Por que será que as pessoas ainda teimam em seguir o cristianismo?

Deus não existe, isso é um fato. Pode até ser que exista uma origem para o universo e para os seres humanos; no entanto, ela não está na Bíblia.

Para Baruch de Spinoza, filósofo holandês que em 1770 escreveu o Tratado Teológico-Político, o Deus bíblico é visto como fruto da imaginação e da superstição e a Bíblia é apresentada como relato dos preceitos políticos e morais que asseguraram a sobrevivência da comunidade judaica através da histótia. As contradições entre o Deus vingativo de Moisés e o Deus bondoso de Cristo, entre a "lei de Talião" mosaica ("olho por olho, dente por dente") e a resignação cristã, são explicadas como reflexo da situação do povo judeu: num caso, forte, e no outro, derrotado e humilhado. Spinoza explica ainda que a superstição é a causa e o instrumento de manuntenção de uma massa ignorante, e portanto, cativa ao poder religioso e submissa ao Estado autoritário.

Comments

  • Respeito sua posição ideológica, seus preceitos, os fundamentos de seus argumentos e o direito que lhe é conferido de expressar livremente o pensamento, mas dizer que a inexistência de Deus é um fato chega a ser uma insanidade. Aponta onde está e qual é a prova cabal da inexistência de Deus que retifico minhas palavras. Vlw

  • Porque o jardineiro é Jesus e as árveres somos nozes!!!!!!!

  • Não é bem ao poder religioso que a massa está cativa ...

  • Árvereees, árvres... árvoros... árveresss....

  • SIMPLESMENTE PELA MESMA RAZÃO QUE AINDA EXISTE SEGUIDORES DO BUDISMO, BEM MAIS ANTIGO DO CRISTIANISMO.

    ASSIM COMO TAMBÉM, TEM JOVENS QUE SEGUEM O RAULSEIXISMO, O BOBYMARLISMO, O JIMIRENDISMO E VIVEM NUM MUNDO DE FUMAÇA.

    E TAMBÉM COMO O CHEQUEVARISMO.

    HOJE, INFELIZMENTE, TAMBÉM TEM OS EVANGELICOS, SEGUIDORES DOS PASTORISMOS E ACREDITAM FIELMENTE QUE OS PASTORES CONSEGUEM ENVIAR TODO O DIZIMO ARRECADOS PARA DEUS. GOSTARIA DE CONHECER ESSE SISTEMA DE TRANSPORTE AINDA NÃO REVELADO À CIÊNCIA. TADINHOS.

  • conveniencia...

  • VC TB Ñ EXISTE.

  • É uma questão de fé meu amigo.

    Não de ciência.

    Não é aqui que você vai encontrar essa resposta.

    Se apenas negar te basta, então negue e seja feliz.

    Se tem dúvidas, leia e conheça as doutrinas religiosas mundo afora.

    Agora, se a crença das outras pessoas te incomoda, aí é um problema psicológico SEU.

    Procure um profissional.

  • porque não há religião mais consoladora,nem mais esclarecida,e em muitas e muitas outras vantagens,que eu só não as digo aqui,para não cansar aos queridos integrantes desta comunidade.

  • Poderiam colar aquele adesivo na cruz dizendo: não me siga, também estou perdido...

Sign In or Register to comment.