Religião na Infância, imposição ou livre arbítrio?
Catequese. Doutrina. Retiro de jovens. Cultos de fim de semana. Colégio “religioso”.
Existem várias denominações para o que, particularmente, chamo de lavagem cerebral precoce, ou ainda, submissão a um pensamento coletivo errôneo para o qual a criança – muitas vezes ainda distante do ponto em sua vida em que passará a discernir o óbvio do duvidoso – não está preparada, pois o seu ponto alto de desenvolvimento intelectual está verdadeiramente a décadas de distância. Impor a religião, então, é como literalmente “por o doce na boca da criança”
Reflita comigo: você é uma criança de, digamos, 8 anos de idade, que de repente encontra-se em um lugar onde dizem que existe alguém invisível, lá no alto, nos céus, que vê tudo o que você faz, e que exige que você cumpra determinadas regras, porque senão, quando você “for para o céu”, na verdade, será julgado e irá descer para um lugar muito feio, e lá haverá alguém realmente mau, que vai te fazer sofrer pro resto da vida.
Sinceramente, sendo essa criança, não pensaria duas vezes em obedecer ao que o senhor vestido de preto com colarinho branco estaria a me dizer (ou seja lá qual for a vestimenta que ele estiver usando). Claro, uma criança não sabe interpretar o que lhe é dito tal qual um adulto (infelizmente, muitos deles até hoje não aprenderam), então qual alternativa senão a obediência?
Comments
O ensino de religiões deve ser tratado como se fosse álcool e só pode ser dado (ou ensinado) as pessoas na maioria de idade!
Sorte
A imposição da religião deveria ser proibida para crianças de até uns 16 anos.
sim aos 4 ou 5 anos crianças são vÃtimas faceis
Oi sr. Jesussss!! Tudo bem por ai desse lado?
Eu continuo achando que na escola se for para falar de religião, que seja um estudo superficial de todas as religiões, deixando Livre para que a criança possa já ir escolhendo com a qual que se identifica mais, para que no futuro ela possa seguir o caminho que achar melhor, e não algo que foi empurrado garganta a baixo, como você mesmo disse, em uma época em que ainda não tem capacidade para discernir o que é certo ou errado, ou realidade da fantasia..
Não acredito que hoje em dia, possamos influencias uma criança com nossa crença ou com aquilo que é mais fácil colocarmos nela para qu nossa cação tenha sucesso. como ora na época dos evangelistas, evangelizam os Ãndios para torná-los mais saciáveis e temente a algo.
Um dia, repreendendo minha filha, lhe disse que havia se machucado porque Deus a castigou por ter me desobedecido, ela tinha 5 ou 6anos e ela me respondeu:
_Mãe Deus é nosso Pai, Ele não nos castiga porque Ele nos ama. Ele nos ama, entendeu mãe? eu machuquei porque não prestei atenção.
Fiquei feliz om a resposta de minha filha por 2 motivos: Um era que ela reconhecia um Deus de Amor, ou outro motivo é que dei a ela com meus ensinamentos no ia a dia a liberdade de entender isto.
Portanto a lição que tiro é que vc não precisa usar Deus para criar seus filhos diante do temor a Deus, mas no Amor de Deus.
AteÃsmo na infância também. O livre-arbÃtrio deve ser ensinado e posto em prática por toda a vida. Se os pais forçarem a criança a fazer o que eles não fizeram no passado, o resultado será uma criança ou um adulto rebelde.
Um abraço.
.
à por isso que a maioria dos jovens filhos de pais cristãos não estão dentro da igreja, porq os pais o forçam a frequentar o culto e o amendrontam, qndo chegam na idade da "razão" e começam a ter noção das coisas sentem raiva da igreja e saem, elas não são ensinadas verdadeiramente, e sim forçadas a seguir o caminho que os pais ordenam que sigam, e isso não acontece só com as igrejas cristãs, acontece com filhos de umbandistas, espiritas, etc....
Não sou a favor de forçar nada,nem religião,crença a nenhuma criança,a ninguém.
A BÃblia diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e quando for velho, não se desviará dele.
Mas isso não quer dizer,que temos que obrigar nossas crianças a ir onde elas não querem por obrigação,dever,obediência.
Acho muito errado sim,pois essa palavra de Deus,o que posso entender,não é que devemos obrigar elas a ir a igreja mesmo não querendo,mas ensinar a serem respeitosas,educadas,ensinar o bom caminho de um ser humano.
Mas o pior é que vejo e muito,são pais forçando seus filhos a irem a igreja e depois eles saem e não querem mais voltar.
Claro,ficam forçando,ai quando podem se ver livres,saem com raiva mesmo.
Conheço um mulher adventista que força a neta a ir a sua igreja,a criança já tem ódio da igreja desde agora,imagina quando tiver livre dessa avó?
Aff,não adianta nada isso.
Criança é criança,deve ter obediência,mas não trata-las como escravos de nossas vontade,mas como seres livres.
Beijos
Uma criança nao pode ser criada solta, sem orientação.
Infelizmente hoje os filhos seguem nos primeiros anos de vida a religião dos pais, por serem os mesmos os seus responsaveis e educadores, ensinam o que acham certo, o que pra eles é uma verdade.
Não acho que seja imposição...nem livre arbitrio - é uma orientação.
Feliz da criança que nasce em lar sem preconceitos reliogiosos, que é incentivada pelos pais a obter conhecimento sem preconceito. Essas sim estarao preparadas para decidir no que irão acreditar, mas seu carater é moldado de acordo com os padroes e exemplos que os pais transmitem e demonstram.
Nem sempre a obediencia é o apelo da imposição, se algo é dito e exigido por outros que nao sejam os pais, cabem aos pais explicar, porem, cabe muito mais aos pais serem IMPARCIAIS, dizer a verdade que foi costruida por você (generalizando) nao significa que será a verdade construida por seu filho. Portanto, não julgueis a interpretação dos outros errada só pq é diferente da sua.
Ensinar = Orientar - a busca do entendimento não é a mesma busca da explicação, os caminhos e destino sao diferentes.
As religiões são escolas da Alma, locais de oração, de estudo dos ensinamentos Divinos, de fraternidade, comunhão entre as pessoas, de meditações, da prática da caridade, de boas leituras, boas músicas e boas canções. Há tantas religiões no mundo quanto são os graus de entendimento das pessoas.
Criança e Deus
Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
-Disseram-me que estarei sendo enviada à Terra amanhã... Como vou viver lá, sendo que sou pequena e indefesa?
E Deus disse:
-Entre muitos anjos, escolhi um especial para você. Estará esperando-a e tomará conta de você.
-Mas me diga, -aqui no Céu eu não faço nada além de sorrir e cantar, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?
Seu anjo cantará e sorrirá para você... a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.
Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a lÃngua que as pessoas falam?
Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.
E o que farei quando sentir saudade e quiser falar com você?
Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a orar.
Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?
Seu anjo a defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.
Mas eu serei sempre triste porque eu não o verei mais!
Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você.
Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas.
A criança, apressada, pediu suavemente:
-Oh, Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me, por favor, o nome do meu anjo.
E Deus respondeu:
-Você chamará seu anjo de... MÃE!
http://poemasdepaz.blogspot.com/2008_04_19_archive...