É legítima a pretensão da filosofia de apresentar-se como "a ciência de todas as coisas"?
Essa conceituação não esbarra na rejeição do homem atual que,ocostumado à especialização em todos os setores, desconfia de qualquer compreensão totalitária da realidade?
Comments
Vou te dar um exemplo que ajuda a esclarecer:
A Filosofia da Ciência estuda os métodos que a Ciência usa para desenvolver suas teorias. Assim, a filosofia é a crítica dos métodos científicos.
A Filosofia é a ciência de todas as coisas porque procura saber o "porque" de todas as coisas e todas as ciências.
Outro exemplo: A Ciência desenvolveu a clonagem, e a Filosofia foi estudar se é ético praticar clonagem em animais e seres humanos.
A Filosofia foi a primeira Ciência, lá da época dos Gregos. As outras Ciências são como derivações da Filosofia que adquiriram sentido próprio.
A Filosofia diz o contrário do que você afirmou: a especialização acaba tornando o homem "míope", tipo vê a pulga mas não vê o elefante. Na linguagem filosófica dizemos visão fragmentada do mundo, que a especialização pode provocar.
O problema reside aí: não é a filosofia que está errada em buscar uma compreensão de natureza total, mas sim o homem moderno que fragmentou todo o universo gerando algo artificial e esquizóide.
Nunca sentiu, meu amigo, que há algo de errado na maneira como compreendemos o mundo? Não digo que tenha sentido isto de forma bem definida, mas pergunto: nunca teve levemente esta sensação?
Se o assunto é tecnologia, é lícito fragmentar para compreender melhor, mas se o assunto é contemplar realidades maiores, organizar o cosmos, há a necessidade de buscar uma visão mais total do universo.
Lógico que esbarra, muito se lê sobre filosofia, mas a aplicação é mínima, nosso mundo é capitalista, procuramos algo mais palpável e real.
É legítima sim, pois é dela que surge possibilidade de conhecimento de todas as outras denominadas ciências. A Filosofia é a mãe de todas as ciências. leia O Mundo de Sophia, é muito gostoso. Esse conceito, esbarra sim; na rejeição e no egoísmo do capitalismo.
Axo que sim pois del veio todas as outras ciencias, (segundo meu professor de filosofia) tanto que quando eu estudo filosofia eu akabo estudado um poko de biologia, de matematica e de otras coisa para entender a filosofia em si. Intao axo que vale a pretensão citada por vc.