Alguem ai poderia me dar um resumo da 1º e da 2º guerra mundial?

e ai galera, gostaria que alguem me ajudasse a entender mais sore a 1º e a 2º guerra mundial. vlw, ah, e dou 5 estrelinhas pro melhor, vlw

Comments

• Primeira Guerra eu não manjo muito, aliás, é uma falha minha, pois eu deveria manjar dela para entender a segunda.

Mas a Segunda Guerra é o seguinte: qdo acabou a primeira guerra, a Alemanha que entregou de forma incondicional e teve que ceder, através do Tratado de Versalhes, vários pedaços de terras a vários países vizinhos, entre eles Alsácia e Lorena à França, e Sudetos, se não me engano à Tchecoslováquia, além do Corredor de Danzig para a Polônia.

Inspirados pelo facismo italiano, surgiu o nazismo na Alemanha, que dizia que havia uma grande conspiração judaica por trás do Tratado de Versalhes. Eles rejeitavam por exemplo, a forma parlamentar de governo, pois diziam que o partidarismo nunca resolve nada, além de muita xenofobia que eles tinham com estrangeiros, pois diziam que eles estavam roubando a Alemanha.

Com esse discurso, eles conseguiram eleger bastante cadeiras no Parlamento em 1933, mas o Adolfinho não conseguiu se eleger como Presidente, sendo que Hindenburg se elegeu. No Parlamentarismo é necessário formar uma coalizão, e os nazistas então eleitos só aceitaram a coalizão caso a Adolfinho fosse nomeado chanceler, e foi o que foi feito. Depois, Hindenburg morre, e Hitler já no poder como chanceler uni o cargo de presidente com o de chanceler e cria o cargo de fuhrer. Com isso, poderes totais para o nazismo. Começa a remilitarização (proibida pelo Tratado de Versalhes), e começa o desentendimento do nazismo com o povo judaico. Hitler anexa os Sudetos na paz. Hitler anexa a Áustria com aprovação da população austríaca, na paz. Poloneses massacram população civil alemã dentro dos territórios tomados pelo Tratado de Versalhes, e força a Alemanha invadir a Polônia. Inglaterra e França declaram guerra a Alemanha. Em pouco tempo, a Alemanha domina praticamente toda a área em sua volta, como França, Bélgica, Holanda, Tchecoslováquia, Polonia, etc. É assinado o Tratado Ribentrop-Mollotov, na qual Rússia e Alemanha se respeitariam mutuamente. Hitler descobre que a Rússia planeja invadir a Alemanha e ataca primeiro, quebrando o pacto. A essas alturas, já existe o "Eixo" Itália-Alemanha-Japão). A Alemanha deixa ingleses escaparem vivos de Dunquerque na tentativa de negociar a paz. O Japão faz a maior kagada da Segunda Guerra: atacam Pearl-Harbour. EUA declaram guerra ao Japão, e a Alemanha faz outra kagada maior ainda: declara guerra aos EUA. Em 1944 acontece o Desembarque da Normandia, e os aliados tiram a França do domínio alemão. A Alemanha a essas alturas sofre grandes baixas na frente russa, tendo que recuar cada vez mais, tanto pela frente russa como pela frente européia. Os russos por fim conseguem chegar em Berlim primeiro que os americanos e ingleses. Adolfinho dá um tiro na cabeça e conquista o prêmio Darwin Awards de 1945, sendo o primeiro a conquistar tal prêmio (tá, essa última é zoação, mas procure saber o que é Darwin Awards). A Alemanha se entrega incondicionalmente em 08 de maio de 1945. Depois, vem o processo de desnazificação da Alemanha, e a divisao da Alemanha em Ocidental (parte correspondente da Inglaterra, França e EUA) e Alemanha Oriental (parte russa). Começa a Guerra Fria, mas aí já é outra história.

• essas duas são tem complexas que nao da pra faze rusumo(so sei eu bota um livro aki,mas to preguiça)

pesquise no google

• quer um resumo ne?

la vai

tatatatatata.. pow pow pow...

granaaaaaadaaaaaa fiuuuuu phow

pega pega mata tatatatatatata tbow

paaaa!! mata mata tatata fiuuuu cabumw

tatata pei pei pei pow pow pow

treeeee

tatata kk

pronto mano

• mas você hem !! muito folgado hem !! vá pesquisar, o "google" está aí para isso....

Sign In or Register to comment.