O que significa ser de direita: O que você acha que define um direitista?
Aqui está um vídeo que eu encontrei no Youtube contestando o libertário Daniel Fraga na condição de direitista e afirmando que ele na verdade é esquerdista, só é libertário no aspecto socioeconômico.
O objetivo da questão aqui é a definição do que é ser de “ser de direita”, o que um verdadeiro direitista defende e o que combate. Você concorda com os argumentos de quem fez o vídeo? (O jeito de se expressar parece com o do Olavo de Carvalho). Um direitista tem que apoiar o conservadorismo moral judaico-cristão? Um direitista não pode ser ateu ou agnóstico? O que é um direitista, na sua opinião?
Comments
Hoje é mais fácil dividir-se o perfil ideológico entre aqueles que acreditam na ECONOMIA DE MERCADO (direitista) e aqueles que têm uma infinita fé ESTATIZANTE (esquerdista)!
A partir daí você tem as variantes: direita libertária(onde eu me incluo), direita religiosa conservadora e existem também os chamados Políticos Patrimonialistas (não são esquerdistas nem direitistas), que são ratos que orbitam em torno de quem quer que esteja no poder, com o propósito de roubar do estado!
Um direitista é aquele que defende a valorização da moral e dos bons costumes, que respeita os valores da Família Tradicional na sociedade, defende o esforço e o mérito do cidadão para melhorar de vida, pois não é com Bolsa Família que você vai resolver o problema da pobreza (os mecanismos para isso é investir pesado em Educação e em parcerias com empresas privadas que visam gerar muitos empregos), defende a questão do livre-comércio e de políticas neoliberais (como as privatizações e a liberdade comercial na Lei da Oferta e Procura) e também defende investimentos pesados na área militar.
Como o Ocara bem frisou, existem os direitistas libertários (como esse Daniel Fraga - poderia citar também o Rodrigo Constantino), que me parecem bem mais sensatos, e existem os direitistas autoritários, os extremistas (como o Olavo de Carvalho), que me parecem ser mais bitolados, afundados nas teorias conspiracionistas (como todo e qualquer extremista, seja de direita ou de esquerda).
Eu me considero libertário em alguns pontos e conservador em outros, pois sou um direitista que defendo os valores da ideologia, mas sou democrático e respeito todas as diferenças e todas as pessoas, independentemente de como seja. Mas também tem algumas questões sociais que não dá pra tolerar, como a legalização do aborto e da maconha por exemplos.
É isso. Um abraço.
Estudando as características da esquerda (gênero q abarca o comunismo) e da direita, o eminente justifilósofo DE ESQUERDA, e que como esquerdista se qualifica, Norberto Bobbio, conclue que, em termos políticos, ou se é de direita, ou de esquerda, não existindo terceira opção (a linguagem de Bobbio é bem mais elegante, contudo, também mais hermética).
Para Bobbio, o principal traço distintivo de direita e esquerda consiste na atitude face à desigualdade dos homens, a direita considerando-a natural, e a esquerda julgando-a inaceitável, devendo, pois, ser combatida.
Não encontrando argumentos para divergir dos argumentos (mas não de sua posição política) de Bobbio, adoto sua conclusão, sendo, portanto, de DIREITA, pois é incontestável que os homens são DIFERENTES, sob qualquer aspecto que se considere como inteligência, diposição e capacidade para o trabalho, caráter, ambição, disposição para correr riscos, capacidade artística, física, científica, etc.
Obviamente, a posição entre igualdade e desigualdade dos homens é o cerne da distinção entre direita e esquerda, mas as esquerdas, influenciadas por Marx, costumam ser ESTATIZANTES, ao contrário da direita, que defende a livre iniciativa
A esquerda defende o CONTROLE DA SOCIEDADE PELO ESTADO, desde o planejamento da atividade econômica à expressão do pensamento e da atividade artística, enquanto, para a direita, devem ser TOTALMENTE LIVRES.
As esquerdas, embora se auto-denominem DEMOCRÁTICAS (lembra-se da da Alemanha comunista, a do muro de Berlim, que se denomina República DEMOCRÁTICA Alemã?!!!) são TOTALITÁRIAS, só tem o partido oficial, o Partido Comunista, um só jornal, o Pravda, na extinta URSS, e o Gramma, em Cuba.
Direitistas podem ser ateus, agnósticos ou praticantes das mais diversas religiões.
Mas a direita também defende uma igualdade, a IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA TODOS, daí a valorização do mérito e a possibilidade de ascenção social.
Isso não que dizer que os regimes de direita sejam maravilhosas perfeições, não, eles têm defeitos, mas, havendo liberdade de pensamento e expressão, estão em contínuo PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO, naturalmente limitado pelas deficiências do ser humano.
Abs
“As ideias dominantes de uma época são as ideias das classes dominantes”, já dizia certo barbudo que a direita tanto odeia.
Olhando as respostas dadas, “Mestre dos Magos”, eu diria que ser de direita é defender as ideias das classes dominantes.
Mas, é claro, seria um exagero da minha parte.
E seria muita pretensão defender que a “esquerda” consegue flutuar sobre a sociedade da qual faz parte e se manter “pura” e afastada da ideologia das classes dominantes. Quem pensa assim, costuma cair uma contradição…
Olhando as respostas dadas, eu diria que ser de esquerda hoje – pelo menos no que se refere ao campo do “político” – é colocar o “coletivo” na frente do “indivíduo” e pensar primeiramente na sociedade antes de pensar em si próprio. Mas isso também é problemático e só comprovaria o quanto a ideia de “esquerda” e “direita” pode se inverter completamente em alguns momentos, afinal, em sociedades – ditas mais “simples” por nosso olhar etnocêntrico – em que a chamada “solidariedade mecânica” é mais acentuada do que a “solidariedade orgânica” (nos termos propostos por Durkheim – um direitista! rsrs), pensar em si próprio antes de pensar no “coletivo” talvez seja um pensamento de esquerda.
Sou propenso (pelo menos na maior parte das questões) a concordar com o Bobbio e afirmar que o que define a esquerda e a direita é a busca da “igualdade” por parte da esquerda ou o esforço para manter a “desigualdade” por parte da direita. Mas isso também é polêmico, e a esquerda às vezes perde os argumentos quando tenta explicar por que em nome da “igualdade” se cometeu das piores violências.
Seja a sociedade do Egito antigo […(-2, -1, 0, 1, 2)…] ou seja a sociedade capitalista moderna […(-4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4)…], todas elas estão fundamentadas em certa ideia de liberdade. Umas mais, outras menos.
É comum que a esquerda tente estender ou romper com aqueles “parênteses”, seja em nome da igualdade, seja em nome do “coletivo”.
Também é de se esperar que a direita tente preservá-los (nem que seja com o uso da força), nem que para isso ela tenha que “engolir” aquilo que nem passa pela “garganta”.
O que defendem aqueles que agora pregam a não intervenção do Estado? Para mim, de certa forma, defendem a mesma coisa que os “senhores de engenho” defendiam, a única diferença é que naquela época olhar um “igual” com ar de superioridade era um princípio básico de uma sociedade fundamentada em “senhores” e “escravos”, já hoje é anacronismo.
eu sou centro
Esse ai do vídeo é mais um fanático seguidor do Olavo de Carvalho.
Existe Direita libertária(Daniel Fraga) e a Direita autoritária(Olavo) como você pode olhar no the political compass.
Eu me considero mais libertário por que não apoio união do estado com a igreja,leis para reprimir todo tipo de comportamento considerado "imoral" e nem esse militarismo estilo republicano dos eua!
Vlw
Quanta besteira no site que você apontou! Direita e esquerda têm a ver com ideologias politicas que valorizam o trabalho (esquerda) e o capital (direita) Misturar religião com isso é bobagem. Existem pessoas de ambas as vertentes políticas que são católicas, protestantes, judias, atéias ou de qualquer outra fé, porque não existe vínculo entre ideologia política e religião. Agora, dizer que Hitler era de esquerda é a maior babozeira que já vi. Se fosse de esquerda, não obrigaria os judeus a trabalhar como escravos, não confiscaria as propriedades dos judeus para vendê-las aos alemães e não assaltaria os museus do mundo, levando para a Alemanha as obras de arte roubadas. Por último, seria aliado e não inimigo da União Soviética e não sairia caçando os comunistas da Alemanha.
Os libertarios/liberais nao acreditam nesse negocio d esquerda/direita.eles dividem em libertarios,estatista,direita e esquerdista.
No Brasil não existe direita e nem esquerda. Existe, sim ,interesses desses ladrões que governam o pais..
Acho que ser contra o governo hoje em dia está sendo uma perda de tempo, poucos querem saber sobre política e sobre seus direitos. Capitalismo democrático? Duvido. Defendo a continuação do estado laico, sem qualquer participação da religião.