Se uma pessoa me solicita ajuda para vender um imóvel, eu posso combinar uma comissão de 10% ?
Pessoal !
assim,
eu sei que os corretores e etc tem uma taxa de referencia em cima de 6% de comissões da venda de imóveis
mas minha pergunta é assim
digamos que eu tenha uma empresa voltada à prestação de serviços em relação a marketing, publicidade etc...
e eu proponho à pessoa vender o imóvel dela de forma mais rápida em troca de comissão de 10%
lógicamente a empresa iria utilizar de todos os recursos possiveis para localizar o possivel comprador, inclusive alguns existiriam custos à minha empresa,
em fim
pode ser feito isso de maneira legal ?
um contato de comissão de 10% ?
Comments
1- Somente quem tem CRECI pode corretar imóveis...fique avisado que o que você pretende fazer chamasse EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO.
2- Nem quem tem CRECI pode cobrar mais de 8% para corretagem.
Conclusão:
Se você fizer a corretagem e cobrar 10% estará cometendo 2 ILEGALIDADES PUNÍVEIS POR LEI.
Somente um corretor credenciado pelo CRECI pode vender um imóvel.
Fora isso, é exercício ilegal da profissão.
Não. Vc somente pode comercializar imóveis tendo a carateira do CRECI e não existe forma de compra e venda de imóveis "mais rápido" porque os cartorios são obrigados a seguir os prazos da lei e só o registro imobiliário leva 30 dias para ficar pronto devido as diligencias que o cartorário é obrigado a fazer verificando autenticidade do neg´coio elaborado.
Para que vc preste este serviço vc tem que ter o curso de TTI(técnico em transações imobiliarias) e tirar a carteira no CRECI e a partir daí cobrar os honorários conforme a tabela que consta no próprio CRECI.`
Vc até poderia cobrar mais mas com os anos de profissão que tenho posso te dizer que te faltariam clientes cobrando 10%. O que o cliente de imóveis procura não se inclui pressa até porque rapidez nos negócios imobiliários significa problema.
abraços
Isso é coisa pra imobiliária.
Se quer fazer o marketing e a propaganda da venda, cobre então pelo serviço que está prestando, a divulgação.
Somente se você comprovar que é corretor de imóveis, caso o contrário a coisa precisa ser muito bem acertada pra não configurar crime de extorsão. Não vale a pena. Existe regras e leis para os corretores, qualquer coisa fora disso é ilegal. Que amigavelmente você possa negociar uma participação tudo bem, mas se não cumprir não há como executar. e questão moral. cuide-se!
Mago
A legislação diz : 6% é o legal , procure o Conselho Regional dos Corretores de Imoveis, ou CRECI e pergunte a respeito, se der muitas explicações recebera uma multa porque você anaão tem creci .
Em contra partida se alguem quizer poderá lhe pagar 10-15-até 20% de comissão , ai problema é dela
Boa Sorte tks®.
Bem essa pergunta é muito pessoal ...
Veja bem corretores de imóveis , estudam para serem corretores .
Publicitários , estuda para ser publicitários .
E mesmo nós Corretores , com anos de Faculdade ou TTI , Podemos cobrar apenas 6% por venda .
O que você pode cobrar é uma indicação . O que é diferente , Digamos que encontre um cliente para o propietário você pode pedir uma quantia x ... Mais 10% , é de mais ...