(Olá!) Nao sei fazer esse exercício, preciso de ajuda mais uma vez! =[ ....?

VEJA A TABELA:

.................P.E. ..... ...MassaMolar.........Densidade

..............à1atm(°C)... ......(g/mol)...........à25°C(g/dm3)

Água..........100......... ..... 18.................... 997

Etanol ........78....... .. ....46.............. .......789

Comparam-se as massas de 1 L de água e 1 L de etanol, sob pressão de 1 atmem três diferentes temperaturas: 120°C, 90oC e °25°C. Nessas temperaturas, têm maior massa, respectivamente:

a) água, água e etanol;

b) água, etanol e água;

c) água, etanol e etanol;

d) etanol, água e água;

e) etanol, etanol e água.

RESPOSTA: Eu sei q é a alternativa D a resposta correta.... mas nao sei fazer esse exercício nao! Achei difícil.... c alguém ajudasse eu ficaria extremamente feliz =D

bjosss

Comments

• Vamos por partes:

-O caso mais fácil é a 25 ° C que. como você sabe, os dois estão no estado líquido. Além disso, a densidade que é dada na tabela é a 25 °C. Como é o mesmo volume, não precisamos nem calcular - basta comparar os valores de densidade.

O etanol é menos denso, para o mesmo ele vai ter uma massa menor (concorda?)

-A 90 ° C, a água está líquida e a o etanol já virou virou vapor (a pressão de 1 atm). Você poderia usar a equação dos gases para estimar a densidade do etanol a esta temperatura (d= PM/RT), só que o etanol está longe de ser um gás ideal e além disso nem é necessario, pois é um fato conhecido que um gás tem a densidade muito menor do que um líquido. A densidade da água a 90° C é diferente da desnsidade a 25º C, porém para esse exercidio podemos considera-la constante.

Conclui-se então que a 90°C 1 L de etanol tem menor massa que 1 L de água.

- A 120 °C, os dois são gases. Não seria legal calcular as densidades a partir de d= PM/RT pois a água e o etanol têm interações intermoleculares muito fortes, e não podem ser considerados gases ideais. Mas a ideia da equação é valida, ou seja, a densiade é diretamente proporcional à massa molecular.

Então, no estado gasoso, à mesma temperatura e pressão, o etanol será mais denso que a água, pois a sua massa molecular é maior. então 1 L de etanol terá a maior massa.

Aqui vai então mais uma estratégia para resolver seus problemas: comece pelos casos mais faceis, e aproveite todos os dados que você tem.

bjs

• se densidade = massa/volume e3 nº de mol=massa/ peso molecular, então vc pode determinar a partir dos dados a massa exemplo dos dados, calcule com ajuda da tabela periodica o peso molecular, atribua na formula de calculo de n° de mols e ache a massa o mesmo procedimento para o etanol. Não lembro bem do peso molecular da H2O mas vou tentar te mostra como é; 1x2=2+32x1=34, digamos que seja o peso molecular da H2O, então n° de mols=18x32=216g, etanol salvo me engano a formula é CH6¨PM=1x6+16=22,entãonº de mols22x46=1012, A formulação tenho convicçaõ de didatica está correta, só não lembro muito bem do peso molecular de cada elemento. Quis te ajudar. Sou analista quimica, precisaria da tabela periodica.

Sign In or Register to comment.