Como fazer multiplicação com casas decimais?Me ajudemmm por favorrrrr vale 10pt?

Estou relembrando física para um concurso dps de 6 anos de ter concluído o ensino médio e ainda esta sendo uma dureza mas resolvendo umas questões de física e ainda me atrapalho mto na multiplicação de números decimais no caso desta questão aki , qria q me explicassem como fazer pois no dia do concurso não poderei utilizar de calculadora e tenho q ser ágil!

Qual a quantidade de calor necessária para elevar a 24°C para 80°C a temperatura de umbloco de 100g de cobre?

(calor específico do cobre=0,09 cal/g°C)

Resolução:

Q = m.c.Δt

Q=100. 0,09. 56

Q= 504cal

A minha dúvida é como multiplicar esse 0,09 já q é um número decimal, me enrolo mto...gostaria de uma ajuda por favor..desde já agradeço!

Comments

• se voce preferir voce pode fazer a multiplicação usando potencia de 10, por exemplo,

fica bem mais facil voce multiplicar 100. 9. 56 do que usar produto com casas decimais e acabar se enrolando, mas pra isso é só usar potencia de dez, porque 0,09 é a mesma coisa que 9. 10^-2

que é a msm coisa que 9/100 sao todos a mesma coisa, entao no caso, é so vc fazer:

100 . 56 . 9 .10^-2

ai fica: 50400 . 10^-2 (isso quer dizer que vc vai andar com a virgula dois numeros pra esquerda

porque o expoente do 10 e negativo) ficando:

504,00

ou voce poderia resolver da forma:

colocando tudo em potencia de 10 ai ficava:

100 = 10^2 (10 ao quadrado)

0,09 = 9 . 10^-2

ai ficava:

56 . 9 . 10^-2 . 10^2 (as potencias de 10 se eliminam) ficando:

56 . 9 que é igual a 504.

espero ter ajudado =D

• Olá, veja o vídeo a partir do minuto 4:35 que ele ensina certinho não tem erro ok? t+

http://www.youtube.com/watch?v=UnSyPjKvq0o

Sign In or Register to comment.