Porque as tvs de LCD e PLASMA ao rodarem filmes em DVD apresentam as tarjas pretas horizontais?

Se as TVs de PLASMA e LCD tem formato 16 x 9, ou seja, maiores em largura do que em altura, se parecendo com telas do cinema, porque os filmes em DVD permanecem com as tarjas horizontais? Seria bem melhor se o filme ocupasse a tela toda. Por causa disso ao ver um filme na minha tv de 42 polegadas de PLASMA na verdade não estou usando a área toda. Ate entendo que a transmissão de um programa de tv que e 4 x 3 poderia não ocupar a tela toda, no entanto, ocupa sim, não ficando nenhum tipo de tarja.

Usar o ZOOM não resolve, apenas engana, pois se corta parte da cena.

Tenho saudade do video cassete, não existia essa chatice de tarja horizontal.

Fora o zoom alguém sabe como acabar com esse problema?

Comments

  • eu tambem ja me fiz esta pergunta antes,eu acho q é devido o formato da tela ou aspecto ratio do filme pq não tem só o formato 16:9 tem outros tambem semelhante,seria legal mesmo se não tivesse as tarjas preta no filme pois a tv ja é formato 16 : 9.

  • Tavez dê para alterar a configuração do aparelho DVD.

  • Infelizmente não há como acabar com esse 'problema' (pelo manos não sem deformar a imagem). Mesmo o filme estando em widescreen ele não tem a proporção para ocupar a tela.

    Se o filme está em Widescreen standard a proporcção é de 1:1,78 ou 1:1,85 e ocupa a tela inteira em uma tv 16x9.

    Mas se o filme é widescreen anamórfico (CinemaScope) a proporção é de 1:2,35 e fica com tarjas pretas mesmo em tvs 16x9.

    Na parte de trás da capa do DVD vem escritas essas proporções.

  • configurações>fullscreen resolveria seu problema.

  • Porque vc não configurou seu dvd para 16:9 e ele não reconheceu automáticamente.

    Blueray vai resolver o problema.

  • Não é um problema na TV e sim no filme que está com essa tarja preta. Eu tenho uma TV de LCD e quando alugo DVD original fica normal, quando baixo na net ou compro pirata sempre fica assim.

    Espero ter ajudado.

Sign In or Register to comment.