Uma curiosidade para quem gosta de palavras-cruzadas
Palavra-cruzada
Arthur Wynne elaborou o jogo de palavra-cruzada em 1913. Na época, o imigrante inglês trabalhava para o jornal New York World. Certo dia, seu editor solicitou que fosse criado um novo jogo para a seção de entretenimento do caderno de domingo. Wynne se lembrou, então, de um brinquedo que possuía em sua infância. Chamava-se Magic Squares e consistia em arranjar grupos de palavras pré-determinadas de uma maneira que pudessem ser lidas na horizontal e na vertical. O repórter acabou utilizando uma tabela e introduziu charadas cujas respostas deveriam ser ordenadas no tabuleiro. Quando foi publicada pela primeira vez, a palavra-cruzada tinha formato diagonal e com dicas bem fáceis. O jogo chegou ao Brasil em 1925, publicado pelo jornal A Noite.
Update:Bem para os leigos de plantão é uma curiosidade, não há pergunta, obviamente não precisam perguntar onde está a pergunta
Comments
Olá de Portugal!
Sou autor de Palavras Cruzadas e tenho no meu blogue um post dedicado à História das Palavras Cruzadas.
O post em causa dá conta do índice de um completo e interessante estudo sobre a História das Palavras Cruzadas da autoria do escritor brasileiro Sérgio Barcellos Ximenes.
Destaco aqui algumas passagens desse índice:
-Os egípcios já cruzavam signos lingüísticos (hieróglifos), o que pode ser considerado como o segundo jogo de palavras inventado pelo ser humano, perdendo em antigüidade apenas para as adivinhas.
-A imagem do conjunto de hieróglifos que designava esse jogo e que foi traduzido por alguns arqueólogos como "palavras cruzadas".
-Imagens inéditas do primeiro jogo moderno de cruzamento de palavras, o jogo do acróstico, escaneadas das edições de novembro e dezembro de 1762 da London Magazine (Revista de Londres).
-Imagens dos mais antigos jogos do quadrado de palavras até hoje descobertos, publicados pela revista acadêmica inglesa Notes and Queries (Notas e Indagações), em julho de 1859. O quadrado de palavras foi o terceiro jogo moderno de cruzamento de palavras e deu origem à evolução técnica que resultaria nas palavras cruzadas.
-O primeiro jogo denominado cross-word e a primeira ocorrência da palavra cross-word, sozinha, como título de um passatempo.
-O primeiro passatempo intitulado Word-Cross (título inicialmente escolhido por Arthur Wynne para designar as palavras cruzadas), publicado mais de 30 anos antes do seu homônimo famoso.
-Imagens inéditas do verdadeiro passatempo precursor da cruzada moderna, chamado blended squares (quadrados mesclados), publicado menos de 10 anos antes da primeira cruzada.
-A prova de que, nos exatos mês e ano em que Arthur Wynne lançava seu primeiro jogo de palavras cruzadas (dezembro de 1913), a revista St. Nicholas: an Illustrated Magazine for Young Folks (São Nicolau: uma Revista Ilustrada para os Jovens) também trazia a resposta de um outro passatempo com a palavra cross-word (palavra cruzada) no nome, além de 5 outras ocorrências da mesma palavra na seção de passatempos. A revista St. Nicholas era a mais famosa e importante publicação infanto-juvenil norte-americana daquela época.
Peço desculpa pela extensão da "resposta" mas o estudo efectuado por Sérgio Barcellos Ximenes é mesmo muito completo... e extenso!...
Um abraço!
Legal a sua curiosidade José...
Dessa eu não sabia...
Mas já que estamos compartilhando curiosidades você deveria ver essa...
A boneca barbie foi inspirada numa boneca erótica!!!
O ilustrador Reinhard Beuthien criou Lili, uma loira que aparecia em tiras de quadrinhos com cintura fina, maquiagem,peitos grandes e sempre de salto alto.o sucesso foi tão grande q ela virou boneca para presentear os homens.o que ninguem esperava é que o brinquedo caÃsse no gosto das meninas.
De férias na Alemanha, o casal americano Ruth e Elliot Handler comprou algumas Lilis e levou para os engenheiros da fábrica deles, a Mattel. Batizada de Barbie, a cópia foi lançada nos EUA em 1959. a semelhança era tão óbvia que a Mattel topou pagar pelo direito da "clonagem". Foi um belo negócio:Já foram vendidas 3 bilhões de Barbies no mundo!
heheehehhehe...
Agora entendi porque a Barbie é P.eituda...hehehehe
Um abraço...
Flw...
São pessoas como você que enriquecem o nosso aprendizado aqui no yr, aprendemos muito, valeu por participar essa curiosidade conosco. Bjus no teu coração e uma ótima semana.
muito boa curiosidade, certamente uma ótima invenção, as palavras cruzadas além de serem um passatempo muito legal são muito boas para adquirir conhecimento e exercitar a memória, amo palavras cruzadas e faço pelo menos uma todos os dias! hehe, bjo grande!!!
legal, eu gosto de palavras cruzadas ,mas não sabia dessa curisidade!!
beijinhos
que legal José.
eu gosto muito de palavras cruzadas.
é muito bom saber da origem daquilo que temos como um dos passatempos preferidos.
sempre tenho uma revistinha dessas aqui na minha gavetinha do criado mudo, acompnhada de um lápis e uma borracha.
sou viciada nisso,hehe!!!!
beijos!!! valeu pela informação.