Para você o ecumenismo é uma graça ou um pecado?
Muitas pessoas afirmam que o ecumenismo é coisa do diabo e que portanto deve ser evitado. Eles têm base em interpretações erradas e fanáticas da Bíblia (seguem essa linha muitas igrejas protestantes).
Pessoalmente creio que o ecumenismo é muito bom para todos, afinal ele nos leva à paz e pode contribuir e muito sobre como entendemos o mundo.
E você está disposto a levantar a bandeira da paz e da união (como fez Jesus) ou do ódio e da intolerância?
Fique em paz!!!
Update:Estou colocando positivo pra todo mundo que opina com respeito.
Ainda assim o que eu pergunto é se não dá para as religiões estabelecerem um mínimo diálogo maduro, com respeito a ambos os lados, afim de termos um mundo melhor.
Update 3:Obrigado Zeni; Frei Bento; Aprendiz e Gabcoe 43 pelas respostas iluminadas.
Só é pena que eu só vou pode rescolher uma como melhor.
Fiquem todos na paz do Santo Espírito.
Comments
O Ecumenismo é dirigido aos homens e mulheres de boa vontade.
O que o ecumenismo NÃO É?
Não é:
União ou fusão ou incoporação de Igrejas;
Perda da identidade de cada uma em relação às demais;
Discussão de pontos secundários da Fé;
Busca de pontos em comum com outras Religiões
Não é irenismo, isto é, admitir heresias pseudo cristãs, ou copiar ritos e doutrinas das demais confissões .
O que É o ecumenismo?
O Ecumenismo é a busca de diálogo com as demais confissões cristãs, visando a convivência pacífica e superar preconceitos e ódios mútuos.
O Ecumensimo É a busca da unidade naquilo que é essencial a todas as confissões cristãs, isto é buscar o que nos une e descartar o que nos separar.
O Ecumenismo é podermos sentar todos em torno de uma mesa e compartilhar aquilo que nos é mais comum, o Cristo, seu Evangelho de vida , Sua vida , paixão , morte e ressureição. Contribuindo uns com os outros para que todos que confessem a fé em Jesus Cristo, possam dar seguimento ao que o Senhor pediu ao Pai "Que todos sejam um, para que o mundo creia".
Um dos fatores mais terríveis da desunião entre os cristãos é o contra- testemunho que isto acarreta entre aqueles que não tem Jesus Cristo como Deus e Senhor.
O CONIC, é um belo exemplo prático de que é possivel sim, dialogar e crer juntos, partilhar o mesmo pão da palavra e o pão da experiência de cada um em Cristo, sem que , por esse motivo, se percam as características individuais de cada uma das Igrejas que buscam esse ideal.
Mas volto a enfatizar, a primeira atitude para quem quer abraçar o ecumenismo é a boa vontade, aquela boa vontade que propicia a paz entre os homens, conforme cantaram os Anjos do Senhor na noite santa de Belém.
Então, respondendo direto a sua pergunta, o ecumenismo é uma graça para quem o pratica e um pecado para quem o abomina, porque vai de encontro á Palavra de Deus em S.João 17:21
"Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste."
E qualquer cristão que recite o Credo Apostólico deve saber que o Credo é a oração ecumênica por excelência, porque é a sintese de toda doutrina comum. O Credo nos ensina como ser cristãos e ecumênicos.
Só para terminar, o que existe em relação às demais religiões do Planeta: Islamismo, Budismo, Hinduismo, Judaismo, etc, não é Ecumenismo, é diálogo inter religioso, que frutifica na medida em que haja reciprocidade de acolhimento e de aceitação da proposta de paz religiosa que o diálogo inter-religioso propõe.
Paz e Bem !
O Ecumenismo é o movimento que visa a restabelecer a plena comunhão entre a Igreja Católica e as demais denominações cristãs que no decorrer dos séculos se foram separando do grande tronco católico: orientais (nestorianos, dissidentes em 431; monofisitas em 451; ortodoxos em 1054), protestantes separados em 1517, Velhos Católicos em 1870. O Ecumenismo é algo inspirado pelo Espírito Santo em nosso século, quando se verifica que as separações não têm mais as razões de ser que as suscitaram na época da respectiva cisão. Em nossos dias há quase total identidade de Credo entre católicos e cristãos orientais. Com o protestantismo o diálogo é mais difícil, dado o esfacelamento do bloco protestante, onde as denominações mais recentes já perderam muito ou quase tudo do patrimônio doutrinário genuinamente cristão, reduzindo o Cristianismo a uma escola de bons costumes inspirados pela Bíblia sem referência explícita aos sacramentos. Além das diferenças doutrinárias (ora mais, ora menos apagadas), nota´se que uma das dificuldades para o bom entendimento entre cristãos provém de questões de ordem histórica (as Cruzadas, por exemplo, no Oriente...), cultural, nacionalista...; quanto menos cultura há em alguma porção da população, tanto mais apego parece haver a costumes locais, de importância secundária, mas altamente apreciados pela gente simples.
Eu pessoalmente não acredito muito no ecumenismo. Como conciliar pensamentos tão diferentes? Vc pode ter que abrir mão de algo essencial. Isso seria um absurdo.
É uma necessidade.
Não encontre o Senhor da Messe os seus amigos divididos na hora de preparar o banquete!
Abraços a tds
Muita Paz
Sua resposta está aqui:
http://br.answers.yahoo.com/question/?qid=20090207...
.
Jesus disse: Quem não está comigo está contra mim, comigo quem não recolhe disperdiça. Ele também disse:_ Cuidado com os falsos profetas que vem a vos em peles de ovelhas por dentro são lobos roubadores. Nem todo aquele que me chamar de Senhor , Senhor entrará no reino dos céus , mas somente aquele que fizer a vontade de meu pai que está nos céus. ( oque dá a entender de maneira lógica que nem todos fazem a vontade de Deus e nem todos serão aceitos)
Ecumenismo é ilusão!
Como pode uma religião monoteísta se juntar a uma politeísta?
Não é bíblico e, se não é não se conta com a religião que mais respeita a palavra de Deus, que são os evangélicos!
Eu sempre faço esse comentário, porque acho que independente de religiões, nós podemos trocar ideias e aprender-mos um pouco mais uns com os outros, as religiões juntas em debate maduro, sem duvida seria um passo grande para uma melhora, talvez até sócial.
era pra ser uma coisa boa se não existisse os fanáticos religiosos. era pra ser coisa boa se não existisse fanáticos religiosos na rua tentando converter os outros à toa pra sua religião. só ia dar certo se os religiosos tratassem religião como uma algo pessoal.
PARA QUEM CRER NAS SANTAS ESCRITURAS É O CUMPRIMENTO DA PALAVRA DE DEUS
ÓLEO E ÁGUA NÃO SE MISTURAM
JESUS ESTÁ VOLTANDO