questão do senai por favor me ajudem?????????????
bom pessoal essa questão caiu também na minha prova e não soube montar a conta e nem ao menos resolve-la por favor me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!
Em uma escorregador aquático,como o indicado na figura a seguir, o atrito é desprezível
*Um escorregador com a altura 12,8 m
A maior velocidade possível que uma pessoa pode atingir, descendo do ponto mais alto até o ponto mais baixo é de
CONSIDERE: g = 10m/s
a. 6 m/s
b. 8 m/s
c. 10 m/s
d. 16 m/s
e. 20 m/s
por favor me ajudem?????
Comments
Olha só, temos dois tipos de energia envolvidos nesse exercício:
Energia potencial --> aquela que se encontra armazenada nos corpos. Relacionada a altura h.
Energia cinética --> aquela relacionada a algum tipo de movimento. relacionada a velocidade v.
Vamos ao exercício:
g = 10m/s²
h= 12,8
Como despreza o atrito, ocorre conservação de energia, ou seja, a energia potencial que uma pessoa possui no alto no escorregador sera integralmente transformada em energia cinética sem que exista dissipação de energia.
No alto do escorregador ela tem energia potencial:
Ep = m.g.h
Ep = 1.10.12,8
Ep = 128 joules
Repare que o exercíco não te dá a massa, adote o valor 1 para a massa pois não interfere no resultado final.
No final do escorregador toda energia potencial vai ter se convertido em energia cinética.
Ep = Ec = 128
Ec = m.v²/2
128 = 1.v²/2
v² = 256
v = 16m/s
LETRA D
> "Em uma escorregador aquático,como o indicado na figura a seguir ..."
Vou considerar que a figura corresponde a um tobogã clássico.
Nesse caso, a energia potencial será convertida em energia cinética ao longo da descida do tobogã:
½ mv² = mgh
v = â2gh
Aplicando os dados numéricos do enunciado:
v = â2 10 12,8
v = 16 m/s
Resposta: D
Ele no alto dos 12,8 metros irá acumular uma energia potencial e quando descer esta energia se transformará em cinética.Então temos:
Ec=Ep
MV²/2=m*g*h
MV²/2=10*12,8m
MV²/2=128m
MV²=256m(corta os m)
V²=256 ----- V=16m/s. -----letra D.
Há transformação de energia potencial em energia cinética. Como despreza atrito, há conservação de energia mecânica.
Energia mecânica (Em) soma das energias cinética e potencial
Energia potencial (Ep) mgh
Energia cinética (Ec) mv²/2
Como há conservação de energia mecânica: energia mecânica inicial é igual energia mecânica final.
Emi = Emf
Eci + Epi = Ecf + Epf
(não há energia cinética no inÃcio pq não há velocidade, e não há energia potencial no final pq não há altura)
mgh = mv²/2
gh = v²/2
substituindo g = 10 e h = 12,8
v² = 10.12,8 /2
v = 8 m/s