Questão de Lógica - 10 pontos pra quem acertar?

Existem duas portas, uma que leva ao céu, e outra que leva ao inferno. Cada porta é protegida por um guardião. Um deles só diz a verdade, e o outro só diz mentira. Você não sabe qual porta leva ao céu ou ao inferno, nem sabe quem fala verdade ou mentira (não necessariamente o que fala mentira guarda a porta do inferno, tome cuidado na resposta). Partindo disso, diga como proceder para passar pela porta que leva ao céu sendo que, você pode fazer uma única pergunta a somente um dos guardiões. Você só tem uma chance de perguntar a uma pessoa, se errar, será jogado automaticamente no inferno.

Questão interessante que o professor de programação colocou no quadro no fim da aula antes de dizer: Serão aprovados somente os que passarem pela porta que leva ao céu...

Update:

Meus queridos,

o caso é o seguinte,

Dois guardiões, um só fala mentira (tudo o que ele diz é mentira) e o outro só fala a verdade (tudo o que ele diz é verdade). O problema é: não se sabe se o guardião que só fala a verdade realmente guarda a porta que leva ao céu, e se o guardião que fala a verdade guarda a porta que leva ao inferno? Esse é o maior problema. Se eu tivesse dito que o guardião que só fala verdade guarda a porta do céu e o guardião que só fala mentira guarda a porta do inferno, o problema estaria resolvido. Mas não é o caso, eu não sei quem mente e quem fala a verdade e naum sei qual a porta do céu ou do inferno, entenderam? Tem gente achando que o guardião que só fala verdade guarda a porta do céu, isso pode não ser verdade. Pensem bem.

Comments

• Pergunte para qualquer um dos dois o seguinte:

Qual porta o outro guardião me mostrará se eu perguntar a ele qual porta leva ao céu?

Ambos mostrarão a porta do inferno.

Explicação:

- Perguntando ao que fala a verdade: Como o guardião que fala mentira te mostrará a porta do inferno (se você pergunta pelo céu ele responderá mentindo), então esse que fala a verdade realmente te mostrará a porta do inferno.

- Perguntando ao que fala a mentira: Como o guardião que fala a verdade realmente te mostrará a porta do céu, esse guardião mostrará o contrário da resposta, então também mostrará a porta do inferno.

Logo você deve entrar pela porta que o guardião que foi perguntado não apontar.

• Pergta qual porta ele guarda ?

Ou pergunta se ele sabe seu nome ??

não sei

• acho q eu teria q fazer alguma pergunta que eu já soubesse q era mentira assim, se eu fizesse uma pergunta falsa o guardião m respondesse de forma afirmativa eu sacaria q ele estava mentindo.

• Pergunte a um guardião se ele acredita em DEUS, se disser que SIM este será o guardião da porta do céu.

• Mto boa.Tô pensando, daqui a pouco eu volto altero a resposta aqui e respondo.

Sign In or Register to comment.