Quanto tempo a paroxetina leva para fazer efeito?
in Health
Estava tomando fluoxetina, mas tive um efeito colateral raro de parkinsonismo, meu psiquiatra trocou pela paroxetina. Ela é melhor do que a fluoxetina? Demora muito para fazer efeito? Tenho depressão e ansiedade. Tenho medo de ter crises no início do tratamento com a paroxetina.
Comments
Oi Cintilante,
A Paroxetina é um medicamento com ação similar a Fluoxetina - ambos são Inibidores da Recaptação Seletiva de Serotonina, embora a Paroxetina seja melhor para para tratar depressão acompanhada de ansiedade( Sindrome do Panico, TOC, Fobia Social) , do que a Fluoxetina.
A Paroxetina tem inicio de ação rapido, geralmente pode-se observar o efeito a partir da segunda semana de uso continuo. Não raro, a melhora da depressão e da ansiedade com a Paroxetina pode ser visivel dentro de 05 a 07 dias.
Realmente a Paroxetina pode causar a exacerbação de ansiedade ( principalmente Sindrome do Panico) nos primeiros dias de tratamento. Por isso, alguns medicos recomendam iniciar o tratamento com a metade de um comprimido ( p.ex: 10mg ao dia)e aumentam a dose depoois de uma semana ou associam a Paroxetina a um anseolitico ( clonazepam ou alprazolam) para reduzir a ansiedade. A piora inicial é um mal necessario, pois, indica que o medicamento começou a agir.
Seria bom voce associar o tratamento medicamentoso a terapia psicologica, porque geram melhores resultados no tratamento.O meidcamento controla o sintoma e a terapia trata ( em alguns casos eliminam) a causa. Com a causa amenizada, logo não haverá sintoma e não será mais necessrio utilizar o medicamento. Essa é uma dica minha: a terapia é importante.
Boa sorte e até a proxima....
É TUDO MUITO LOUCO, ATÉ UM ANO ATRÁS, EU ACHAVA ESTAS COISAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E TODOS OS TIPOS DE CRISES MENTAIS, ALGO TOTALMENTE CONTROLÁVEL, BASTAVA QUERER.
HOJE, ESTOU COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE COM CRISES DE PÁNICO, TENHO A IMPRESSÃO QUE VOU MORRER, ACORDO COM O CORAÇÃO ACELERADO, PRESSÃO NO PEITO, PARECENDO QUE VAI ESTOURAR A QUALQUER MOMENTO, FALTA DE AR, SINTO QUE VOU MORRER, MUITAS VEZES ACABO NA EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL. E MESMO JÁ TRATANDO COM REMÉDIOS, AINDA TENHO MINHAS DÚVIDAS SE NÃO É ALGUMA DOENÇA DO CORAÇÃO, ACHO QUE ESTOU ENLOUQUECENDO, SÓ O PAVOR DA IDÉIA DE UMA NOVA CRISE, JÁ ME DEIXA COM CRISE, OU SEJA ADIQUIRÍ TAMBÉM A AGOROFOBIA, MEDO DE TER MEDO. ESTOU TOMANDO A PAROXETINA, REALMENTE ESPERO QUE FAÇA EFEITO LOGO. E QUE DEUS NOS AJUDE.
a paroxetina é um otimo antidepressivo,, pode ser q começe a fazer efeito em duas semanas,, mas pode ser q começe em seis meses tbm,, p mim é uma questão d sorte,, mais um efeito colateral muito ruim dela é a diminuição da libido,, qndo eu usava ñ conseguia ejacular d jeito nenhum,, mas pode ser q vc consiga facilmente,, p mim isso é uma questão d sorte,, cada um colhe uma resposta diferente... mas a paroxetina é bem parecida com a fluoxetina,, pertence ao msm grupo d antidepressivos... mas na minha opinião vc ñ deve se preocupar muito quando ele vai começar a agir em vc,, isso aumenta a ansiedade e faz com q demore mais um pouco,, eu sei q é bem dificil,, mas tente esquecer sua depressão,, sua ansiedade,, seu medicamento e se preocupe mais com os afazeres da vida,, isso faz com que ela aja mais depressa... mas ñ faça teatro com vc msm,, ñ se engane,,seja sincera,, ñ adianta nada vc fingir q esta se preocupando mais com a vida mas na verdade esta muito ansiosa em relação ao medicamento,, confie em mim vai dar tudo certo.... ;-)
O que é ?
A Paroxetina é um medicamento antidepressivo inibidor da recaptação da serotonina.
Principais efeitos
Os efeitos indesejáveis mais comuns encontrados foram: insônia, náuseas e vômitos, azia (ardência na altura do esôfago ou estômago), falta de apetite, tonteiras, zumbidos, dores de cabeça, retardo da ejaculação, aumento da sudorese, secura da boca, tremores.
A dose recomendada é de 20mg/dia podendo chegar a 60mg.
Principais efeitos colaterais
Menos de 10% dos pacientes são acometidos por dores de cabeça, tonteiras, insônia ou sonolência, enjôo, retardo da ejaculação, prisão de ventre ou diarréia, fraqueza muscular
Considerações importantes
As precauções que se deve ter são as seguintes: não tomar sob nenhuma circunstância a tranilcipromina ou equivalente dentro de um período de 2 semanas depois de suspenso o Paroxetina. Apesar de não haver indícios de má formação sobre fetos; é mais recomendável evitá-la durante a gestação.
Boa Noite, é uma boa medicação, se for o ideal pra vc, ele vai agir na ansiedade e depressão, ou seja vc não precisará usar um "calmante".
+- 14 dias no mínimo para agir, no min.
Paciência garota...
Normalmente atinge o máximo do efeito após 7 dias de uso!!!!!
5 minutos...................