quero saber quais os critérios de avaliação na disciplina Historia no fundamental de 5ª a 7ª série?

trabalho com história de 5ª, 6ª e 7ª série e quero saber quais os melhores critérios devo utilizar para avaliar meus alunos

Comments

• Edna, a maioria dos alunos detestam HISTÓRIA, pq estamos em 2008 e a maioria dos professores, dão a matéria na base da decoreba, datas, causas, fatos e consequências..mesmo na faculdade os métodos de ensino são horríveis, não dá para agüentar tanta memorização(decoreba).. HISTÓRIA no meu entender deveria levar ao aluno conhecimentos para despertar o senso crítico e dar um fio condutor para o mesmo passear pela história da humanidade...provas cobrando datas, fatos, é medíocre, pq todos os alunos colam, e eu aprovo a cola. Eu simplesmente pediria aos meus alunos que escolhessem um assunto e escrevessem um trabalho, colocando uma crítica como conclusão.

• Edna, também sou professor de história no fundamental e no médio, e o que considero fundamental no ensino da disciplina é o desenvolvimento da capacidade de compreender a complexidade do processo histórico, em seus aspectos culturais, políticos, econômicos, psicológicos e filosóficos. Para desenvolver isso nos alunos, é necessário incentivar a leitura e a escrita, como instrumentos de treino do pensamento crítico. Decorar nomes e datas é muito menos importante que desenvolver a capacidade de refletir, de relacionar os processos históricos à realidade atual, de forma crítica e embasada. Avalio meus alunos propondo a leitura dos conteúdos elencados e a redação de sínteses críticas, onde eles procuram relacionar sua compreensão dos processos com as suas opiniões e impressões. E sempre que possível, elaboro provas discursivas, com perguntas complexas, que forcem o raciocínio e o estudo aprofundado. Espero que tenha ajudado.

Sign In or Register to comment.