mas esse é o Brasil em que vivemos!!!!! =D

  • esse é o pais que nois vivemos

  • Interessante....

  • pq apesar dela smpre ter feito nao deixa de ser crime afinal crime grande ou pequeno e crime da mesma forma

Sign In or Register to comment.