Segundo Francis Bacon o homem é aquilo que sabe, então quem é você?

"O homem é aquilo que sabe. (Francis Bacon)"

Update:

Alberto - Estive a refletir sobre isso aliás, vemos que as vezes não basta conhecer, temos que saber, não basta olhar, temos que ver, somos sim uma mistura de vivências, é isso que somos pensou eu, mas em determinados prismas, somos números em um senso.

Bjão e valeu pela dissertação magnífica! Bjão!

Frajola - Rsrsrsr, uma excelente piada que nos leva a refletir o que de fato é essencial em determinados momentos da vida. Bjão amigo!

Fedra - Sim, me identifico muito contigo nessa visão peculiar de mundo. Quero ser, quero crescer, mas quero traçar objetivos reais para não viver só o sonho, bjão!

Doda - Sim querido, mas tem leigos que nos dão muitas lições rsrs, bjão!

Update 3:

Aprendiz de Cocadeiro - Sim querido, e a paz prá vc também.

Jodeily - Que lindo, que lúdico, que mantenhamos a pureza em nós para vê-la nos outros, bjão!

Olho de Águia - Tu de fato passas isso, o legal é que tens a consciência de que deves seguir teu caminho respeitando o dos outros, isso é saber, bjão!

Lia Mara - Que busquemos isso diariamente, bjão!

Aderval - Tua vida já responde à altura, teu casamento lindo, teu exemplo, isso e vc amigo, é assim que te vejo. Bjão!

Nanda - Isso mesmo amiga, o equilíbrio tem que fazer parte do nosso eu, bjão!

CLAUDIO 007 - Sobrevivemos, sim somos sobreviventes amigo, e como! Bjão!

Zeus - Me sinto assim às vezes, mas que não se sente não é mesmo??? rsrsrs, bjão!

Update 5:

Susy - Já tive momentos de profunda tristeza, e saí destes porque consegui olhar o lado positivo das derrotas, penso que isso é de fato essencial, bjão querida!

Monarca - Sim de fato, bjão! =)

Zoe - Goethe tem razão rsrsr, me sinto assim com o passar dos anos, bjão querida amiga!

André S - É bonito pensar assim, aliás seria interessante que o mundo fôsse assim, lembrei-me do U2 que prega essa igualdade, busquemos a paz. Bjão!

Benedito - Uma questão filosófica a ser pensada, mas no ato das escolhas que a vida nos traz devemos saber quem somos e para onde vamos por certo, bjão querido!

Irmourao - Paradoxal, aliás o que move as circunferências sociais ( visualmente tua leitura me reportou à gotas de chuva sobre um vidro, ora ajuntando-se em bolhas maiores, ora virando corrente que vai...)

De fato o nosso saber é limitado e em termos comparativos de fato seremos mais ou menos sábios do que nosso próximo. Bjão!

Comments

  • "Eu SEI que sou um sonho que Deus teve, e coube a mim torná-lo realidade, sem atalhos, sem desculpas, sem pressa, sem preguiça. No meio desse devaneio chamado vida, vivo sonhando ser um sonho divino, quando despertar serei completo, hoje apenas existo." ( Anjo da Guarda)

    Querida Nil, sempre estou ávido para responder tuas perguntas, nem sei por que, mas gosto muito de você, das tuas posturas e da energia que brota, tanto do meu interior, quanto da tela do meu PC, cada vez que leio tuas eletrônicas expressões... Hoje eu sei o que é uma amizade virtual. O texto acima foi ins-piração pela tua pergunta. Amei.

    Muita Luz e Paz em tua Vida!!

  • Eu?

    Bem... vou tentar explicar:

    Uma larva de inseto é "plantada" dentro de uma fruta. Ela nasce e começa a aprender tudo o que acha que precisa. Para ela o seu mundo é maravilhoso, intrigante e relativamente confortável. O seu mundo é a fruta. Quando ela acha que sabe tudo, ela percebe que existe algo além do limite de seu mundo, que existe algo além da casca da fruta. Ela até experimenta a sensação de dar uma "olhadinha" além, porém teus olhos foram desenvolvidos para o seu mundo e não pode ver o que está la fora na luz, pode ter sensações mas não vê. Acredita que morrerá sem saber o que de verdade há além. Então chega o momento fatídico; ela não se alimenta mais, não se movimenta mais; ela se fecha no que acredita ser seu túmulo, ela se entrega no que acredita ser a morte. Ela vira pupa e não sabe. Depois de três dias acreditando estar morta, ela finalmente vê uma luz e a segue. Se encanta, se maravilha com a nova situação, afinal agora ela pode ver o que há além do seu mundo, pode até voar! Virou inseto adulto. Explorar a luz agora é um desejo a realizar, se sente tão feliz que quer voltar para seu antigo mundo e divulgar a outras larvas como é o além. No entanto ela não pode! Não pode mais ser vista pelas larvas que ainda estão no mundo-fruta, por fim se lembra de que o olho de larva não vê o que está na luz. Aí percebe que o conhecimento e a felicidade que sentia no mundo-fruta eram necessários para prepará-la para este novo conhecimento e nova felicidade que poderá descobrir agora.

    Nil, eu sou uma Larva-Homem que está na Fruta-Terra.

  • O saber é cíclico, por isso sou uma metamorfose ambulante.

  • Amiguinha

    concordo em gênero,numero e grau com ele....

    eu?

    sou ainda uma menininha,tenho muito que aprender,rsrsr

    uma boa sexta pra vc e a tds os amigos.

    beijos♥

    Jo

  • Adorei a resposta do "Anjo da Guarda e a do Claudio 007 " sem desmerecer as outras.

    só para ilustrar vou postar esta letra do "Raul Seixas "

    "Eu que já andei pelos quatro cantos do mundo procurando,

    foi justamente num sonho que ele me falou"

    Às vezes você me pergunta

    Por que é que eu sou tão calado

    Não falo de amor quase nada

    Nem fico sorrindo ao teu lado

    Você pensa em mim toda hora

    Me come, me cospe, me deixa

    Talvez você não entenda

    Mas hoje eu vou lhe mostrar

    Eu sou a luz das estrelas

    Eu sou a cor do luar

    Eu sou as coisas da vida

    Eu sou o medo de amar

    Eu sou o medo do fraco

    A força da imaginação

    O blefe do jogador

    Eu sou, eu fui, eu vou

    Gita gita gita gita gita

    Eu sou o seu sacrifício

    A placa de contra-mão

    O sangue no olhar do vampiro

    E as juras de maldição

    Eu sou a vela que acende

    Eu sou a luz que se apaga

    Eu sou a beira do abismo

    Eu sou o tudo e o nada

    Por que você me pergunta

    Perguntas não vão lhe mostrar

    Que eu sou feito da terra

    Do fogo, da água e do ar

    Você me tem todo dia

    Mas não sabe se é bom ou ruim

    Mas saiba que eu estou em você

    Mas você não está em mim

    Das telhas eu sou o telhado

    A pesca do pescador

    A letra A tem meu nome

    Dos sonhos eu sou o amor

    Eu sou a dona de casa

    Nos pegue-pagues do mundo

    Eu sou a mão do carrasco

    Sou raso, largo, profundo

    Gita gita gita gita gita

    Eu sou a mosca da sopa

    E o dente do tubarão

    Eu sou os olhos do cego

    E a cegueira da visão

    Mas eu sou o amargo da língua

    A mãe, o pai e o avô

    O filho que ainda não veio

    O início, o fim e o meio

    Eu sou o início, o fim e o meio

    Eu

  • Eu sou um ser único.

  • Em relação a essa frase eu tenho duas coisas a dizer

    A aspas deveria ser fechada após o ponto final

    E em relação a mensagem que a frase traz

    como dizia Shakespeare

    "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia"

    O Homem não é apenas aquilo que sabe

    Essa mensagem é muito superficial

    Abração

  • a formação de um homem é sobre o que ele sabe, se muito, muito formado é, se pouco, muito cobrado ele é; onde está o nosso limite do saber? "na frente há uma luz, atrás, projetada uma sombra mas os meus próximos passos é projetados sobre às sombras do passado, onde está o futuro, então como posso me perguntar, quem sou eu? digo que sou o muito cobrado; é porque estando velho pouco sei.

    Francis Bacon disse de seus pensamentos " o livro é um alimento. alguns são provados, outos, devorados, mas pouquíssimos mastigados e digeridos."

    ...Beijão pro cê...

  • Um eterno aprendiz.

    Fica na Paz

  • Nil, sou um ser em crescimento. Vivo minha vida buscando um dia me tornar uma passoa, gente mesmo!!

    A cada dia sinto que me transformo, um instante sou melhor para no outro cair e me levantar. Vou seguindo a vida entre quedas e pódios. A sabedoria dura uma vida de busca, eu estou na reta certa.

    abraços e amor

Sign In or Register to comment.