É legítima a pretensão da filosofia de apresentar-se como "a ciência de todas as coisas"?

Essa conceituação não esbarra na rejeição do homem atual que,ocostumado à especialização em todos os setores, desconfia de qualquer compreensão totalitária da realidade?

Comments

• Vou te dar um exemplo que ajuda a esclarecer:

A Filosofia da Ciência estuda os métodos que a Ciência usa para desenvolver suas teorias. Assim, a filosofia é a crítica dos métodos científicos.

A Filosofia é a ciência de todas as coisas porque procura saber o "porque" de todas as coisas e todas as ciências.

Outro exemplo: A Ciência desenvolveu a clonagem, e a Filosofia foi estudar se é ético praticar clonagem em animais e seres humanos.

A Filosofia foi a primeira Ciência, lá da época dos Gregos. As outras Ciências são como derivações da Filosofia que adquiriram sentido próprio.

A Filosofia diz o contrário do que você afirmou: a especialização acaba tornando o homem "míope", tipo vê a pulga mas não vê o elefante. Na linguagem filosófica dizemos visão fragmentada do mundo, que a especialização pode provocar.

• O problema reside aí: não é a filosofia que está errada em buscar uma compreensão de natureza total, mas sim o homem moderno que fragmentou todo o universo gerando algo artificial e esquizóide.

Nunca sentiu, meu amigo, que há algo de errado na maneira como compreendemos o mundo? Não digo que tenha sentido isto de forma bem definida, mas pergunto: nunca teve levemente esta sensação?

Se o assunto é tecnologia, é lícito fragmentar para compreender melhor, mas se o assunto é contemplar realidades maiores, organizar o cosmos, há a necessidade de buscar uma visão mais total do universo.

• Lógico que esbarra, muito se lê sobre filosofia, mas a aplicação é mínima, nosso mundo é capitalista, procuramos algo mais palpável e real.

• É legítima sim, pois é dela que surge possibilidade de conhecimento de todas as outras denominadas ciências. A Filosofia é a mãe de todas as ciências. leia O Mundo de Sophia, é muito gostoso. Esse conceito, esbarra sim; na rejeição e no egoísmo do capitalismo.

• Axo que sim pois del veio todas as outras ciencias, (segundo meu professor de filosofia) tanto que quando eu estudo filosofia eu akabo estudado um poko de biologia, de matematica e de otras coisa para entender a filosofia em si. Intao axo que vale a pretensão citada por vc.

Sign In or Register to comment.