Orgulho Racial: você tem?

É muito comum ouvirmos na midia pessoas dizendo "tenho orgulho em ser negro", "tenho orgulho de ser índio", etc, etc.

Não tenho absolutamente NADA contra nenhuma etnia, mas eu penso ser RIDICULO esse negócio de ter orgulho da cor da pele ou algum traço físico. Por Deus!, NINGUÉM escolhe a "raça" que tem!

Acho razoavel a pessoa admirar alguém da mesma etnia, como o Zumbi dos Palmares, ou até Martin Luther King, mas idolatra-lo apenas por ter caracteristicas fisicas parecidas com as suas é PATETICO.

Repetindo: NADA contra "raça" alguma!!

Mas ficar falando "tenho orgulho em ser branco", "tenho orgulho em ser verde" além de INÚTIL é PERIGOSO, porque se voce tem orgulho da cor da sua pele, isso pressupõe que você considera as outras "raças" menos "gloriosas" que a sua.

Comments

• Conquanto o achasse muito bonito, de melodiosos acordes, vibrantes, numa linguagem que não me parecia estranha, conquanto quase nada (por ser menino) entendesse; mais tarde, tendo plenas condições de traduzir e nesse ouvir, entender, no entender, aquilatar as lutas intermináveis desse povo, ao longo dos séculos, contra os seus inimigos. É o segundo hino mais bonito, que já ouvi:

_La Marseillaise, que poderá ser, em uma cena do filme "Casablanca", apreciado:

http://br.youtube.com/watch?v=RFcQo_duyJU

Mas, o Hino da minha terra, minha pátria querida, uma nação formada por gentes dos 4 cantos do planeta, essa mistura de raças, etnias, que fazem desde a roraimense à gaúcha, da potiguar, à acreana, as mais lindas, gentis meninas, moças, mulheres, anciãs mais belas do mundo, deste meu (nosso) querido Brasil!

Tenho orgulho de ser BRASILEIRO!

Petistas?

GO CUBA!

• esse "orgulho" só existe pra negar o racismo e a discriminação

como no caso dos gays q acharam ofensiva a idéia da parada do orgulho hetero

hipocrisia pura

• Infelizmente minha raça é muito perigosa e traiçoeira.

Falo da raça humana, claro.

Os seres humanos são uma única raça, com vários tons de pele e de pêlo.

• Tenho orgulho em ser branquinha.

:)

• não! nenhuma! aliás, o que é raça mesmo, hein????

• Ridículo msm, o pior é q hj em dia acho q os brancos são os q sofrem maior preconceito, pelo menos aki no brasil, se vc fala q ogulho de ser branco é preso por preconceito, e os negros q jogam na nossa cara toda hora q são negros?como se isso fosse importante, grande ***** a sua cor de pele, páh dn serve msm, fala sério cada idiotice nesse mundo....bjos

• Rafaella

Eu concordo com você, porém o que eu entendo dessas afirmações é que essas pessoas acreditam que seus familiares antecessores "sofreram discriminação" então o foco dessa afirmativa é dizer que não se sentem inferiorizados e se orgulham do que são. Nós sabemos que a raça humana é uma só, independente de cor, pátria, condição financeira, grau de instrução, mas também sabemos que em tempos passados houve realmente muita matança de pessoas por discriminação e maldade e ainda hoje existem grupos de pessoas discriminando outras de forma explícita e severa (pancadarias e exclusão social).

Portanto eu acho que precisamos ter mais paciência, humildade e principalmente mais amor na nossa raça humana para podermos nos livrar dessa necessidade de atacar e defender o que somos "seres humanos"

bjinhos

• concordo com você rafa,e acho ridiculo tbm pessoas que colocam apelido tipo "olha o neguinho" tem gente que leva na esportiva mais outros levam p violencia...

e como vc diz ninguem escolhe que cor vai nascer, isso é ignorancia!!

• Eu acho que esse tipo de orgulho é pura demagogia.

Outro tipo de orgulho tambem: Tenho orgulho de ser honesto, bom carater, de ser um bom pai, uma boa mãe, bom filho, caridoso, etc..

Não fazemos mais que nossa obrigação , porque isso é o certo.

Sign In or Register to comment.