Formatação!?

Olá pessoal, boa noite!

Eu tenho um computador, e vou formata-lo, é a minha primeira formatação, e eu to meio amedrontado, tenho medo de ferrar meu PC, será que vocês poderiam me ajudar?É o Windows XP.. o maior problema, é que eu num tenho CD de instalação de nada, placa mãe, placa de vídeo, placa de rede, placa de som, nem placa mãe, meu pc e montado, e não veio com nenhum CD, vou precisar deles?Eu já reparei uma cópia do Windows, mais não o formatei.. ele esta muito lerdo, e com programas e arquivos que eu não preciso mais, portanto quero formata-lo. Como obter esses drivers, para dar tudo certo?Outra coisa que tenho dúvida, e na parte de partições. Eu tenho um HD de 80GB, e particionei ele da seguinte forma:

Disco local C (C:) = 54,0GB

Disco local E (C:) = 20,5GB

O Windows está instalado na partição C:\ , e eu gravei o backup na E. O que eu tenho que fazer para que dê tudo certo, e eu formate?Quando chegar naquela parte das partições, o que eu faço?Apago a partição do Windows?Ou aperto Esc?

Me ajudem!!

Obrigado(a),

Gustavo

Update:

eu só tenho o CD do Windows XP

Comments

• Boa noite Gustavo.

Se formatar fosse tão fácil todo mundo faria.

Pra começo de assunto,algumas providências devem ser tomadas para melhorar o desempenho do seu PC.

Por favor leia tudo com muita atenção.

Porque um PC trava.

Um PC trava ou fica lento,quando está infectado por vírus,spywares,malwares,adwares e outras pragas virtuais/Hd(disco rígido)cheio ou carregado com fotos,músicas,filmes,jogos e.t.c./baixa memória virtual Dll,,pouca memória Ram.

O ideal,é fazer um backup,salvar seus filmes,fotos e.t.c.colocando-os em CDs ou DVDs de dados.

Desinstalar alguns programas,e deixar apenas os necessários,para aliviar a máquina,pois muitos programas instalados consomem muita memória física DLL.

> Fazendo Backup,ou seja salvando seus filmes,fotos,arquivos,músicas e.t.c.

> Coloque uma mídia virgem no driver(gravador)

> Crie uma pasta em Meus documentos,e dê um nome Ex:Backup 17/3/08,depois vá colocando dentro dessa pasta tudo que vc quer salvar:Obs;se for em mídia de DVD o limite 4,4gb o que sobrar vc vai colocar depois em outra mídia,fazendo o mesmo processo,se for em mídia de CD o limite é 650mb.

> Depois de tudo colocado na pasta Backup 17/3/08 abra o Nero.

> Escolha a opção Criar um DVD de dados

> Quando abrir clic em Adicionar

> Agora vá em Meus Documentos e clic na pasta Backup 11/3/08 e depois clic em Adicionar.

> Aguarde o Nero fazer a leitura total da pasta,quando terminar clic em Fechar.

> Clic em Avançar e depois em Gravar

> Aguarde o término da gravação.

> Quando terminar coloque a mídia no driver(gravador)e abra pra ver se tudo que vc colocou está dentro dela.

> Se estiver seu Backup foi um sucesso,e suas coisa estão salvas.

>Agora vc já pode excluir a pasta do backup.

Faça quantos backups sejam necessários até deixar o HD bem vazio.

> Dica para evitar perder mídias use uma mídia DVD-RW ou CD-RW que são regraváveis,ou seja,vc pode apagá-la e regravar novamente.

-----------------------------------------------------------------------

Por favor baixe e instale esse programa

Advanced WindowsCare 2.6.0.835

Limpe e repare o seu Windows corrigindo erros, protegendo a sua privacidade e removendo spywares!

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII Tutorial IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Os seus problemas com lentidão, congelamentos e erros no sistema acabaram! Advanced WindowsCare repara e conserta seu Windows com apenas um clique! Diferente das outras utilidades, ele não apenas limpa o registro como também examina o sistema Windows, detectando falhas que podem estar ocasionando uma queda de velocidade no sistema e erros.

Se o seu sistema está lento e você está pensando seriamente em reinstalar o Windows, não custa nada baixar e instalar Advanced WindowsCare antes!

Por que usá-lo?

Repare o Núcleo do Windows:

Diferente dos outros, Advanced WindowsCare não apenas limpa o sistema. Com muitas tecnologias de ponta, ela examina seu Windows com precisão e detecta erros que podem estar causando congelamentos ou queda de performance e os conserta.

Otimização do Núcleo:

Advanced WindowsCare encontra as melhores configurações para otimizar o seu Windows, turbinando seu PC para operar com a sua performance máxima nas operações comuns e na Internet.

É fácil de usar:

Todo o trabalho é feito em 30 segundos com apenas um clique! A interface intuitiva é uma feramenta muito acessível, até mesmo para leigos.

Restauração com Segurança:

Advanced WindowsCare pode desfazer quaisquer alterações se for necessário. Se o seu computador não se adaptar às novas mudanças, apenas clique no item de "Restoration" e o Windows volta a ser como era antes.

É de graça!

Advanced WindowsCare é um freeware. Você não precisa gastar nem um centavo para baixá-lo e atualizá-lo!

Tecnologias Exclusivas

# X-Fast: usa recursos de computação paralela e multi-tarefas para obtenção de um resultando veloz e eficaz no escaneamento, reparação e otimização.

# X-Deep: seu Windows é examinado com precisão. São detectadas falhas na rede e Internet conhecidas como bottlenecks, que reduzem o desempenho do PC e causam erros. Advanced WindowsCare é a solução automática para esses problemas.

# X-Safe: evita que arquivos de sistema e entradas de registro sejam apagados. Esta tecnologia cria uma área confiável e manipula os problemas por via de uma "lista negra".

# X-Easy: assegura a execução de funções escaláveis dentro de um ciclo de trabalho. Esta tecnologia simplifica a operação dos tradicionais utilitários de sistema.

# X-Restore: sempre ativa para fazer backup automático de todas as mudanças em segundo plano, suportando completamente as funções do Windows XP.

Como usar?

1. Dê um clique duplo no ícone do programa.

2. Quando a tela principal aparecer clique no botão "Start".

3. Clique no botão "Scan" para executar uma varredura completa.

4. Depois do término do processo, clique em "Care" para corrigir os problemas.

5. Se desejar, vá em "Re-scan" para escanear seu PC novamente.

Att:ao instalar escolha o idioma Portuguese ok?

Ele é grátis e vc acha no baixaki.

Quanto a formatar:primeiro execute os procedimentos acima,depois refaça dua pergunta,pra novas orientações,não se esqueça de informar o que foi feito.

ATT:por favor,escolha uma melhor resposta,não permita que vá para votação,e ainda vc recupera 3 pontos.

Abraços Álien a fera"Usuário Top 10"

Sem clones,e sem perguntas marcadas.

• Kara- o melhor conselho que se pode dar neste mom. é ...

procure um profissional na área.

Para q vc não tenha problemas, com nenhum programa, executavel.

Diga ao profissional o q vc quer incluir a mais na formatação.

valeu?

BS

• A primeira coisa que todo mundo faz é formatarq o hd, isso não é nescessário, que voce tem que fazer é restaurar os seu sistema para uma data antes de voce ter problemas, isso resolve seu caso, mas se voce quer mesmo formatar, primeiramente adquira os drivers do seu computador e depois pode formatar, mas antes não pode, e depois que voce iniciar a formatação escolha para que o windows formate somente a partição C:> e assim a outra será preservada, dai é só continuar a instalação conforme o windows pede. abraços

• 1. CONCEITOS BÁSICOS

Para formatar, é necessário que você tenha em mãos o CD de instalação do Windows XP, os drivers de seus dispositivos (sejam eles on ou off-board) e, se necessário, o backup de seus arquivos. Aqui irei aproveitar e ensinar a particionar o HD, assim os seus documentos ficariam em uma partição e os arquivos do Windows e dos programas ficariam em outra. Você pode optar por fazer isso: se fizer, não será mais necessário fazer/restaurar o backup dos seus arquivos toda vez que for formatar.

- Disco de instalação do Windows XP (juntamente com a ******-key)

- Drivers de seus dispositivos

- Backup dos arquivos (opcional)

-- Backup das configurações (opcional) -

Pronto. Já podemos começar a formatação e reinstalação do Windows XP. =)

2. FORMATANDO E INSTALANDO

Já vou avisando que a instalação dos Windows 9x é bem diferente da do Windows XP: a instalação deste é capaz de formatar o HD, não precisando mais de um disco de inicialização. Dê "bye bye" para o Windows atual, e reinicie. Primeiro, configure a BIOS para o primeiro boot c/ CD. Para isso consulte o manual da sua placa-mãe. Configurou? Antes de salvar as alterações, insira o CD do XP no drive de CD-Rom. Saia da BIOS, salvando as alterações. O computador vai dar o boot, e vai aparecer a seguinte mensagem na tela:

Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...

Tecle alguma coisa. A instalação vai fazer alguns testes, mostrar algumas mensagens. Depois de, aproximadamente, 30 segundos, vai aparecer uma tela fornecendo três opções:

- Instalar o XP

- Entrar no console de recuperação

- Sair da instalação

Adivinha qual vamos escolher? Tecle ENTER, para começar a instalação do Windows XP. A instalação vai procurar por versões anteriores do Windows. Quando terminar o processo (vai aparecer uma lista), tecle ESC. Chegamos no "ponto X": aqui que criamos, excluímos ou formatamos as partições. Navegue com as setinhas até a partição onde está instalado o Windows XP (normalmente C: ) e tecle DELETE. Vão aparecer duas confirmações (uma de cada vez): tecle ENTER e depois L.

Pronto, a partição foi excluída e temos um HD "vazio". Agora, você pode escolher entre fazer duas partições (como expliquei acima) ou uma só. Recomendo criar duas, assim não precisará fazer/restaurar seu backup toda vez que formatar o Windows. Se quiser criar somente uma, tecle C e depois ENTER direto.

Caso deseje duas, terá que escolher um tamanho para cada uma: este depende de você e do seu HD; suponha que você tenha um HD de 40GB e muitos programas. Fazemos uma partição com 20GB e outra de mesmo tamanho. Se você tem/terá mais documentos do que programas, faça uma partição de 15GB para programas e outra de 25GB para documentos. Enfim, escolha o que for melhor para você. Hoje, eu tenho 4 partições aqui; mas comecei fazendo 18GB para programas e 22GB para dados, num HD de 40GB. Escolha um tamanho, multiplique este por 1024 (já que a instalação cria em Kbytes). Tecle C, e na opção Tamanho (em KBytes), digite o tamanho calculado. Tecle ENTER, aparecerá a partição C: (recém-criada) e um Espaço alocado. Use as setinhas e "pare" em cima deste Espaço alocado. Tecle C novamente. Não é necessário digitar o tamanho desta partição, já que o programa calcula automaticamente o que sobrou de espaço no HD. Tecle ENTER.

Pronto, você já tem duas partições. Navegue até a primeira, tecle ENTER. Finalmente, vamos instalar o Windows. Escolha um método de formatação; recomendo FAT , pois pode ser lida no DOS caso aconteça alguma pane no Windows (o que não é difícil de acontecer). Dê ENTER. A instalação vai começar a escrever dados na partição, e vai copiar alguns arquivos. A partir daí, espere terminar que a instalação reiniciará o PC automaticamente.

É importante mencionar que, a partir de agora, vão aparecer algumas vezes aquela mensagem (Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...) no boot. NÃO pressione mais, exceto se aqui for especificado o contrário. Assim, a instalação continuará.

Você irá chegar na parte gráfica da instalação: o mouse já estará disponível. A partir daí, vão aparecer algumas janelas para perguntar alguns dados (Nome completo, Empresa, ******-key, Horário e etc.). Aí é tranqüilo, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Enfim, depois de algum tempo, o Windows vai reiniciar de novo. Até que vai perguntar se quer registrar o Windows e etc... continue seguindo as instruções.

Até que, hora, vai aparecer a área de trrabalho do Windows. Sucesso!! Fez tudo certinho até agora.

3. CONFIGURAÇÃO BÁSICA

Agora, vá em Meu computador. Aparecerá dois Discos locais, e mais alguma coisa. Duplo-clique no segundo Disco local. Vai aparecer que a partição não está formatada. Calma, isto é normal. Escolha o sistema de arquivos (segunda caixa), marque "Formatação rápida". Enfim, clique em Iniciar. Em poucos segundos, o processo finalizará e a partição estará pronta.!

ESPERO QUE TE AJUDE

MER RESPOSTA OU 10 PONTOS?

• Gustavo, primeiramente se você não tem nenhum cd de driver, é melhor nem começar, pois de nada adianta você formatar e instalar o Windows novamente, e é claro principalmente se você não tiver o disco de instalação do Windows. Pense bem, é melhor ficar com a máquina lenta do que ficar sem nada.

Sign In or Register to comment.