Você sabe realmente o que é Linux?
--- LEIAM A PERGUNTA TODA ANTES DE RESPONDER!!! ---
Fiz uma pergunta sobre a mudança de interface do Ubuntu pra netbooks e apareceu monte de gente falando que Linux é ruim. Pelas respostas está claro que pouca gente sabe o que é Linux.
Então vem a pergunta, você sabe realmente o que é Linux? Diga o que primeiro vem na cabeça.
Pra quem não sabe ou pensa que sabe, Linux é o kernel, o núcleo, o motor ou cérebro do sistema.
Ele é feito pela Fundação Linux, por engenheiros independentes, por universidades, governos e em sua grande maioria por grandes empresas como IBM, Intel, Red Hat, Novell, SGI, Google, Oracle, Cisco, HP, Fujitsu, etc. Vejam:
- http://www.linuxfoundation.org/publications/linuxk...
- http://www.linuxfoundation.org/about/members
Como o kernel é livre pra qualquer empresa ou grupo explorarem, existem várias distribuições.
Distribuições pegam o kernel Linux e completam com programas e características próprias.
Pra ter uma ideia, o mesmo kernel Linux usado na maioria dos supercomputadores é o mesmo usado em casa:
http://www.top500.org/stats/list/33/osfam
Por isso é evidente que irá ter distribuições ruins e outras ótimas. Irão existir também distribuições ótimas pro ambiente corporativo, como Red Hat, SUSE, CentOS, etc, que são excelentes mas não pra pessoas comuns. Irá ter distribuições como do CERN e FERMILAB que são voltadas pra cientistas mas não pra pessoas comuns. Mas irão existir distribuições ótimas, fáceis e amigáveis como Ubuntu, Mandriva, Big Linux, Moblin, que são fantásticas e perfeitas pra pessoas comuns.
Uma analogia que faço e é certa, é com carros da Fórmula 1.
A equipe STR é a última no campeonato. O carro é muito ruim, mas o motor é Ferrari. Então isso quer dizer que o motor Ferrari é ruim? A mesma coisa acontece com a Force India, que a penúltima. O carro é muito ruim mas ela usa o motor Mercedes. Então o motor Mercedes é ruim? Claro que não. Ele é igual ao da Brown GP, que está em primeiro, e ao da McLaren.
A mesma coisa acontece com distribuições Linux. O kernel Linux é o mesmo, mas as distribuições são diferentes. Então é um absurdo sem lógica, sem base alguma, falar que Linux é ruim.
Veja alguns vídeos de sistemas Linux:
Ubuntu: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/v...
Leia aqui também antes de responder:
http://www.inf.ufsc.br/~guii/linux/#mitos_linux
Então, você realmente sabia o que era Linux?
---
Obs.: por favor, responda de maneira adulta. Nada de respostas vazias, baseadas em mitos ou crendices. Respondam com argumentação e de maneira séria.
Update:ZikZira e outros, o Windows não entrou no assunto. Não estou comparando nem falando se é melhor ou pior, mais fácil ou não. Eu em momento algum falei nele. Nem é essa a questão.
O que estou dizendo é que muitos não sabem o que é Linux. Muitos ainda usam todos os dias sem saber (como o Android do Google, WebOS da Palm ou o Maemo da Nokia, que aliás, é baseado no Debian... se se alguém descobrir que tem terminal já irão falar "ohhhhh! isso é complicado", mesmo o terminal estando lá só por estar, sem precisar usar, como acontece com o Mac OS X que muitos usam mas ninguém reclama).
"Perguntador", quanto a vc já discutimos isso e seu radicalismo sem informação e doentio chega ao ponto do bizarro.
Comments
Muitos aqui que falam mal do Linux só o fazem para irritar os outros. É um tipo de "usuário" conhecido como troll em alguns lugares.
O melhor a fazer com eles é ignorar, pois o que eles querem é atenção.
O botão de denunciar existe justamente para essas pessoas que não entendem o verdadeiro motivo do YR e fazem brincadeiras fora do lugar.
Mas é sempre bom ter perguntas como essa às vezes, para que aqueles que realmente não sabem o que é o Linux possam entender um pouco mais. O que não pode acontecer é um exagero, afinal, é apenas o núcleo de um sistema operacional, cada um que use o que achar melhor.
Bom, vejo que você é que nem eu. Fica bolado com umas respostas mongoloides que aparecem.
Eu particularmente lido com informática há um pouco mais de 16 anos, comecei na era do DOS e segui caminho na linha dos produtos Microsoft.
Infelizmente eu não pude estudar o Linux por questões de tempo. Pois as linhas de comando mudam comparado ao DOS e daí fica um "mix" de comandos a serem decorados.
As distros com interface gráfica ajudam bastante mas ter que usar o terminal para instalar programas é algo que me chateia.
Mas eu admiro quem usa e quem sabe um dia eu arrumo um tempo e me dedico a aprender.
----
Sim já sabia mas a maioria das pessoas aqui do Yahoo não sabem e por isso lemos tantas besteiras.
Eu sei pois eu uso o Mandriva 2009.1
Chefe, vc está perdendo seu tempo tentando mostrar às pessoas que Linux é melhor do que Windows. Eu uso Linux (Debian Lenny ) há anos e já fui um detestador oficial de Linux, já queimei cds de instalação do Slack (que ainda detesto, hehehe), mas não passei a usar Linux por causa de disse-me-disse e sim por opção própria. Tudo que eu faço no Windows tb faço no Linux, mas não posso me comparar à outras pessoas, pq sou técnico em informática e é minha obrigação me atualizar a respeito dos sistemas operacionais que dou suporte. Usuário comum só querem usar a máquina numa boa, querem comprar um dispositivo e ver o bagulho funcionando "de primeira", sem ter que quebrar a cabeça para fazê-lo. Eu acho que vc deveria deixar quem fala mal do Linux de lado, se o cara está feliz com o Windows que usa, é pq ou se garante ou prefere funcionalidade e facilidade do que rapidez e segurança.
Além do mais, o que funciona bem pra vc, pode não funcionar bem para mim ou para qq outro usuário. Eu uso Debian, tenho colegas que usam Ubuntu e acham que eu sou biruta pq acham o Debian difícl de ser usado e configurado e tb tenho amigos que usam Windows e dizem que sou biruta por usar um "sistema arcaico" sendo que esses mesmos usuários que falam mal do Linux me procuram para consertar seus sistema Windows, heheheh...
Linux é, mas do que uma opção, um ótimo sistema, dependendo da distribuição usada e do grau de "safeza" do usuário; tenho duas sobrinhas de 14 anos que se eu pedir por telefone pra fazer assim ou assado na máquina (com Linux), elas fazem com um pé nas costas, então vai a pergunta: se simples adolescentes conseguem fazer um "uso avançado do sistema", seriam então os usuários de Windows menos inteligentes do que garotas de 14 anos que normalmente não tem nada na cabeça?
Outra coisa, é quase impossível não fazer comparações, já que sempre se tem como referência o "outro" sistema, sendo ele citado no tópico ou não.
Li toda a sua pergunta.
Eu já disse vezes seguidas que o Linux é o kernel, o núcleo do sistema.
"A mesma coisa acontece com distribuições Linux. O kernel Linux é o mesmo, mas as distribuições são diferentes. Então é um absurdo sem lógica, sem base alguma, falar que Linux é ruim."
Mas quando se diz que o Linux é ruim, se está se referindo a QUALQUER distribuição.
O Linux é trabalhoso: fato.
Primeiramente, note que não estou menosprezando vc, mas vc não soube resolver aquele problema. Muito menos eu.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57355.0....
Os usuários do fórum também não.
É muito cômodo pra quem não passou por isso, dizer que o Linux é ótimo, mas se coloque no meu lugar.
Afinal, onde está a liberdade do software livre SE EU nem mesmo consigo 'consertar' um problema? Nem mesmo a 'comunidade' consegue?
Entrei ontem no launchpad e vi que é um site pra que os usuários informem os bugs. Não vão responder imediatamente.
Segundo, o Linux exige que vc use comandos: fato, como vc mesmo admitiu no e-mail de ontem.
E eu detesto comandos, detesto digitar sudo su, detesto digitar senhas. Inclusive acho que os sites não deveriam exigir cadastro.
Pra cada alteração que faço no Ubuntu, ele me pede senha toda vez. Isso é cansativo.
Ora, se eu sou o usuário, o sistema precisa confiar em mim.
Não sei o que é Linux e não quero saber.
Mesmo vc ter escrito essa bíblia aí, esse Lynux não vale um doce comprado em mercado!!!
hahaha, é a mais pura verdade (Essa bíblia kkk)