Uma curiosidade para quem gosta de palavras-cruzadas

Palavra-cruzada

Arthur Wynne elaborou o jogo de palavra-cruzada em 1913. Na época, o imigrante inglês trabalhava para o jornal New York World. Certo dia, seu editor solicitou que fosse criado um novo jogo para a seção de entretenimento do caderno de domingo. Wynne se lembrou, então, de um brinquedo que possuía em sua infância. Chamava-se Magic Squares e consistia em arranjar grupos de palavras pré-determinadas de uma maneira que pudessem ser lidas na horizontal e na vertical. O repórter acabou utilizando uma tabela e introduziu charadas cujas respostas deveriam ser ordenadas no tabuleiro. Quando foi publicada pela primeira vez, a palavra-cruzada tinha formato diagonal e com dicas bem fáceis. O jogo chegou ao Brasil em 1925, publicado pelo jornal A Noite.

Update:

Bem para os leigos de plantão é uma curiosidade, não há pergunta, obviamente não precisam perguntar onde está a pergunta

Comments

• Olá de Portugal!

Sou autor de Palavras Cruzadas e tenho no meu blogue um post dedicado à História das Palavras Cruzadas.

O post em causa dá conta do índice de um completo e interessante estudo sobre a História das Palavras Cruzadas da autoria do escritor brasileiro Sérgio Barcellos Ximenes.

Destaco aqui algumas passagens desse índice:

-Os egípcios já cruzavam signos lingüísticos (hieróglifos), o que pode ser considerado como o segundo jogo de palavras inventado pelo ser humano, perdendo em antigüidade apenas para as adivinhas.

-A imagem do conjunto de hieróglifos que designava esse jogo e que foi traduzido por alguns arqueólogos como "palavras cruzadas".

-Imagens inéditas do primeiro jogo moderno de cruzamento de palavras, o jogo do acróstico, escaneadas das edições de novembro e dezembro de 1762 da London Magazine (Revista de Londres).

-Imagens dos mais antigos jogos do quadrado de palavras até hoje descobertos, publicados pela revista acadêmica inglesa Notes and Queries (Notas e Indagações), em julho de 1859. O quadrado de palavras foi o terceiro jogo moderno de cruzamento de palavras e deu origem à evolução técnica que resultaria nas palavras cruzadas.

-O primeiro jogo denominado cross-word e a primeira ocorrência da palavra cross-word, sozinha, como título de um passatempo.

-O primeiro passatempo intitulado Word-Cross (título inicialmente escolhido por Arthur Wynne para designar as palavras cruzadas), publicado mais de 30 anos antes do seu homônimo famoso.

-Imagens inéditas do verdadeiro passatempo precursor da cruzada moderna, chamado blended squares (quadrados mesclados), publicado menos de 10 anos antes da primeira cruzada.

-A prova de que, nos exatos mês e ano em que Arthur Wynne lançava seu primeiro jogo de palavras cruzadas (dezembro de 1913), a revista St. Nicholas: an Illustrated Magazine for Young Folks (São Nicolau: uma Revista Ilustrada para os Jovens) também trazia a resposta de um outro passatempo com a palavra cross-word (palavra cruzada) no nome, além de 5 outras ocorrências da mesma palavra na seção de passatempos. A revista St. Nicholas era a mais famosa e importante publicação infanto-juvenil norte-americana daquela época.

Peço desculpa pela extensão da "resposta" mas o estudo efectuado por Sérgio Barcellos Ximenes é mesmo muito completo... e extenso!...

Um abraço!

• Legal a sua curiosidade José...

Dessa eu não sabia...

Mas já que estamos compartilhando curiosidades você deveria ver essa...

A boneca barbie foi inspirada numa boneca erótica!!!

O ilustrador Reinhard Beuthien criou Lili, uma loira que aparecia em tiras de quadrinhos com cintura fina, maquiagem,peitos grandes e sempre de salto alto.o sucesso foi tão grande q ela virou boneca para presentear os homens.o que ninguem esperava é que o brinquedo caísse no gosto das meninas.

De férias na Alemanha, o casal americano Ruth e Elliot Handler comprou algumas Lilis e levou para os engenheiros da fábrica deles, a Mattel. Batizada de Barbie, a cópia foi lançada nos EUA em 1959. a semelhança era tão óbvia que a Mattel topou pagar pelo direito da "clonagem". Foi um belo negócio:Já foram vendidas 3 bilhões de Barbies no mundo!

heheehehhehe...

Agora entendi porque a Barbie é P.eituda...hehehehe

Um abraço...

Flw...

• São pessoas como você que enriquecem o nosso aprendizado aqui no yr, aprendemos muito, valeu por participar essa curiosidade conosco. Bjus no teu coração e uma ótima semana.

• muito boa curiosidade, certamente uma ótima invenção, as palavras cruzadas além de serem um passatempo muito legal são muito boas para adquirir conhecimento e exercitar a memória, amo palavras cruzadas e faço pelo menos uma todos os dias! hehe, bjo grande!!!

• legal, eu gosto de palavras cruzadas ,mas não sabia dessa curisidade!!

beijinhos

• que legal José.

eu gosto muito de palavras cruzadas.

é muito bom saber da origem daquilo que temos como um dos passatempos preferidos.

sempre tenho uma revistinha dessas aqui na minha gavetinha do criado mudo, acompnhada de um lápis e uma borracha.

sou viciada nisso,hehe!!!!

beijos!!! valeu pela informação.

Sign In or Register to comment.