Vcs acham q os pais precisam educar os filhos aplicando castigos?
Queria saber a opinião de vcs, tenho 15 anos, sou uma boa garota, mas confesso q não sou santa, quando apronto fico de castigo privada de tudo q gosto, até meu namorado dá razão a meus pais. Ouço alguns pais dizerem q basta conversar e dar o exemplo, mas meus pais não são assim, acham fundamental me corrigir aplicando castigos depois q conversam comigo e me explicam minhas falhas, admito q exemplo eles sempre me deram tbSsemana passada cheguei tarde de uma festinha q fui com 2 amigas(sem meu namorado)e como castigo fui proibida de ir a festas juninas esse ano, o q tanto gosto, ai de mim...
Tenho uma prima de terceiro grau, ainda jobem, inteligente e médica competente q tem 2 filhos de 10 e 8 anos, ela comentou faz pouco tempo q aplicou 1 mês de castigo nos garotos sem internet, tv e videogame pq eles brigaram feio e saíram no tapa pq um queria ficar mais tempo q o outro nessas diversões, por isso ela aplicou esse corretivo, ela tb me disse q meus pais estão certos.
Obrigada, valeu!
Comments
Geralmente o castigo ñ vem logo de cara, mas depois de um prévio aviso, qdo já se tentou outros recursos mais brandos e ñ se tem o resultado esperado, aí ñ tem outro jeito a ñ ser aplicar um castigo. Acho válido, desde q seja criterioso, levando quem errou ( no caso, filhos) a refletir sobre o q fez e mudar de atitude.
Olá Valéria M, tudo bem?
Vc disse q tem 15 aos, vc fala assim porque não tem a menor idéia do q é ter 15 anos, na realidade vc apenas contou o tempo de vida q tem.
Preste atenção à sua vida, ela está começando. Vc está na fase de aprender as coisas moldarão o seu caráter amanhã (no futuro), este é o momento de aprender.
Daí surge uma pergunta: Quem vc acha q é capas de lhe ensinar alguma coisa hoje? Quem vc acha que tem paciência de te tolerar quando vc ficar nervosa, irritada, triste ou...? Quem? Seus professores? Sua prima? Seu namorado? _____ Responda com toda sinceridade.
Quanto a ser uma boa garota. Vc se acha boa garota baseado em q? Qual o critério que vc usou para medir o quanto vc é boa? Preste atenção, quem tem que julga-la e o fará, é a vida e todas as pessoas com quem vc conviver.
No tocante castigo. Nunca ouvi dizer que castigo fosse uma coisa gostosa, aumentasse sua liberdade ou lhe proporcionasse um prêmio. Castigo é uma forma de educar, de fazê-la se lembrar de forma branda, quais são suas responsabilidades. E se vc acha o castigo de hoje ruim, aguarde o q a vida lhe proporcionará. Caso vc se comporte mal.
Existem vários tipos de pessoas, ninguém é igual, e para cada uma usa-se um tipo de abordagem. Para alguns jovens basta uma palavra de orientação e ele acata (sei por que tenho dois sobrinhos assim), porém existem aqueles que precisam de uma demonstração dos pais informando que manda e como gostariam de ser respeitados, e ainda outros precisam levar umas palmadas mesmo, pois o lembrete físico é mais marcante para ele.
Porém toda correção só deve ser aplicada após passar os momentos de ira dos pais, deve-se sim conversar e após e somente após este diálogo (de preferência um monólogo, onde os pais falam e os filhos escutam) afinal é uma correção e não um debate.
Uma coisa q deixa o jovem um pouco sem referencia é o excesso de liberdade, e os culpados são os próprios pais. Tire vc como exemplo. Vc tem 15 anos, já namora. Namorar é gostoso? Claro q é. Mas qual a finalidade do namoro em sua opinião? (lembre-se procure dar as respostas com toda sinceridade, pois a vida vai te cobrar isto e se vc pensa q esta enganando a vida vc será a maior enganada), portanto sempre reflita na suas ações pensando no amanhã não no agora. Se vc tem 15 anos e tem necessidade de namorar vc é quem sabe, uma coisa te digo do alto da minha experiência de vida, somos sempre mais felizes quando fazemos as coisas no momento certo de nossa vida. Vc está na época de aprender concentre-se nisto. Agindo assim terá uma felicidade sólida e o amor de quem realmente a merece.
E admire, respeite, ame e obedeça sempre os seus pais, pois eles te amam muito. Vc verá isto quando passar por dificuldades será sempre com eles q vc poderá contar.
Tem um provérbio q diz: Eduque o jovem e não precisará açoitar o adulto.
Desejo a vc toda felicidade do mundo, mas somente vc poderá desfrutar dela.
Com certeza depende do temperamento de cada um. Há crianças que apenas no diálogo elas te entendem e atendem. Mas outras não se modificam assim, só com uma boa conversa e o castigo é necessário. Lembre-se de que as normas não podem ser usadas sem nenhuma flexibilidade, é preciso usarmos nossa sensibilidade para fazermos o que é certo. Sorte.
Procure sua resposta em Proverbios 23:13.
Quando necessário sim. A melhor forma de castigar é não deixar os filhos fazerem coisas que eles mais gostam, com isso, eles aprendem a não fazer coisas erradas.
Eu pensava sobre isso a uns dias atrás quando ouvia a vizinha gritando com o filho e mandando o pobre para o castigo. Eu comecei a lembrar de quando era pequeno e passava pela mesma situação.
Eu nunca deixei de fazer algo porque minha mae dizia que era errado, mas porque eu tinha medo de apanhar ou ir de castigo, e muitas vezes quando eu fazia algo errado e ninguem descobria, eu sentia a adrenalina no sangue, sabem como é né ? kkkkkk
Então acho que a pior forma de educar é através da violencia. A violencia não contem nenhum valor moral que será acrescido na educação do seu filho. Concordo que algumas restrições podem ser feitas, como deixar sem sobremesa, sem tv, video-game, para que a criança ao menos trabalhe a cabeça pensando no que fez e algum dia entenda que ela estava errada. Mas a violencia mesmo é totalmente contra os meus principios de educação. A sociedade hoje já é repleta de violencia e creio que nem dentro nem fora de casa isso deve ser passado para a criança.
Então paz e amor e conversa, o filho que recebe amor dos país fará o bem por respeito e não por medo.
A proposito, eu acho q inteligente nada tem a ver com moralidade e respeito. Conheço pessoas bem sucedidas que não sabem dar amor, e por consequencia, dificilmente recebem. Pra mim, sucesso é ter respeito, e respeito se consegue atraves de atitudes corretas. Violencia pra mim nunca será uma medida correta. Eu nao sou religioso mas conheço a historia do Cristo que dizia que se te dessem um tapa, oferece então a outra face. Nao violencia! Vamos trabalhar pela corrente do bem
Minha querida Valéria, infelismente essa é a melhor maneira que os pais têm para corrigir seus filhos já que não é correto bater.... A ´própria Bíb. dá o seg. conselho em Prov.19:18 e 29:19, Castiga tem filho e ele lhe trará alegria.....
E, porque isso é necessário? Novamente Prov.13:24 diz: Quem ama seu filho está a procura dele com disciplina. Como não pode mais usar a vara, espec. na sua idade, o melhor é o castigo, a privação de algo bom.
É isso aí, minha cara colega. Abrçs. João prof.
Infelizmente, acho que seus pais estão certos. Eles querem te educar e te ensinar limites. Que bom que eles não são violentos! Acho que estão fazendo a coisa certa. No futuro, vc vai agradecer a eles.
Valeria, bom dia, como você mesmo falou,você mesmo admitiu que você apronta,para e analise tudo isso,você esta certa ou você esta errada.
eu acho correto os pais aplicar sim um corretivo nos filhos para que eles possa aprender e respeita mas o que os pais falam com eles,não acho certo os pais espancar os filhos não e desta forma que iremos corrigi os filhos,correto, então pare,escute mais os seus pais,escute o que eles tem para te dizer OK um abraço e juízo ta bom!!