(Olá!) Nao sei fazer esse exercício, preciso de ajuda mais uma vez! =[ ....?
VEJA A TABELA:
.................P.E. ..... ...MassaMolar.........Densidade
..............à1atm(°C)... ......(g/mol)...........à25°C(g/dm3)
Água..........100......... ..... 18.................... 997
Etanol ........78....... .. ....46.............. .......789
Comparam-se as massas de 1 L de água e 1 L de etanol, sob pressão de 1 atmem três diferentes temperaturas: 120°C, 90oC e °25°C. Nessas temperaturas, têm maior massa, respectivamente:
a) água, água e etanol;
b) água, etanol e água;
c) água, etanol e etanol;
d) etanol, água e água;
e) etanol, etanol e água.
RESPOSTA: Eu sei q é a alternativa D a resposta correta.... mas nao sei fazer esse exercício nao! Achei difícil.... c alguém ajudasse eu ficaria extremamente feliz =D
bjosss
Comments
Vamos por partes:
-O caso mais fácil é a 25 ° C que. como você sabe, os dois estão no estado líquido. Além disso, a densidade que é dada na tabela é a 25 °C. Como é o mesmo volume, não precisamos nem calcular - basta comparar os valores de densidade.
O etanol é menos denso, para o mesmo ele vai ter uma massa menor (concorda?)
-A 90 ° C, a água está líquida e a o etanol já virou virou vapor (a pressão de 1 atm). Você poderia usar a equação dos gases para estimar a densidade do etanol a esta temperatura (d= PM/RT), só que o etanol está longe de ser um gás ideal e além disso nem é necessario, pois é um fato conhecido que um gás tem a densidade muito menor do que um líquido. A densidade da água a 90° C é diferente da desnsidade a 25º C, porém para esse exercidio podemos considera-la constante.
Conclui-se então que a 90°C 1 L de etanol tem menor massa que 1 L de água.
- A 120 °C, os dois são gases. Não seria legal calcular as densidades a partir de d= PM/RT pois a água e o etanol têm interações intermoleculares muito fortes, e não podem ser considerados gases ideais. Mas a ideia da equação é valida, ou seja, a densiade é diretamente proporcional à massa molecular.
Então, no estado gasoso, à mesma temperatura e pressão, o etanol será mais denso que a água, pois a sua massa molecular é maior. então 1 L de etanol terá a maior massa.
Aqui vai então mais uma estratégia para resolver seus problemas: comece pelos casos mais faceis, e aproveite todos os dados que você tem.
bjs
se densidade = massa/volume e3 nº de mol=massa/ peso molecular, então vc pode determinar a partir dos dados a massa exemplo dos dados, calcule com ajuda da tabela periodica o peso molecular, atribua na formula de calculo de n° de mols e ache a massa o mesmo procedimento para o etanol. Não lembro bem do peso molecular da H2O mas vou tentar te mostra como é; 1x2=2+32x1=34, digamos que seja o peso molecular da H2O, então n° de mols=18x32=216g, etanol salvo me engano a formula é CH6¨PM=1x6+16=22,entãonº de mols22x46=1012, A formulação tenho convicçaõ de didatica está correta, só não lembro muito bem do peso molecular de cada elemento. Quis te ajudar. Sou analista quimica, precisaria da tabela periodica.