Para fazer direito precisa gostar de política?

eu tnho mta dúvida nisso, pq eu gosto de ser bem organizada e "comandar" trabalhos em grupo, gosto de falar muito, mas não sei se é isso mesmo q eu qro... qria saber se precisa gostar de politica, pq eu não entendo muito e não gosto...

Comments

  • Não necessariamente. Um jurista pode exercer suas funções sem precisar se envolver em assuntos político-partidários. Política lato sensu todos fazemos, queiramos ou não.

    Logo, direito e política partidária não são siameses, de modo algum.

  • Mariana, o advogado precisa ter uma visão muito ampla da realidade. Precisa ser articulado em termos de linguagem, isto é, saber falar e escrever corretamente, ter uma boa cultura para buscar na filosofia e nas artes exemplos semelhantes aos fatos que ele vai defender. Se ele precisa saber um pouco de tudo, então ele precisa realmente gostar de política.

    Mas é assim: não há como fugir da política. Ninguém escapa. Aristóteles já observava que o ser humano é um animal político. Quando você diz que não gosta de política, já está participando da política ao negá-la. Uma criança fazendo birra porque quer um brinquedo, está fazendo política. Quando um professor deu uma nota que você não achou justa e vai pedir explicações sobre o critério de correção dele, você está fazendo política. Quando um casal se separa e vai discutir a partilha dos bens, está fazendo política. Quando a família não gosta do namorado da filha e tenta fazer de tudo para que ela não fique com ele, estão fazendo política. Se a menina se rebela por causa disso, ela fez política. Até a falsidade das pessoas ou os votos em grupo no Big Brother Brasil é pura política!!! Se você diz que "comanda" trabalhos em grupo, é porque sua política satisfez o grupo.

    Talvez o que você não gosta ou não entende é a POLÍTICA PARTIDÁRIA no Brasil. Essa é realmente chata e complicada. São muitos partidos, muita corrupção, muitos escândalos (alguns verdadeiros outros falsos), que a pessoa acaba se perdendo. Sem contar que todo político tem aquela mesma cara de velho chato.

    Mas você pode começar a entender qual a função desses políticos e porque eles brigam tanto, quando você começar a perceber como é o processo em que se passa a história e a sociedade. A minha dica é a seguinte: comece a ler sobre a GUERRA FRIA em livros de Geografia Crítica de ensino médio. Eu acho que essa guerra é a melhor maneira de compreender o que é política e quais interesses guiam a nossa história. Procure tentar ler sobre GEOGRAFIA CRÍTICA para saber como o mundo em que vivemos se desenvolveu até chegarmos aqui, em 2009.

    Abraço

  • Gostar não, se interar. Um tanto insano “obrigar” alguém a apreciar política.

    Mas ao curso direito estudar a área trata-se de um requisito. E diria que deveria o sê-lo para viver em sociedade. O tal negócio: maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.

  • nao, tm q gostar de gramatica pois o advogado interpreta as leis

  • Não tem que gostar de política, mas depois de fazer o curso vc vai começar a se interessar pelo assunto.

    É uma excelente profissão, te dá um leque de opções muito grandes no mercado de trabalho e uma cultura geral que poucos dão.

    |Boa sorte!

  • Acredito que não seja obrigatoriamente necessário gostar de política, porém vale salientar que a elaboração das leis é de competência os políticos.

  • Amiga, existem várias áreas no curso de Direito.

    Muitas delas nada tem a ver com política.

    Vá fazer seu curso sossegada.

    Muita Luz pra vc.

  • Nada a ver Direito com política.

Sign In or Register to comment.