Brasília foi uma obra faraônica que fez obscurecer o Rio de Janeiro?

Quase todos os países do mundo fizeram suas capitais nas regiões mais desenvolvidas, agora o JK com idéia de fazer 50 anos em 5 fez Brasília com pretexto de desenvolver o centro do país, e isto não aconteceu, em torno de Brasília está se criando bolsões de miséria, defendo a volta da capital para o Rio de Janeiro.

Comments

  • .

    Construir Brasília - ou uma capital bem no centro do Brasil - foi um sonho que começou desde a época do Império e só se concretizou com o governo Juscelino.

    Não quero dizer com isso que aprovo a idéia - até porque nem adianta eu pensar se aprovo ou desaprovo: Brasília já está construída e não acredito que jamais deixará de ser a nossa capital.

    Argumento, contudo, que os desejos de integração e desenvolvimento que nutriram o sonho de uma capital no centro do país, em minha opinião, nunca se concretizaram em qualquer vantagem para o país.

    Ao contrário, serviram para que a capital (e a burocracia nela tipicamente instalada) se encontrasse isolada do resto do país - o que favoreceu e favorece a cada dia mais o "sonho" dos maus políticos de acharem que, lá no meio do nada, pouca satisfação devem ao eleitorado nacional.

    A distância da capital em relação à sociedade brasileira - naquela espécie de Ilha da Fantasia em que Brasília se tornou - é o que permite que eles se lixem para a opinião pública e que se afastem, cada vez mais, do povo a que representam e a quem tinham o DEVER de honrar.

    ..........

    Davi de Michelangelo: Não foi Brasília que desenvolveu o Centro-Oeste. Foi o agro-negócio e a produção agrícola - uma coisa bem diferente.

    .

  • Aaahhhh,...sei! Entendi!

    O Rio de Janeiro "precisa" voltar a ser a Capital do Brasil! Aaahhh, sei!!!

    E...a quem interessa?

    1) O Rio sairia do sufoco de toda a hora pedir socorro para o governo federaL! Alguma novidade?

    2) As grandes obras como a Linha Vermelha, Ponte Rio-Niteroi, Metrô, etc,continuariam sendo executadas pelo governo federal, já que o Rio está de pires na mão! Alguém tem dúvida???

    3) Em Brasília, é muito "desconfortável" usufruir de praias de água doce(do Lago Paranoá) !! Para uma segunda, terça, quarta, quinta , sextas feiras, à tarde,...ou pela manhã, claro, bom mesmo é Ipanema!

    Os ilustríssimos servidores da União, iam achar óóóótimo!

    O Brasil inteiro sabe(ou sabia até 1960!) a fama das praias cariocas sempre lotadas, não importasse o dia da semana!

    4) Você provavelmente nunca foi a Brasília ou então não conheceu o Brasil antes de Brasília!

    5) Se no Rio, ainda existe a sede da Petrobrás, do BNDES, é para não matar de vez a economia Carioca!

    6) A ex-Senadora Benedita da Silva, do PT do RJ, queria que o Senado Nacional tivesse um "centro de apoio"(instalações adequadas) permanente, no Rio,aos Senadores da República! Que gracinha! Alguém aí tem idéia o que é tão importante no Rio, para o Senado Nacional,, ter um "centro de apoio"??? Aliás, já haviam até apelidado esse "centro":"senadinho"!!!

    7) Quase todos os paises do mundo são pequenos, em relação ao Brasil! Só para sua informação: A Europa Ocidental todinha, "quase" cabe no Brasil! Nosso País se dá ao "luxo" de possuir uma Amazônia, que, de mata densa, virgem, intocada cabe "meia" Europa!

    8) Bolsões de miséria existe no Brasil todo! Em algumas regiões mais, em outras menos! INCLUSIVE NO RIO!!!!

    9) Ninguém precisa ser antropólogo, sociólogo ou economista para saber que os grandes centros administrativos ou econômicos atraem

    "gente" de todas as classes e posses !!! Exemplo clássico: São Paulo!

    10) Quem garante que a "volta"(????) da Capital Federal para o Rio não agravará ainda mais o quadro sócio-econômico Carioca???

    11) Eu não vou discutir sôbre "quanto custou" Brasília! Com certeza, foi uma "farra"!!!! Dizem que o dinhiero que lá foi gasto daria para construir quatro Brasilias! Em outras palavras: Nada contra construir Brasília,...mas não fazendo farra com dinheiro público!!!

    12) Concluindo: A volta da Capital Federal para o Rio, é para resolver

    o problema do Rio,.(de $$$$$$$$$$$!!!!) não do Brasil!!!!!

  • O verdadeiro objetivo da construção de Brasília era o de aliviar a capital das pressões populares. E deu certo; Brasília fica tão distante que nem parece que é Brasil.

    Entretanto, antes o Centro-Oeste nem era habitado. Como não se desenvolveu? Se planta de tudo lá para exportação. Há bolsões de pobreza em todas as grandes cidades e arredores. Dê um giro por São Paulo para ver oque é pobreza.

    E para os estrangeiros o Rio de Janeiro é a capital do Brasil até hoje.

  • Não devia ter feito, mas fez. Agora é irreversível.Voltar para o Rio? Nem pensar...

  • me ajuda gente! Voltar a capital do país pra uma cidade como o Rio de Janeiro!!!!??? Só se os políticos realmente ficarem 'doidos' ou nós brasileiros de aceitarmos tal coisa. A cidade foi planejada, e diga-se de passagem bem planejada, só não planejaram os seus arredores, como toda cidade grande, hoje sofre com a falta de planejamento quanto ao êxodo rural, os políticos não incentivam a população rural e isto vira um "angú de caroço" . Mas sem essa de voltar pro Rio, chega de "bandidagem no Rio" ok.....

  • Infelizemente não vejo como retornar a capital federal para o rio de janeiro, pois o gasto seria astronomico, fora que iria esvaziar o centro oeste.

    Brasilia foi a pior coisa que já foi feita por alguém, pois o gasto para implantação daquele centro de "poder" foi absurdo. Uma obra faronica para quem tinha sindorme de grandeza (JK)

    O dinheiro gasto na construção daquele elefante branco poderia ser muito bem empregado em outras coisas realmente necessárias, tais como a educação da população e a solução da seca crônica no nordeste.

    Agora, fazer uma obra sem sentido, com o objetivo de se mostrar perante as pessoas (população e outra nações) pode ser considerado como sendo a maior estupidez do mundo. Bem cara de pais subdesenvolvido.

    Ou será que um proprietário de um imóvel iria construir uma casa ao lado desta enquanto a mesma continua com goteiras no telhado?

    Pior que ainda tem gente que bateu palmas para aquela obra monstro.

    Só que passado algumas decadas fica extremamente díficil voltar ao que era antes da mudança da capital para lá, pois o retrocesso acarretaria no aumento absurdo da população carioca devido a instalação dos funcionários públicos que residem no DF, etc

    abcs

  • TENHO SAUDADES DO RIO QUANDO ERA A CAPITAL FEDERAL

    VAMOS BATER PANELAS NA PORTA DO SENADO

    PARA VER SE ELES TOPAM VOLTAR PARA O RIO?

    EU TÔ DENTRO!

Sign In or Register to comment.