Onde está essa passagem na bíblia?

Onde fala na bíblia que não se deve fazer tatuagem?

Eu sei que não são com essas palavras, mas fica mais fácil de perguntar assim.

Obrigado, abraço.

Comments

  • Podemos ver na Palavra de Deus pelos menos dois textos objetivos que tratam a respeito (há outros versos que podem ser bem analisados):

    “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27.

    Aqui vemos que o ser humano, coroa da criação de Deus, foi feito “à imagem e semelhança do Criador”. Isso indica que não precisa de “enfeites” em seu corpo, pois já foi feito semelhante ao Ser mais perfeito e belo do universo. Fazer algum tipo de marca que mude essa imagem e que traga dor naquilo que é considerado o “santuário do Espírito Santo” (o corpo – ver 1 Coríntios 3:16-17, 6:19-20) é demonstrar um certo descontentamento com a imagem de Deus, desrespeitando-O. O desejo de tatuar o corpo pode ser um indicativo de que a auto-estima precisa ser mais bem trabalhada.

    Veja outro versículo a seguir:

    “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.” Levítico 19:28.

    Sobre esse texto, assim se posiciona o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, no vol. 1:

    “Provavelmente se refira a tatuagens (assim traduz a versão da Bíblia de Jerusalém – BJ), costume que em si não é imoral, porém certamente indigno do povo de Deus, pois tende a danificar a imagem do Criador”.

    A tradução na “Nova Versão Internacional” apoia a opinião do referido comentário:

    “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor”.

    Do mesmo modo que o apóstolo Paulo, as únicas marcas que deveríamos trazer em nós deveriam ser aquelas em favor de Cristo: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” Gálatas 6:17.

    Se você tem uma (ou mais) tatuagem, não se atormente: Jesus apaga o seu passado. Ao demonstrar arrependimento (Atos 3:19) e aceitação pelos ensinos da Bíblia (Apocalipse 1:3), Deus lhe perdoa (Salmo 32:5) e o (a) considera como se NUNCA tivesse feito tatuagem alguma! (1 João 1:9). O perdão de Deus é maravilhoso e Ele coloca a sua disposição todos os recursos para melhorar a sua auto-estima (Filipenses 2:13) a fim de que consiga se sentir bem (e feliz) sem “desenhos” pelo corpo.

    Fique com Deus !

  • TATUAGENS estão em toda parte — pelo menos é o que parece. Astros da música rock, atletas ou modelos famosos e artistas de cinema as exibem sem a menor cerimônia. Muitos adolescentes seguem o mesmo caminho, exibindo orgulhosamente tatuagens no ombro, na mão, na cintura e no tornozelo. Andrew argumenta: “As tatuagens são ‘legais’. Fazer ou não fazer . . . você é quem decide.”

    Significativamente, a Lei mosaica proibia o povo de Deus de se tatuar. Levítico 19:28 relata: “Não vos deveis fazer cortes na carne em prol duma alma falecida e não deveis fazer tatuagem em vós. Eu sou Jeová.” Adoradores pagãos, como os egípcios, tatuavam nomes ou símbolos de suas deidades no peito ou no braço. Por aderirem aos preceitos de Jeová de não fazer tatuagens, os israelitas se distinguiriam das outras nações. — Deuteronômio 14:1, 2.

    O veto a tatuagens ainda é sério e dá o que pensar, apesar de os cristãos hoje não estarem mais debaixo da Lei mosaica. (Efésios 2:15; Colossenses 2:14, 15) Se você for cristão, certamente não fará marcas no seu corpo — mesmo que temporárias — que lembrem o paganismo ou a adoração falsa. — 2 Coríntios 6:15-18.

  • "Não fazer incisões na carne ... ou fazer tatuagens no corpo. Eu sou o SENHOR "(Levítico 19:28) A tradução da Bíblia (italiano), por Diodati diz: "Não faça cortes na carne ou tatuagem sobre a pele ... eu sou o Senhor." Tatuagens, incisões, "buracos" (o verbo Inglês "Para furar buraco, lett. Furar buracos, uma prática exercidas sobre a pele com a finalidade de inserir objetos metálicos decorativos, NDT), e ultimamente até a cicatrização de incisões são tem um contributo para o embelezamento do corpo. Algo está consciente do povo pagão e parte de um rito religioso. Mas o fato de que essas práticas estão a ganhar terreno e uma boa recepção, mesmo no campo religioso enfatiza a era em que vivemos é cada vez mais dramática a partir dos valores bíblicos. Desta forma, por exemplo, na revista cristã "Idea Spektrum, N. 9 / 1998, comentou: A cruz tatuada e aplicada a técnica do "buraco" Com uma emissão publicidade nos cinemas, a igreja evangélica em Kassel (Alemanha) procura estabelecer um diálogo com os jovens. O padrão, duração 69 segundos, antes de cada programação broadcast, mostra diversas cenas em que a cruz é colocada em primeiro plano: como uma tatuagem no braço, como um desenho sobre um pescoço barbear e uma jóia no peito masculino, girou prata com um pino sobre o mamilo. No final, "a igreja evangélica em Kassel" é apresentado como um patrocinador no esporte

  • Levítico 19:28

    28 Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.

  • 1 CORÍNTIOS 3,16-19

    ''Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?

    Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.''

    Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.

    Porque a sabedoria desse mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.

  • Marca ou desenho permanente na pele, feita por se cortar a pele para produzir cicatrizes, ou pela inserção de uma substância corante sob a pele. Os israelitas eram proibidos de praticar este costume, comum entre outros povos antigos. (Le 19:28) Por exemplo, houve épocas em que os egípcios tatuavam o nome ou o símbolo de suas deidades no peito ou nos braços. Por obedecerem à lei de Jeová, de não desfigurar o corpo, os israelitas se diferenciariam das outras nações. (De 14:1, 2) A proibição também inculcava neles o devido respeito pelo corpo humano como criação de Deus, a ser usado em honrá-lo. — Ro 12:1.

    OBS. Algumas Bíbl. não usam a palavra tatuagem, e sim a pal. marcar, fazer marcas...

    Abrçs. prof. João.

  • na lei do velho testamento Deus ordenou as esraelitas pelos mortos nao dareis golpes na vossa carne,e nem fareis marca sobre vos.levitico 19.28.

    na nossa traduçao nos vemos a palavra marca..mas essa traduçao nao esta certa nos escritos antigos e,na biblia de jerusalem aparece a palavra tatuagem..

  • A bíblia não faz nenhuma menção à tatuagem tal como é praticada hoje. Normalmente os comentários que tratam desse assunto citam o texto de Levítico 19,28: “Não fareis incisões no corpo por algum morto e não fareis nenhuma tatuagem. Eu sou Iahweh”. Esse texto não fala absolutamente sobre a prática hodierna da tatuagem. Os versículos 27-28 falam, invés, de um rito de luto que era típico do mundo pagão. Isso fica evidente se prestamos atenção à presença do vocábulo “morto” no texto do versículo. O mesmo preceito, além do mais, é repetido em Deuteronômio 14,1. Além disso, a frase final, “eu sou Iahweh”, permite-nos situar corretamente o versículo e entender bem a mensagem da passagem, que quer sublinhar que o verdadeiro Deus é Iahweh e não outros deuses pagãos.

    A tradição de praticar o luto nesse modo, como os povos pagãos, é repetidamente combatida também pelos profetas. Veja, por exemplo, Is 3,24; Jr 16,6; 41,5; 48,37; Am 8,10 e Ez 7,18.

    Atribuir a proibição de praticar tatuagem a este versículo é ler em modo errado a Bíblia. A Bíblia não proíbe a prática da tatuagem. Às vezes pensamos que nela encontramos respostas a todas as situações do nosso tempo. Não é verdade. Se procedermos dessa maneira, corremos o risco de até querer saber se a Bíblia, por exemplo, fala ou não se é pecado usar a internet.

    A Bíblia combate de forma veemente a idolatria, a vida longe de Iahweh e sobretudo dá princípios que podem servir como parâmetros para o nosso comportamento, mas não tem respostas prontas que se encaixam em cada situação da vida; é um livro vivo e as regras devem ser sempre interpretadas e muitas vezes, quando parecem dar indicações relativas a um determinado comportamento, devem ser enquadradas dentro do contexto histórico em que viveu o autor sagrado.

    Diante da necessidade de encontrar respostas a situações concretas do nosso hoje, é importante lembrar a história da escolha de Davi, quando Deus diz: “... não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (1Samuel 16,7).

    Obviamente até aqui não respondemos à pergunta se é permitido ou não fazer tatuagem. Na verdade esse é um hábito que deve ser considerado como o conjunto de atitudes que são vistas de forma diferente em cada tempo. A Bíblia dá um princípio básico a partir do qual devemos tomar as decisões relativas ao nosso corpo; ela diz que o corpo é o templo do Espírito Santo. A partir desse princípio deveríamos agir de modo conseqüente.

Sign In or Register to comment.